quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Estado da Nação Leonina - Outubro 2016


Após o feedback positivo sobre um post que resumiu o mês de Setembro, decidi avançar para um post mensal sobre as informações essenciais sobre as modalidades do Sporting.

Futebol


O mês de Outubro foi tenebroso para o Sporting, com apenas uma vitória e 5 partidas. Sobre o momento da equipa já falei recentemente (aqui). Sobre o jogo de ontem, a equipa fez uma boa partida num novo esquema táctico. A missão na Liga dos Campeões ficou ainda mais difícil, pelo que uma vitória em casa frente ao Real Madrid é uma obrigatoriedade para continuarmos em prova. 

Nesta fase, o foco tem que estar totalmente virado para o jogo em Alvalade frente ao Arouca. Temos a possibilidade de recuperarmos terreno aos nossos rivais, pelo que a vitória é fundamental.  De seguida, Jorge Jesus terá mais algum tempo para trabalhar com a equipa durante a paragem para compromissos das selecções, antes da recepção ao Praiense e Real Madrid. Ainda há muito campeonato pela frente. 

Futebol de Formação


A equipa B continua a subir lugares na tabela classificativa após uma entrada muito má na época. Os leões encontram-se no 10º lugar da classificação, numa II Liga completamente dominada pelo Portimonense que lidera a classificação com 6 pontos de avanço.

Os Juniores estão a fazer uma temporada absolutamente brilhante liderando o campeonato com 8 pontos de avanço do Benfica. 



Na youth League e com a vitória de ontem em Dortmund o Sporting fica numa boa posição para avançar para a próxima fase da competição.


Os Juvenis estão na liderança da Série C  com 10 vitórias em 10 jogos.

Os iniciados estão na liderança da Série com 1 ponto de avanço do Benfica. 

Futebol Feminino



A Selecção Nacional A Feminina, fez história ao conseguir o apuramento para o Europeu da categoria. Do lote de jogadoras convocadas para o play-off que nos deu o apuramento, estão 5 jogadores leoninas: Patrícia Morais, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Patrícia Gouveia e Diana Silva. 

No campeonato nacional da I Divisão, as leoas estão no 2º lugar a dois pontos do Braga. Na última jornada o Sporting foi jogar a Braga, tendo desperdiçado a oportunidade de conquistar o primeiro lugar, não conseguindo mais do que um empate. Ainda faltam muitos jogos, mas a equipa não pode ter deslizes como o que aconteceu com o Albergaria. O clube fez uma grande aposta na modalidade e o título nacional é uma prioridade.

Em Juniores, as nossas leoas disputaram duas partidas e somaram duas vitórias, num campeonato que queremos muito vencer. O Sporting realizou apenas dois jogos por ter muitas das suas jogadoras ao serviço da selecção nacional. Na última convocatória nacional para os sub-19 foram chamadas 5 atletas leoninas: Inês Pereira, Bruna Costa, Tânia Rodrigues, Bárbara Marques e Neuza Besugo. Estas jovens leoas tiveram um papel fundamental na qualificação de Portugal para a fase de Elite da qualificação para o Europeu da categoria. 

Ténis de mesa



O nigeriano Aruna Quadri, mesatenista do Sporting CP, volta a figurar na lista da Federação Internacional de Ténis de Mesa para Melhor Jogador do Ano, depois de já ter arrecadado o título em 2014.

A nomeação, para além da qualidade demonstrada, está relacionada com o facto de Aruna ter sido o primeiro jogador africano a atingir os quartos de final de uns Jogos Olímpicos, na circunstância os de 2016, que tiveram a cidade do Rio de Janeiro como palco. Quadri perdeu o acesso às meias-finais precisamente frente ao líder do ranking mundial, o chinês Ma Long, que acabou por arrecadar a medalha de ouro na competição, também ele outro dos nomeados.

O Sporting é o actual campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça.

Atletismo



O Sporting aposta forte na nova temporada de Atletismo. A contratação de Nelson Évora é um marco muito importante na história do nosso clube. Não estivéssemos nós a falar de um dos quatro campeões olímpicos portugueses (Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro).

O objectivos são claros:
- Revalidar o título nacional feminino. Um título conquistado 20 vezes nos últimos 21 anos
- Reconquistar o título nacional masculino, que nos foge desde 2010.
- Revalidar o título de campeões Europeus em Feminino
- Preparar uma equipa masculina capaz de voltar a vencer a Taça dos Campeões Europeus. Algo que nos foge desde 2000.

Para concretizar estes objectivos, o Sporting tem reforçado as suas fileiras com atletas de inegável qualidade:

Ricardo Ribeiro (ex-Jardim da Serra-Madeira) - Velocista
Miguel Carreira (ex-Juventude Vidigalense) - Lançamento do Martelo
José Rocha (ex-Vianense) 
Carlos Nascimento (ex-Escola Movimento-Porto) - Velocista
Hélio Gomes, (ex-Benfica) - Corredor meio fundo
Rasul Dabo, (ex-Benfica) - Barreiras
Tiago Aperta, (ex-Benfica) - Dardo
Marcos Caldeira (ex-Benfica) - Saltador
Jorge Paula (ex-Benfica) - Barreiras
Eva Vital, (ex-Benfica)
Bruno Costa, (ex-Benfica) - Salto em comprimento
Guilherme Pinto, (ex-Juventude Vidigalense) - 1500 mts
Marco Fortes, (ex-Benfica) - Lançamento do Peso
Frank Casañas, (ex-Playas Castellon) - Lançamento do disco - Campeão de Espanha e campeão da Europa de clubes e participante em 5 edições dos Jogos Olímpicos.
Rui Pedro Silva, (ex-Benfica) - Corta-mato
Paulo Pinheiro (ex-Benfica) - Corta-mato
Hélder Santos, (ex-Maia) 
Miguel Marques, (ex-Benfica) - Corta-mato
Nelson Évora, (ex-Benfica) - Triplo salto
Cláudia Ferreira (ex-Cyclones) - Lançamento do dardo

Para além de todas estas contratações, o Sporting renovou com as suas principais figuras:

Andreia Crespo, Leonor Tavares, Ricardo Dias, Irina Rodrigues, Jéssica Inchude, Cláudia Ferreira, Rui Teixeira, Licínio Pimentel, José Moreira, Lorene Bazolo, Sandy Martins, Sara Moreira, Sviatlana, Cátia Azevedo, Pedro Ribeiro, Patrícia Mamona, Francis Obikwelu, Marta Onofre e Vera Barbosa.

Sem margem para dúvidas um plantel de luxo que certamente dará muitas alegrias aos Sportinguistas.

Hóquei em Patins




Portugal sagrou-se pentacampeão Europeu. Dos dez atletas convocados, cinco pertencem aos quadros do Sporting. O herói da final vencida à Itália (3-1) foi Gonçalo Nunes que marcou dois golos e contribuiu decisivamente para a conquista lusa. Diogo Brandão, Gonçalo Conceição, Rafael Lourenço e Tomás Moreira foram os outros jogadores leoninos no torneio.

A equipa Sénior do Sporting está com um excelente início de temporada tendo conseguido quatro vitórias em quatro jogos, com especial destaque para a vitória no pavilhão do Valongo, campeão nacional em 2014. No próximo Sábado os leões regressam à Liga Europeia para defrontarem o HC Dinan-Quévert na primeira jornada da fase de grupos da competição. 

Destaque ainda para as excelentes exibições dos reforços Miras, Font e do craque Pedro Gil.

Futsal


Depois da derrota na Supertaça frente ao Benfica, os leões somam vitórias 6 vitórias consecutivas. As 3 vitórias na Main Round da Uefa Futsal Cup e as 3 vitórias nas três primeiras jornadas da Liga.

Depois de ter ultrapassado a Main Round da Uefa Futsal Cup, o Sporting venceu a candidatura à organização de um dos grupos da Ronda de Elite da competição. Em Odivelas, o leões vão ter pela frente o Dynamo de Moscovo da Rússia, ETO Gyõri da Hungria, e o Târgu Mures da Roménia. O primeiro classificado deste grupo terá presença assegurada na Final 4 da competição que definirá o novo campeão Europeu. 

Ténis


Gastão Elias, tenista do Sporting conseguiu uma vitória estrondosa sobre o actual nº7 Mundial, o francês Gael Monfils. Uma vitória brilhante que mereceu uma comemoração à moda Cristiano Ronaldo.


11.º Campeonato da Europa de Teamgym


Foi em Maribor que decorreu a final do 11.º Campeonato da Europa de Teamgym, aquele em que Portugal obteve o melhor resultado de sempre, o 4.º, só atrás dos escandinavos Dinamarca (1.º), Suécia (2.º) e Noruega (3.º). Gonçalo Sousa, João Salgueiro, Gonçalo Garcia e Rodrigo Correia foram os atletas leoninos em prova.

Judo



O judo verde e branco conquistou este mês o título nacional de clubes, batendo na final as Oficinas de São José por 4-1. A equipa derrotou todos os rivais que defrontou e só por uma vez pela margem mínima. Este é o 5º título nacional para o Sporting nos últimas 6 épocas.

Diogo Ganchinho reforça Sporting



O ginasta olímpico Diogo Ganchinho, aos 29 anos, reforçou a secção de ginástica do Sporting, vindo do Lisboa Ginásio Clube.

Duas vezes presente em Jogos Olímpicos, em trampolins, em Pequim 2008 (11.º)  e Londres 2012 (15.º), Diogo Ganchinho é uma das figuras de proa da ginástica portuguesa. Conquistou títulos mundiais e europeus no mini-trampolim e duplo mini-trampolim, aparelhos nos quais começou a sua carreira.

Mais um reforço de peso para os leões.

Andebol


No Andebol o Sporting está a fazer uma grande época com 9 vitórias em 10 partidas. Infelizmente, a equipa perdeu no Dragão no último lance da partida (29-28). Os leões estão em 2º lugar a 2 pontos do Porto que venceu os 10 jogos disputados.

Primeiro título nacional para o Padel leonino




No início do mês de Outubro a dupla feminina do Sporting, Ana Catarina Nogueira e Filipa Mendonça, sagrou-se campeã nacional de padel ao bater a dupla Katia Rodrigues/Sofia Araújo pelos parciais 6-2 e 6-3 na final.

Este foi o primeiro título nacional da modalidade recentemente criada.

Entretanto, Ana Catarina Nogueira, melhor jogadora portuguesa de sempre e 26ª do ranking mundial, ficou de fora da convocatória da selecção nacional de Padel para o Mundial que se irá realizar em Cascais em meados deste mês. Mais uma daquelas particularidades das federações nacionais e que até foi notícia no diário espanhol "As". (link)


Aqui ficam algumas das principais notícias que fizeram o mês de Outubro do Sporting. Peço desde já desculpa se me esqueci de algo, mas o universo leonino é tão vasto que é impossível lembrar-me de tudo o que aconteceu neste período.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

16 comentários:

  1. Mister,

    Consegue ver nas suas estatísticas quantas vezes o xistra apitou o Sporting na jornada em que havia fcp-slb ou vice versa ou mesmo fcp/slb-braga?

    Não sei mesmo é pura curiosidade.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Permita-se o off-topic:

    http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=3&id=638899

    É apropriado. Afinal e segundo a série "Narcos" é este o clube de alguns cartéis da droga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E meter a notícia, sff? Não dar cliques a essa gente!

      Eliminar
  3. Acho mt bem enaltecer as outras modadlidades desportivas do Grande mas tenho que dizer que o timing nao foi o melhor. Gostava mais de um post a analisar o que esta errado com a nossa equipa, uma coisa e estarmos a passar uma fase ma, outra coisa é ver opcoes erradas a acontecer sistematicamente e nao ver mudancas. E como sportinguista o discurso de ontem do jorge jesus a seguir ao jogo dexou me bastante envergonhado, devo ter assistido a outro jogo concerteza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz um post sobre isso. Deixei o link logo no início deste post. Volto a colocar aqui:

      http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/10/joguem-bola-porra.html

      Eliminar
    2. o que esta' errado com a nossa equipa principalmente nao e' dificil perceber se analizarmos as estatisticas. jogamos bem quando temos a bola embora com menos capacidade finalizadora que tinhamos com slimani. O grande problema e' a quantidade de golos sofridos contra quase todos os adversarios. Se analizarmos bem veremos que 90% dos golos sofridos sao criados a partir do nosso lado esquerdo. Corredor esse em que se encontram Zeegelaar e Bryan enquanto do outro lado se encontram Gelson e Schellotto. Qual a grande diferenca entre estes jogadores sera' que e' porque Schellotto e' muuito melhor que Zeegelaar ou porque Gelson Martins consegue correr o corredor todo e apoiar Schellotto e Bryan nao tem idade nem pernas nem velocidade para isso. Mesmo quando Bruno cesar fez o lugar em vila do conde apanhamos 3 e quase todos golos partiram desse lado pois tambem esse esteve entregue a sua sorte. Sejamos inteligentes o JJ que deixe de ser burro e veremos que o problema nao e' do lateral mas sim quem tem que o apoiar. Nao se pode pedir um bryan na sua idade e com a sua velocidade para proteger o lateral. E' muito simples mas tem havido uma repeticao desse erro. Se jogarmos contra equipas que praticamente nao vao atacar ai sim justifica-se bryan no extremo pois ainda e' quem melhor cruza de resto nao se justifica. Nao estamos a perder pontos por acaso

      Eliminar
  4. Era suposto os arbitros nao apitarem mais de 3 jogos seguidos na I Liga, mas o Xistra vai fazer o 4º jogo seguido na 10ª jornada.

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está um post em que não se fala do Glorioso a não ser por necessidade (ex-atletas do Benfica, supertaça de futsal...). O anónimo das 14:34 é que estragou tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo assim cá andam os lamps a comentar... Também deves ser dos que dizem que só vão a blogs Sportinguistas porque só falam do carnide.

      Eliminar
  6. Gosto destes posts. Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Adoro esse tipo de post, é muito interativo.

    ResponderEliminar
  8. Mister tens a certeza que se joga derbi em Juvenis? Tinha a sensação que nesta fase estavam em series diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Já consegui confirmar. Quando fui procurar os dados ao zerozero.pt enganei-me e entrei na página dos Juvenis mas de futsal.

      Já vou corrigir no post.

      Eliminar
  9. Off Topic:

    Uma vez que já está há vários dias sem assinaturas julgo que posso fazer o balanço desta iniciativa:
    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR95497
    – um fracasso. 57 assinaturas como é evidente não gerou força para ser mencionado na comunicação social.

    Cumprimento todo/as o/as que assinaram, como é evidente, porque tentaram também que as autoridades que arquivaram o processo explicassem ao público como é que chegaram à conlcusão que um jantar para 4 pessoas é um objecto simbólico e que explicassem qual a diferença em termos de doutrina do objecto simbólico – porque as decisões da justiça fazem doutrina, criam precedentes – entre pagar um jantar para 4 pessoas no museu da cerveja e uns whiskeys no Elefante Branco.

    Por enquanto então continua a impunidade nos orgãos de justiça do nosso futebol, porque é evidente que um jantar para 4 pessoas não é um objecto simbólico, mas como sabemos o caso está ainda em aberto e portanto sujeito a decisões mais justas – embora em verdade não acredite muito nisso.

    Acreditei que a pressão de muitos Sportinguistas pudesse obrigar a uma reacção e a um debate sobre o conceito de objecto simbólico e como é que uma cambada encarregue de aplicar os regulamentos da liga chegou à conclusão que jantares pagos a árbitros obedecem ao regulamento – art.62, nº5 – mediante o qual apenas se permite a oferta de “objectos meramente simbólicos”.

    Fiz uma petição com o formato dos mais simples, que não pedisse mais do que o nome e uma confirmação por email, para que ninguém assinasse por ninguém – porque hoje em dia não convém dar números de documentos na net – mas de facto não resultou.

    JRamos

    ResponderEliminar
  10. Pena os resultados do futebol não irem ao encontro do investimento feito.
    Está à vista que o Sporting aposta em ganhar tudo em todas as modalidades.
    Queremos apanhar o Barcelona no que às taças europeias diz respeito.
    As de atletismo masculinos e femininos temos muito boas hipóteses.

    ResponderEliminar
  11. Excelente post! A repetir! Para quem tem dificuldade em acompanhar todo o universo Sporting com regularidade (falo por mim), este tipo de posts são muito bons para nos actualizarmos sobre as modalidades e escolas de formação!
    Gonçalo

    ResponderEliminar