sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Cornetto de Moretto


Há precisamente uma semana, Moretto, ex-guardião encarnado concedeu uma entrevista ao Diário de Notícias onde abordou a sua passagem pelo Benfica.

Recuemos até à passagem de ano de 2005 para 2006. Quando todos os jornais nacionais davam como certa a transferência de Moretto para o FC.Porto, Luís Filipe Vieira dirigiu-se ao Brasil para "roubar" o keeper brasileiro aos azuis e brancos que na altura tinham no seu plantel Helton e Vítor Baía. O Benfica acabaria por contratar o jogador ao pagar 1 Milhão de Euros ao Vitória de Setúbal de Chumbita Nunes.

Isto só ao "chumbo"


Chumbita Nunes é mais um daqueles Presidentes de raça Arouquesa, que passam pelo futebol nacional. Este Presidente do clube sadino levou o clube à penúria, apesar de ter conquistado uma Taça de Portugal ao Benfica em 2004/2005. 

Mesmo com enormes dificuldades financeiras e até com salários em atraso, acontecia isto:


Para quem tanto fala no vencimento de Bruno de Carvalho, não deixa de ser interessante constatar que em 2005 (11 anos atrás), o Sr. Chumbita Nunes tivesse um vencimento de 6000€ e ainda recebesse ajudas de custo no valor de 2000€. Sobre os salários de Bruno de Carvalho podem consultar todo o "processo" clicando (aqui).

Nessa altura, o clube tinha jogadores como Moretto, Sandro, Jorginho, Meyong ou José Fonte. Então como se explica um clube ter jogadores tão interessantes em termos de mercado e chegar a vias de falência?


A "Fonte" dos problemas


Dias antes da transferência de Moretto para o Benfica, aconteceu uma coisa muito "interessante". Mais uma daquelas "curiosidades e coincidências" que vos vou trazendo. 

José Fonte, actual campeão europeu por portugal era jogador do Vitória de Setúbal e acabou por rescindir o seu contrato, alegando "salários em atraso". Isto num clube onde o Presidente era o primeiro a "sacar" o seu vencimento.

José Fonte foi totalista nos primeiros 15 jogos do campeonato, tendo feito a 15ª partida em 17 de Dezembro de 2005. 


Curiosamente rescinde na vespera do jogo da 16ª jornada. onde o Vitória de Setúbal iria receber nada mais, nada menos do que o...


Dias depois é apresentado como reforço do Benfica, sendo de imediato emprestado para o Paços de Ferreira. Vejamos o que disse Chumbita Nunes aos jornais na época.

"Chumbita Nunes elogia «grande categoria» dos dirigentes do Benfica"

Chumbita Nunes não poupa elogios ao comportamento dos dirigentes do Benfica na aquisição de José Fonte. O jogador rescindiu contrato com o V. Setúbal, mas os encarnados fizeram questão de incluir o clube sadino nas negociações. 

«Demonstra uma atitude do Benfica até agora nunca vista no futebol Nacional. O jogador já apresentou a rescisão e o Benfica está disponível para falar com o Vitória sobre isso, o que só demonstra a grande categoria e grande classe dos dirigentes do Benfica», sublinhou Chumbita Nunes, em declarações à Renascença» 


Recentemente, o próprio atleta confessou que foi o Benfica quem lhe pagou os salários em atraso.


Na altura, Vitor Serpa saiu em defesa desta "política" através de uma crónica absolutamente vergonhosa. 

"Sem ponta de complexo, dado que não raras vezes temos criticado abertamente atitudes e comportamentos retrógados de alguns dirigentes de clubes, achamos que é legítimo elogiar o saudável comportamento da SAD do Benfica ao incluir o Vitória de Setúbal na negociação de José Fonte. O jovem central já tinha rescindido o contrato com o seu anterior clube, alegando justa causa, mas o Benfica não usou a prerrogativa que lhe dava a desvinculação de Fonte e trouxe de novo o Vitória para a negociiação, disponibilizando-se a pagar uma compensação que, aliás, é de inteira justiça. A posição do Benfica, que já mereceu o reconhecimento do presidente do Vitória, constitui, de facto, um bom exemplo para um futebol que nem sempre tem vivido com relações éticas e respeitáveis." 

Vitor Serpa, director do jornal Abola

Recapitulando: 

O Vitória de Setúbal encontrava-se numa situação financeira muito débil, mesmo depois de ter ganho a Taça de Portugal. Os salários aos jogadores não eram pagos, mas o salário de Chumbita "pingava sempre". Chumbita preferiu pagar sempre o seu vencimento, do que salvaguardar os vencimentos de alguns jogadores, especialmente aqueles cujo valor de mercado era maior. José Fonte era um desses casos. O jogador rescindiu por salários em atraso na véspera de defrontar o Benfica. Passada uma semana era apresentado no Estádio da Luz e o Presidente do Vitória de Setúbal ainda aplaude. 

Cornetto de Moretto


Nesta entrevista ao Diário de Notícias, Moretto confirmou que tinha assinado um pré-contrato com o Porto.


Fiquem agora com mítico vídeo das "chapadas encarnadas".


A imprensa da época



Como habitualmente, a pasquina lampiânica fez o seu "trabalho". Já o Moretto não conseguiu fazer melhor do que isto:


As lições de Vieira


De facto, nestes 11 anos as coisas não mudaram. A única diferença passa pela discrição com que as assuntos são tratados. Agora tudo é resolvido "num espaço reservado, com urbanidade, sem qualquer grosseria ou gestos menos próprios, e fora do espaço público", como se pode ler no último comunicado do Benfica sobre o castigo a Vieira. 


No fundo, isto é tudo uma enorme cortesia. Nestas coisas das "cortesias" importa salientar que só funcionam para quem joga contra o Benfica, como aconteceu com a "cortesia" de cedência da receita dos jogos da Taça frente ao Vianense e 1º de Dezembro, ou com o caso apresentado de Chumbita/Vit. Setúbal. Já para os Vasteras e Águias da Musgueira temos pena! Jogassem nas mesmas competições em que o Benfica participa...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

26 comentários:

  1. Muito bem! Continuar a desmascarar os palhaços. Eles não passam disto...

    Benfica é merda!

    ResponderEliminar
  2. Caro Mister,

    esta "inocente" entrevista de José Fonte ao Maisfutebol levou-me a recordar um jogo/negócio que sempre me pareceu estranho:
    http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/sporting/tinha-o-contrato-a-frente-e-ligou-me-vieira-o-que-andas-ai-a-fazer

    No dia 21 de Dezembro de 2005, o Vitória de Setúbal recebeu o Benfica para a Liga. Tratava-se do último jogo antes da pausa na Liga. O Vitória, que tinha vencido o Benfica na última final da Taça Portugal, apresentava bons resultados e reconhecidas dificuldades financeiras. O Benfica de Koeman via o Porto a fugir na liderança da Liga e um Sporting (já com Bento) a aproximar-se perigosamente.
    Poucos dias antes do jogo, José Fonte rescinde o contrato com o Vitória, alegando salários em atraso. Uma baixa importante para esse jogo.

    No próprio dia do jogo, há a notícia que Fonte está na Bélgica para assinar com o Standard Liége.
    http://www.maisfutebol.iol.pt/jose-fonte-a-caminho-do-standard-liege

    Mas, de repente, há algo que se intromete no caminho:

    "É verdade, estava com o Michel Preud’Homme e com o Luciano D’Onofrio, com o contrato à frente, e recebi a chamada do presidente Luís Filipe Vieira. Perguntou-me: ‘o que é que andas aí a fazer?’, respondi que ia assinar, tinha o contrato à frente e não tinha hipótese de sair dali», contou.

    «E ele disse: ‘vais fazer o seguinte, pede 24 horas.’ Foi o que fiz. Disse que pre­cisava de pensar melhor e apanhei o primeiro avião para Lisboa. Foi uma situação engraçada, de algum stress, mas o facto de as­sinar pelo Benfica tem grande peso em qualquer jogador." - José Fonte

    O Maisfutebol confirma:
    "A assinatura de contrato com o Benfica aconteceu em dezembro, depois de José Fonte ter rescindido contrato com o V. Setúbal"


    Mas Vieira não se limita a contratar um abandonado, sem dinheiro, José Fonte. Como conta Fonte, Vieira fez questão de fazer mais que isso:

    "Lembro-me que até foi o Benfica, quando me contratou em Dezembro, que me pagou os ordenados que tinha em atraso. Foram três ou qua­tro meses difíceis mas que, mais uma vez, serviram para apren­der outra lição e foi outra rampa para voos maiores." - José Fonte

    O que o Maisfutebol não diz (nem o Fonte), é que José Fonte rescindiu com o Vitória dias antes do jogo com o Benfica, o clube para onde Fonte foi (e logo emprestado para o Paços Ferreira, poucos dias depois; aliás, nunca jogou 1 jogo pelo Benfica; depois foi emprestado ao Estrela, até desaparecer).
    http://www.zerozero.pt/player.php?id=15537

    Nesse jogo, o Benfica vence num lance muito confuso, no último minuto (0-1 - Nuno Gomes). Na baliza vitoriana estava um guarda-redes muito conhecido, o Moretto.
    http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=195908

    Curiosamente, Moretto fez, nesse dia, o último jogo com o Vitória. Porquê?
    Porque foi transferido para o Benfica logo a seguir...
    Como o campeonato parou (pausa de Natal), o jogo a seguir foi só no dia 6 de Janeiro, já com Marco Tábuas a titular.

    Moretto, no dia 2 de Janeiro é escoltado no aeroporto (de 21 de Dezembro- dia do jogo - até 2 Janeiro esteve no Brasil de férias, como é normal nesta altura), naquele grande espectáculo que a TV mostrou ao país, e que está aqui reproduzido no post do Mister.

    ora bem, então Benfica paga ordenados do Vitória de Setúbal aos seus jogadores? É normal? José Fonte tem noção do que contou?

    Lembro-me de ter visto este jogo e tudo aquilo cheirou mal. Está aí a confirmação.

    Moretto e Fonte não são diferentes de Makukula, Jorge Ribeiro, Jardel, Marafona e outros que, em vésperas de jogos com o SLB, são ou estão em vias de serem transferidos para o Benfica.
    Quem não se lembra da assistência de Pelé, há duas épocas, para Lima, no jogo em Belém?


    Continuação de um bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então será assim tão difícil acreditar em jogos comprados e resultados combinados, ou também é daqueles que acha que somos nós que andamos a ver coisas, porque dá jeito bater no Bruno de Carvalho? É que esta merda está minada para qualquer presidente do Sporting, não é só para este.

      Eliminar
    2. Eu acredito em "jogos comprados e resultados combinados", daí dizer que 30 anos azuis, darão lugar a outros tais, mas agora de vermelho, sendo que estes últimos são mais perigosos porque controlam a CS.
      Nunca me viu dizer que "andamos a ver coisas".
      Se "bato" em BdC, ou bati ou baterei, será sempre pelas mesmas razões que o fiz com os seus antecessores.
      Sou adepto há mais de 30 anos e sócio há quase 25 anos e tenho o direito a criticar e ter pensamento crítico.
      Na gestão serei sempre crítico. Se algo foi feito com claros danos (ex: última pré-época e política de contratações), criticarei. Se algo de muito positivo for feito (ex: contratações dos últimos 3 treinadores; renovações e esforço por se manter os principais jogadores por largo período de tempo), então cá estarei para dizer "muito bem".

      O futebol português é uma coisa. O Sporting é outra. Por alguma razão, um é escrito com letras minúsculas, e o outro é escrito com maiúsculas.

      Eliminar
    3. E o Marcel, da Académica, na altura o melhor goleador, também foi para o Benfica depois do jogo que os estudantes fizeram com os da Luz... Penso que já nem participou nesse jogo.

      Eliminar
    4. E Djanini do União de Leiria? Jogou alguma vez nos corruptos vermelhuscos?

      Eliminar
  3. Pergunta estupida e completamente descabida, sendo estes factos aqui relatados e provado não haverá lugar a castigos? descidas? corrupção? ilegalidades? Será que se pode pedir uma opinião à UEFA? com conhecimento para a FIFA, Vamos desmascarar o maior clube portugues, mas em trafulhice, corrupção, falsidade alem de trafico de influencias, droga e afins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já está tudo prescrito. Se não estiver, não será nada que uns vouchers de cortesia não resolvam...

      Eliminar
  4. Respostas
    1. A mim também, especialmente por saber a forma como alguns benfiquistas comem os cornettos...

      http://3.bp.blogspot.com/_A-dv55Wdids/TETPbMNw88I/AAAAAAAAAVQ/SiGYG60j2SE/s1600/Roger+Moreira+-+Ultraje+a+Rigor+-+Nada+a+declarar+(1985).png

      Eliminar
  5. O Orelhas aprendeu com o seu grande amigo PdC as trafulhices todas, o modus operandi semelhante nas décadas de 80/90 + os miminhos aos árbitros....... porque ninguem se vende por 300 ou 400 euros ou noutros tempos nem por putas, viagenzitas ou subidas rápidas no ranking dos árbitros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era à toa que o braço direito de Viera nesta altura era o José Veiga...

      Eliminar
  6. É por isso que eu gosto de frequentar estes blogues onde o tema principal é o Glorioso Tricampeão Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E orgulha-se você do seu "clube" e da forma vergonhosa, imoral como ganha.

      Adeptos que se orgulham dos roubos perpetrados pelo seu clube, adeptos que se orgulham da corrupção que o seu clube espalha, adeptos que se orgulham da natureza violenta e maldizente de adeptos e dirigentes - assim são vocês, lampiões imorais.

      Aliás, chamar-vos "adeptos" é uma ofensa a todos quantos "torcem" pelo seu clube (independentemente da modalidade). Adeptos, não; vocês são membros de um bando, membros de um gang que trafica mentira, violência e droga.

      jÁ AGORA: você frequenta blogs do Sporting (pago à palavra ou ao post) tal barata a passear-se pelo chão de um palácio.

      Eliminar
    2. Oh burroboifiquista, também andas por aqui? O teu amor ao verde não tem fronteiras.

      Eliminar
    3. A Martins, meu fiel e sempre presente escudeiro que não perde um comentário meu seja em que blogue for, ao teu asnento insulto eu respondo com saudações cordiais pelo meu acompanhamento permanente.
      "Sr" Chromus, a quantidade enorme de posts sobre o Glorioso Tricampeão Benfica que são colocados em blogues sportinguistas, chamam a minha atenção e obrigam-me a intervir para repor a verdade desportiva. Aliás se fizer uma análise mais detalhada, repara bem que eu só intervenho em duas ocasiões:1-quando o tema do post é sobre o Glorioso Tricampeão Benfica ou 2- quando o tema do post omite deliberadamente o nome do Glorioso Tricampeão Benfica.
      Desejo-lhe um bom fim de semana a nível pessoal, que não desportivo, se bem que prevejo que ainda nos voltaremos a falar devido ao seu constante assédio comentadeiro à minha pessoa.

      Eliminar
    4. NÃO ME VÊS, DE CERTEZA, EM BLOGUES VERMELHUSCOS. SÓ ESCREVES MENTIRAS, RAFEIRO BURROBOIFIQUISTA. QUANTO A MIM, DISPENSO CONSULTAR BLOGUES LAMPIÕES, UMA VEZ QUE TUDO O QUE ESCREVEM SOBRE O MEU CLUBE, NÃO SERÁ SÉRIO, NEM VITAL PARA A MINHA VIVÊNCIA CLUBISTICA, PORQUE ACHO NORMAL QUE EM TAIS BLOGUES SE COMBATA O MEU CLUBE, MESMO COM MENTIRAS OU MEIAS VERDADES.
      Se efetuar, também, uma pequena análise aos meus comentários, verificará que os meus insultos à sua pessoa, são uma resposta adequada aos seus comentários inadequados e normalmente ofensivos à figura do Presidente do meus clube, ao meu clube e aos seus adeptos. Se conseguir fazer um comentário adequado, sério, sem ofensas, quer diretas ou indiretas, não depreciativos e adequados à verdade, verá que que não terá qualquer resposta minha, porque a minha principal motivação nem é glorificar o meu clube, mas responder em conformidade às ofensas dirigidas a todo o universo sportinguista.
      Também eu lhe desejo um bom fim de semana, a nível pessoal, QUE NÃO DESPORTIVO. Como nota final, faça comentários adequados, em blogues sportinguistas, e poderá verificar que essa ideia de "constante assédio" não corresponderá à verdade.

      Eliminar
  7. Dou os meus parabéns ao gordo brasileiro que não se intimidou perante os capangas do Vieira... Pensei que este era o tipo de coisas que estavam relatadas no processo noite branca mas pelos vistos temos igual em Lisboa...

    ResponderEliminar
  8. És tal e qual o charlatão que defendes e te paga. MENTIROSO.

    Aldrabas a carneirada verdoenga com quantos dentes tens na placa da insídia.

    O Moretto foi o guarda-redes do Vitória de Setúbal contra o Glorioso S. L. e ... BENFICA !!!

    E fê-lo com uma exbição FANTÁSTICA, em que defendeu tudo e mais alguma coisa, batido a poucos minutos do fim, por um grande golo do Nuno Gomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mais que tentem, o Mister não desiste de vos desmascarar ;) aguardem sentados tá bem?

      Eliminar
    2. ó zé, quem ele diz que não jogou contra o bonfica é o josé fonte, que rescindiu nas vésperas do jogo

      Eliminar
  9. Os capangas do Vieira a dizer: "aqui é que devias fazer isso! Era aqui!"... Pois... Era mesmo à frente de 5 ou 6 bois de preto que o gajo ia bater no Vieira. Assim é que se vê quem é o cobarde. Leva porrada no Brasil de um gordo em vez de ripostar chama os capangas para fazer uma espera em Lisboa...

    ResponderEliminar
  10. Caro Mister,

    Ao ler este post em que fala em Setubal e benfica, e mistura umas aldrabices, veio-me à memória o caso do André Horta...

    SL

    ResponderEliminar
  11. Já tinha falado sobre isso. Quem acha que comprar bancadas ou comprar jogadores ou oferecer vouchers é corrupção activa, engana-se. O que interessa é ganhar simpatia, isto é corrupção passiva e infinitamente mais difícil de provar.

    ResponderEliminar
  12. Leia-se hoje a chicotada psicológica de Pepa. Logo antes de um jogo contra....pois bem, Benfica. Não há coincidências!

    ResponderEliminar