quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O aumento de capital


Na passada segunda-feira a TVI decidiu requentar notícias sobre as finanças do Sporting. Ao longo do post, os caros leitores perceberão o nível do "requentamento" noticioso feito pela TVI. Para já, é preciso compreender o timing destas notícias. Véspera de jogo decisivo para o Sporting na Champions e mesmo a tempo de entrar nos programas de debate televisivo, nomeadamente o "Prolongamento". Mas uma daquelas coincidências...

A notícia da TVI


A notícia foi dada no jornal da noite, mesmo antes da reportagem sobre o jogo com o Real Madrid. Aqui está ela:


Ora bem, para percebermos este aumento de capital é necessário conhecermos a actual estrutura accionista da Sporting SAD.

A actual estrutura accionista da Sporting SAD



A 30 de Junho de 2016 - data fecho do último Relatório e Contas - era esta a estrutura accionista da Sporting SAD. Como podem verificar, o Sporting detém a maioria do capital. A Holdimo tem uma participação de 30%. A Olivedesportos e os pequenos accionistas ficam com os restantes 6%.


Ó mister, como é que Holdimo detém 30% do Capital?


A Holdimo entrou no Sporting pelas mãos de Godinho Lopes, numa altura em que o clube precisava de dinheiro para pagar despesas correntes. A sociedade de Álvaro Sobrinho emprestou 20 Milhões de euros à direcção de Godinho Lopes e ficou com a garantia de percentagens de 28 jogadores. 

Quando a direcção de Bruno de Carvalho entrou no Sporting este problema era real a ameaçava o futuro do clube. Era preciso recuperar as percentagens de todos estes jogadores para que o Sporting pudesse ter futuro. O problema é que o Sporting não tinha os 20 Milhões para pagar à Holdimo. A solução encontrada passou pela conversão destes 20 Milhões em capital da SAD. A Holdimo acedeu e fez-se o negócio no final de 2014.


Aqui fica o vídeo com a explicação de Bruno de Carvalho, em Junho de 2013. Dias antes da AG do Sporting, marcada para que os sócios pudessem decidir sobre a reestruturação financeira.


Ó mister!!! 28 Milhões? A Holdimo só tinha emprestado 20 Milhões!


Em sede de reestruturação financeira foi decidido que a Sporting Património e Marketing seria incorporada na Sporting SAD. Os 8 Milhões adicionais foram contabilizados neste incorporação na Sporting SAD. Esta era mais uma das dezenas de empresas criadas pela gestão "Roquettiana", num emaranhado que esta direcção tem vindo a resolver. 


Resumindo: A Sporting SAD fez um aumento de capital de 28 Milhões de Euros em finais de 2014. Vinte Milhões para a Holdimo, que passou a deter cerca de 30% do capital da SAD e os oito milhões pela incorporação da Sporting Património e Marketing. 

E assim chegamos aos valores presentes no quadro e tabela inicial deste post.

Aumento de Capital de 18 Milhões


Vamos agora passar ao aumento de capital dos tais 18 milhões falados na peça da TVI.

Estamos a falar de algo que foi definido em sede de reestruturação financeira em 2013. Aqui fica a reportagem da SIC sobre a Assembleia Geral do Sporting de 30 de Junho de 2013, onde 97,3% dos sócios do Sporting aprovaram a reestruturação financeira.

Vejam o vídeo até ao final para ouvirem as declarações de Bruno de Carvalho.


Desde Junho de 2013 que os sócios do Sporting sabiam deste aumento de capital. Haverá notícias mais requentadas do que estas?

Ó mister mas a TVI fala da Haitong! O que é isso?




A Hoitong é uma sociedade financeira que adquiriu o BESI (Bes Investimento) por 379 Milhões de Euros, em 2015. O Sporting sempre trabalhou com o BESI na elaboração destas operações de mercado. O aumento de capital na Presidência de José Eduardo Bettencourt, o lançamento de Obrigações com Godinho Lopes ou o mais recente lançamento de obrigações com Bruno de Carvalho são alguns exemplos. Este banco de investimento era liderado por José Maria Ricciardi e continua sob a sua liderança apesar da venda à Haitong. Nada de novo aqui, mas fica mais um esclarecimento.

E como fica a estrutura da SAD após a entrada dos 18 Milhões de investidores?



Como podem verificar, o Sporting mantém a maioria do capital da SAD, mesmo com este aumento de capital.


O Capital Social passa dos 67 Milhões para os 85 Milhões e o Sporting mantém a maioria do capital da SAD, com cerca de 50,38%. O segundo maior investidor continua a ser a Holdimo.

Mas é mesmo importante mantermos a maioria do capital da SAD?


Bem, enquanto sócio prefiro sempre que o Sporting mantenha a maioria do capital da SAD, e não é por uma questão de controlo da sociedade, que está sempre salvaguardada pelas acções de categoria A, que só o clube pode deter. Estas acções, entre outros "poderes" conferem ao clube o direito de veto sobre todas as decisões tomadas em AG da SAD. Aliás, basta a não presença do representante do Sporting (clube) na AG para que a mesma não se realize.

Para além do simbolismo de o Sporting ter a maioria do capital da SAD, é uma demonstração que o clube acredita na SAD. O objectivo desta direcção passa por a médio prazo começar a distribuir dividendos aos accionistas. Neste sentido,  podemos ter aqui uma fonte de financiamento adicional para as nossas modalidades.

Foi também isto que foi sufragado na último acto eleitoral, onde sempre foi dito aos sócios que a maioria do capital da SAD seria sempre para manter.

Aqui fica um vídeo de 2013 onde Carlos Vieira, Vice-presidente do Sporting e Administrador da SAD explica a importância da manutenção desta maioria do capital na SAD.


Entretanto, a SAD do Porto já detem a maioria do capital da sua SAD por incorporação da EuroAntas, sociedade do grupo que detém o Estádio do Dragão.

Para já, fica explicado o aumento de capital e tudo o que está relacionado com o tema. Esta explicação era essencial para que depois os leitores possam acompanhar o post seguinte sobre as VMOC, com tudo explicado exaustivamente. Dúvidas sobre o aumento de capital podem colocar em baixo que responderei na medida do meu conhecimento.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

17 comentários:

  1. O sistema lampionico a usar os seus tentaculos para criar confusao no seio sportinguista..e ver se o contestamento a Bruno carvalho aumenta..Mas estamos atentos e nao e isto que nos vai abater...curioso e ver a tvi estar sempre por traz destes venenos ridiculos...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo grande trabalho Mister.

    ResponderEliminar
  3. ".. é uma demonstração que o clube acredita na SAD." ou seja, Bruno Miguel acredita no Azevedo de Carvalho.
    "..a médio prazo começar a distribuir dividendos aos accionistas" o MDC acredita mesmo nisso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sócios acreditam em Bruno de Carvalho e na restante direcção. O objectivo é esse. Não tenho dúvidas que nos próximos exercícios a SAD comece a distribuir dividendos.

      Até ao final do mês a SAD anunciará os resultados do 1ºtrimestre de 2016/2017. Espero números brilhantes. Nessa altura dará para fazer uma avaliação mais concreta em termos financeiros ao mandato desta direcção e de Bruno de Carvalho. Vamos aguardar...

      Eliminar
    2. Eu quero é ver os números brilhantes no final do exercício anual e não no trimestral, pois como todos nós sabemos o negócio futebol tem grandes oscilações de receitas e despesas ao longo do ano, o que leva muitas da vezes haver igualmente grandes oscilações de um trimestre para outro em termos de resultados financeiros: umas vezes de forma positiva, outras vezes negativa . Esta foi uma das razões para que CMVM passar a dispensar a obrigação das SAD´s terem de apresentar relatórios trimestrais.
      Já vi no passado algumas SAD´s apresentarem nos três primeiros trimestres resultados positivos e depois no último exercício borrarem a pintura toda, levando a que o exercício anual fosse negativo e muito aquém do expectavel tendo em conta os três primeiros; e o contrário também já aconteceu.
      O importante mesmo é que a SAD cumpra ou supere positivamente o que foi orçamentado e a cereja em cima do bolo seria que começasse a ter resultados operacionais equilibrados. É que nem sempre se pode contar com resultados extraordinários para tapar os recorrentes "buracos" que ano após ano a Sporting apresenta, para mais quando daqui a uns anos teremos que ter 91 milhões para recomprar as VMOCS.

      João Guedes

      Eliminar
    3. Que boneco. Vai lá distribuir magia para o Fartote Leonino ou para A Morte de Alvalade. Aqui é para discutir coisas sérias.

      Eliminar
    4. Obviamente, a tendência é que os resultados venham a decrescer ao longo dos trimestres, uma vez que é no início da época que se fazem as grandes vendas e entram o dinheiro dos bilhetes de época e outro tipo de receitas.

      Amigo João Guedes, aproveite e veja o post sobre as VMOC. Aposto que vai ficar surpreendido.

      https://misterdocafe.blogspot.pt/2016/11/reestruturacao-financeira-e-as-vmoc.html

      Eliminar
  4. Mister,

    Parabéns pelo blog que para mim é uma das referências da blogesfera leonina, a minha única fonte de informação sobre o nosso SCP.
    Neste post sugiro corrigir a data de 31 de Junho pelos motivos óbvios.

    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  5. Fogo! Até aqui o rodol fodias vem, este lampiolho passa os dias nos blogs sportinguistas a meter carvão, este gajo não trabalha? Depois das 2 semanas de túnel, agora vem o prato requentado do aumento de capital. A lampionagem já está a pensar na próxima lenha para meter carvão quando acabar o assunto aumento de capital. Já devem de estar em briefing, para todos dizerem a mesma coisa em vários sítios, parecem o coro da Gulbenkian...Em versão rasca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, tirou-me as palavras da boca (teclado) sobre o respectivo cromo Rodol fodias. Passa o tempo á procura de palha nos Blogs Sportinguistas mas é isto..., quem não tem vida, chafurda na dos outros.

      Eliminar
    2. Não confundir com Redol, que já não os aturava!

      Eliminar
  6. Desmascarada mais uma tentativa [amacacada] de propaganda:

    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/barcelona-nega-declaracoes-de-bartomeu-sobre-ecletismo-do-benfica.html

    ResponderEliminar
  7. Se este aumento de capital já é conhecido há 3 anos, porque é que só se realiza agora ?
    Se já se sabe desde 2013 que há investidores para colocarem 18M na SAD porque é que ainda não se sabe quem são eles ?
    O que ganham os investidores em colocarem 18M na SAD do Sporting se depois nada podem fazer o Clube é que detem acções A ? OU seja os investidores e a Holdimo usam ou aproveitam-se da SAD ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reestruturação financeira tem passado por uma série de fases e ainda não está concluída efectivamente. Os detalhes foram dados a conhecer aos sócios em 2013 em sede da AG do clube. Dai para cá as coisas têm seguido o rumo normal. O aumento de capital ocorreu em finais de 2014, a emissão dos 80M de VMOC B ocorreu em 2015 e por ai fora. O passo seguinte é fazer novo aumento de capital com a entrada dos tais 18M de investidores.

      A SAD do Sporting tem como plano passar a distribuir dividendos a médio prazo. Esse será sempre um bom aliciante para qualquer investidor.

      Por vezes a racionalidade sobrepõe-se à razão. Por que será que nos tornamos sócios dos clubes se não temos nenhum benefício financeiro?

      Por que será que o Novo Banco, ou a Somage são accionistas do Benfica? Por que será que António Oliveira tem 7% no Porto?

      Os investidos não têm qualquer poder de decisão nas SAD dos clubes.

      Eliminar
    2. Tornamo-nos sócios para usufruirmos de inumeras vantagens, entre elas:

      - Eleger um presidente/direcção
      - Possibilidade de ter um lugar anual
      - Arranjar bilhetes para a Champions ou outra competição mais baratos
      - Arranjar camisolas/cachecois/etc mais baratos
      - Poder usufruir de aulas/piscinas/ginásios/etc do clube
      - entre outras...

      Se não houvesse vantagens qual seria o proposito em ser-se sócio ? Se eu não puder votar numa eleição para que hei-de ser sócio por exemplo ?

      Portanto não entendo o que leva os investidores/Holdimo/Somague/Novo Banco/António Oliveira a serem accinistas do Benfica/Sporting/Porto ?

      Quantos milhões investiram o Novo Banco/Somague/António Oliveira nas SADs dos outros dois clubes?

      Eu se fosse o Novo Banco/Somague/António Oliveira e se tivesse 0 poder de decisão na SAD, se não tivesse dividendos, se não tivesse vantagem nenhuma nunca investiria um cêntimo em aumentos de capital, porque toda a gente sabe que os clubes de futebol não existem para fazer dinheiro, existem para ganhar competições.

      Tudo o que seja empresas/privados/bancos a investirem em SADs só pode é ser bom para eles e não para os clubes, porque ninguém investe milhões para enterrar dinheiro...

      Porque não são os sócios a fazerem aumentos de capital ? Aí sim era muito melhor para o Sporting, porque esses sim sabemos que não querem aproveitar-se do clube somente ajudá-lo. Imaginemos 100 mil sócios a meter cada um apenas 150€. Já daria 15Milhões !!!

      Eliminar
  8. Muito barulho, mas pouca substância. Como qualquer tanga em que a propaganda lampiónica tente passar.

    ResponderEliminar