segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Inácio no Moreirense - O drama, a tragédia e o horror!!!


Augusto Inácio será o novo treinador do Moreirense após saída de Pepa no início da última semana. Parece-me ser uma boa escolha para o clube minhoto. Estamos a falar de um homem com muita experiência no futebol em Portugal e com capacidade para manter o clube na I Liga. 

Entretanto, a máquina de propaganda já lançou novo bitaite: "6 pontos garantidos para o Sporting". Uma tese que provavelmente será utilizada mais logo pelo "Trio Maravilha". Esta forma de colocar em causa o profissionalismo de um treinador é muito triste. É que estamos a falar de alguém que foi sempre um profissional digno por onde passou. Mas vamos lá desmontar a propaganda.

"Ah e tal estava no programa como funcionário do Sporting"


Primeira mentira! Após a entrada dos novos regulamentos da Liga que proibiram que os dirigentes dos clubes assumissem o papel de comentadores, Inácio desvinculou-se do Sporting.


No comunicado que anunciou a sua saída foi tudo devidamente explicado para que não subsistissem dúvidas.

"No seguimento das novas regras aprovadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional que impedem os dirigentes e funcionários dos clubes de participarem em programas de televisão como comentadores residentes, Augusto Inácio considerou que é fundamental continuar a sua participação regular no espaço mediático em defesa da transparência no futebol e da verdade desportiva", refere o Sporting em comunicado.

"O Sporting CP agradece a Augusto Inácio o profissionalismo e o trabalho desenvolvido até hoje nas mais diversas funções a que foi chamado pelo clube, e deseja-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais, relembrando que esta é, e será sempre, a sua casa"

Inácio foi o único comentador que procedeu de forma correcta desvinculando-se do clube antes da entrada das novas regras em vigor. Por outro lado, Rui Gomes da Silva (vice-presidente) e Pedro Guerra (Director de conteúdos da BTV), ignoraram as regras e continuaram com a acumular os cargos no Benfica com o papel de "paineleiros". Neste momento, o processo de Rui Gomes da Silva continua na Liga, mas não terá qualquer efeito prático uma vez que já não exerce nenhum cargo na estrutura. 

Inácio e os pontos oferecidos ao Sporting


Depois de ter sido campeão nacional pelo Sporting, Augusto Inácio treinou mais 5 equipas na 1ªLiga nacional. Vitória de Guimarães, Belenenses, Beira-Mar, Naval e Moreirense.


O único grande a quem Inácio nunca conseguiu vencer foi precisamente ao Benfica. Curiosamente, o clube com quem conseguiu melhores resultados foi precisamente com o Sporting ( 1 vitória e 2 empates)

Cai assim por terra a ideia de "favorecimento" que muitos querem fazer passar.


Ah e tal, o Bruno de Carvalho e o Inácio nas eleições de 2013 estavam ligados


Em 2011, Augusto Inácio fez parte da candidatura de Bruno de Carvalho. Nas eleições de Março de 2013, apesar de estar a treinar o Moreirense, Augusto Inácio manteve-se na equipa apresentada por Bruno de Carvalho, como sendo o director-desportivo na época seguinte. Em Março os sócios do Sporting elegeram Bruno de Carvalho e em Abril o Moreirense deslocou-se a Alvalade para jogar para a Liga. Nessa altura, como hoje, as insinuações foram mais do que muitas. O que é certo é que o Moreirense complicou a vida ao Sporting, que só conseguiu vencer nos descontos da partida com um golo de Valentin Viola. 


Os substitutos 


Augusto Inácio participava no programa Play-off da SIC Notícias aos Domingos e no "Pós-jogo" às segundas-feiras na SportingTV. Para a Sporting TV gostava imenso de ver Eduardo Barroso. Na semana passado esteve como convidado no programa e foi um extraordinário programa. Para o programa da Sic a escolha fica mais complicada. Na categoria de "velhas glórias" há alguns nomes possíveis no universo leonino: Virgílio, Pedro Gomes, Barão, Manuel Fernandes, Joaquim Melo, Carlos Pereira ou José Eduardo. Nenhum destes nomes me satisfaz por completo. Gostava de ver uma figura mais jovem na linha de Oceano ou Beto, sendo este último o meu favorito.

Veremos qual será a aposta da SIC.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

8 comentários:

  1. Profissional digno? Vai lá ler as declarações dos dirigentes quando ele andou na Romenia a fazer de treinador/agente... se chamas a isso profissionalismo...

    ResponderEliminar
  2. Mandar os sócios em plena assembleia geral pó cara*** e em pleno jogo o capitão fazer o mesmo é que é um poço de profissionalismo!

    ResponderEliminar
  3. A desconfiança é desnecessária, mas o Inácio também já decidia qual a sua função no futebol. Se queremos ser sério temos de admitir que se fosse ao contrário (tipo o Shéu a ir treinar o Moreirense) também apareciam teorias da conspiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa comparação com o Shéu não tem sentido absolutamente nenhum. O homem nunca treinou na vida e desde que acabou a carreira da jogador trabalhou sempre para o Benfica. Não há comparação possível. O Inácio esteve 3 anos no Sporting.

      Eliminar
    2. Ou o Chalana ou o Álvaro Magalhães ou qualquer outro com ligações ao carnide.... Bem sei que nenhum deles tem a qualidade do Inácio. Não censuro a decisão dele, tem todo o direito de ir ganhar a sua vida, mas esta reacção do estado lampião era obviamente expectável. E volto a dizer, nós teríamos a mesma reacção.

      Eliminar
  4. Grave é despedir um treinador na véspera de ir à Luz.
    Vantagem para SCP? Pelo contrário o Inácio conhece o balneário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi por isso que perderam, até estavam a jogar bem e tudo. Realmente, é estranho, agora grave...

      Eliminar
  5. Gostava mais do Inácio ligado ao Sporting, era um bom activo. Mas desejo-lhe toda a sorte, menos contra o Sporting.

    ResponderEliminar