sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Tour de France


O estranho caso de Diego Lopes


Diego Lopes chegou ao Benfica no final de 2008 pelas mãos de Jorge Mendes. Na altura, o jogador tinha apenas 14 anos.

Excerto de uma entrevista ao MaisFutebol:

Como é que um menino de 14 anos ganha coragem para trocar o Brasil por Portugal?  

"Bem, um empresário de São Paulo viu-me a jogar no Palmeiras e falou com o Jorge Mendes. Convidaram-me a viajar, os meus pais aceitaram, mas eu não sabia para que clube vinha. Estive cinco dias num hotel do Porto à espera, falaram-me do Sp. Braga e acabei por ir fazer testes ao Benfica. Joguei um torneio com os iniciados, gostaram de mim e fiquei lá". 

No seu primeiro ano de sénior foi emprestado ao Rio Ave onde fez 26 jogos e apontou 1 golo. No final dessa época, rescindiu contrato com o Benfica por Luís Filipe Vieira considerar importante reduzir o número de jogadores nos quadros do Benfica. Para além de Diego Lopes saíram Luís Martins, Miguel Rosa, Djaniny, David Simão e Roderick Miranda. Pelo menos, foi esta a versão oficial apresentada na altura na imprensa.

Na altura, não se falou em nenhum montante envolvido na transferência, mas Jorge Mendes negociou as transferências destes dois jogadores para o Rio Ave, como podem verificar em baixo 


Diego Lopes chegava assim ao clube onde o seu empresário é dono e senhor. O Rio Mendes FC.

Uma tripla de dois


No defeso de 2015/2016 o Benfica foi a Vila do Conde contratar jogadores. Ederson, Diego Lopes e Hassan.



Segundo a RTP os 3 jogadores chegariam à Luz por uma soma total de 3 Milhões de Euros. Só que...


Hassan reprovou nos testes médicos e acabou por não assinar pelo Benfica. Curiosamente, acabou por se transferir nesse defeso para... Braga, um clube irmão onde o "problema cardiaco" não o impediu de fazer uns impressionantes 46 jogos na época 15/16.

Preço de cortesia


A RTP avançou com o 3 Milhões pelos 3 jogadores. É este o único valor avançado pela imprensa relativamente a estes negócios. No ReC anual de 2014/2015, o Benfica omite por completo a compra destes dois atletas. Sim, disse bem. ReC de 2014/2015, porque os jogadores assinaram em Maio de 2015, logo as transferências teriam que ser reflectidas nesse exercício. Nem montante de aquisição, nem anos de contrato dos jogadores e muito menos a percentagem detida pelo clube. Mais um verdadeira exemplo da "transparência à Benfica". 

Mas há mais. Em Abril deste ano o Benfica lançou mais 50 Milhões em Obrigações. Ora, no prospecto informativo dessas obrigações, a SAD do Benfica não informa qual a percentagem detida destes jogadores. Se de Diego Lopes até se pode compreender uma vez que não é um activo relevante, o mesmo não se pode dizer de Ederson que por esta altura era titular do Benfica.

A aparição


A 13 de Maio de 2016, o jornal Ojogo avança com um notícia bombástica. Afinal de contas, o Benfica só detém 50% do passe de Ederson.


Com que então "O Benfica detém apenas metade dos direitos económicos de Ederson" e "há um entendimento para dar uma fatia à empresa de Jorge Mendes". Sabendo que o jogador brasileiro foi contratado numa fase onde a proibição dos TPO/TPI já se encontrava em vigor, estamos perante um "esquema" para contornar a legislação em vigor. (Ó Ana Gomes, anda cá ver isto!!!)

Talvez seja isso que o Benfica nunca tenha divulgado a percentagem do passe do atleta. 

Kayserispor


Após ter sido contratado pelo Benfica, Diego Lopes foi recambiado de imediato para a Turquia com Derley.


Este época regressou ao Brasil onde jogaria por empréstimo no América Mineiro até Dezembro deste ano. No entanto, o empréstimo foi um fracasso e na passada terça-feira foi anunciado o final antecipado desse empréstimo, tendo o jogador feito apenas 5 jogos. 

Depois da tempestade vem a bonança


Ontem, o Lens, clube da II Liga de França anunciou o seguinte:



Aqui fica a tradução do site oficial do clube francês:

"Diego Lopes está em La Gaillette desde ontem com o propósito de manter a sua condição física. Graças às boas relações com o Atlético Madrid, o jogador que pertence aos quadros do Benfica, está a treinar-se com a equipa de Alain Casanova."

Vejamos: O Benfica emprestou o jogador ao América Mineiro, que por sua vez o dispensa passados uns meses. Dois dias depois de ter sido dispensado, o jogador aparece a treinar no Lens, que nos seu site oficial agradece ao... Atlético Madrid.  Lindo!!!

Mas esta não foi a única notícia interessante a vir de França no dia de ontem. 

L´Equipe


O conceituado jornal L´Equipe, mostrou ontem como é possível efectuar um trabalho sério sem deixar que o clubismo interfira com o profissionalismo. Algo impensável para Portugal. 


O meu francês não é grande coisa, mas traduzindo não andará longe disto:  "O Benfica ganhou vantagem através de uma grande penalidade cometida pelo português Antunes, adepto do... Benfica na sua juventude."

Isto escrito por um jornalista luso-descendente que por acaso até é adepto do... Benfica.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

20 comentários:

  1. e a cmvm a dormir no pedaço (ou não!) ahahahahahah

    ResponderEliminar
  2. Mais um excelente trabalho de recolha de dados!

    Eu penso que o grande segredo dos "negócios" do Benfica está no facto de muitas transferências serem fictícias e de na prática serem jogadores de Jorge Mendes que simplesmente ali chegam emprestados ou com acordo de partilha de passes que viola as regras dos TPO's...

    Mais, acredito que a quando da falência do Banco Espírito Santo que foi o principal financeiro do Benfica até deixar de existir levou o Benfica a precisar de se financiar junto de Mendes e de alguns dos seus "amigos" (Peter Lins e afins), o que deu origem as já famosas transferências de jovens a troco de 15 milhões...

    Ou seja, a dada altura o Benfica devido a necessidades de tesouraria terá recorrido a um empréstimo e depois deu os passes desses jovens jogadores como troca ou garantia...

    O que vai ao encontro da falta de transparência com que aconteceram todas essas transferências, ao ponto de jogadores como o Ivan Cavaleiro já andarem a circular em tudo o que sejam plataformas Mendes...

    O que me espanta é a ninguém da FIFA ou da UEFA se preocupar em investigar a sério este tipo de práticas que envolvem vários clubes Europeus e que supostamente até movimentam "muito dinheiro" (escrevo entre aspas logicamente) porque como é óbvio não se sabe ao certo quanto dinheiro há envolvido nestes casos e até desconfio que é muito menos do que o divulgado...

    Outro dado interessante, o Benfica parece ter tido sempre na mão esses tais jogadores que eram do Rio Ave, e curiosamente a imprensa durante largos meses noticiou o interesse do Sporting nos tais jogadores, o caso do Hassan foi mais evidente, mas também os outros foram noticiados, o que só demonstra que as noticias foram propositadamente plantadas com o intuito de mais tarde tentar passar uma espécie de superioridade no mercado por parte do Benfica, isto quando na prática o Benfica faz as coisas a seu belo prazer com o Jorge Mendes.

    Este tipo de promiscuidades é também a razão para eu desconfiar da verdade desportiva na liga Portuguesa, é que infelizmente são muitas as equipas pequenas com quem o Benfica tem relações próximas ou negócios em comum, bem como Jorge Mendes tem em mãos uma serie de interesses...

    Estamos a falar de:

    - Sp Braga
    - Rio Ave
    - Belenenses
    - Paços de Ferreira
    - Nacional

    E haverá seguramente mais, e que depois dão origem a situações como na época passada em que o Benfica sem ter uma grande qualidade de jogo, e perdendo quase sempre em que apanhava equipas do seu nível em termos internacionais e internos, conseguiu bater o recorde pontual em Portugal com 29 vitórias em 34 jogos...

    E apesar de não ter provas, afirmo que houve trafulhice e resultados combinados para impedir que o Sporting de Jesus fosse campeão podendo esse facto originar tumultos internos no Benfica e preservando assim a estabilidade do "projecto" de Vieira e Mendes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até diria que as facilidades que essas equipas (acrescentar o Marítimo) ultimamente tem dado em campo ao carnide, são a moeda de troca que o Mendes dá por o carnide lhe servir de máquina de lavar.

      Eliminar
    2. Ainda esta semana os juniores do Belém (próximo adversário do Benfica) não tinham campo disponível para jogarem contra o Benfica. Sabem para onde é que foram jogar? Nada mais, nada menos do que para o Seixal.

      Um jogo que deveria ser em casa do Belenenses passou a ser jogado no Seixal.

      Limpinho, limpinho...

      Eliminar
  3. corrupção/mendes/slb: mais siameses que isto é dificil..

    ResponderEliminar
  4. Queria só aproveitar para te congratular por tudo o que fazes neste espaço e dizer que não sei como o teu nariz aguenta de mexeres em tanta merda.

    Força.

    ResponderEliminar
  5. Mais do que saber se o Antunes é benfiquista desde pequeno, interessava era saber quem é que o representa, quem é que teve influência nas transferências que fez a nível internacional desde o Paços de Ferreira até hoje...porque a chave pode estar aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles (slb) têm influência em todo o lado. O nosso SCP (somos uns anjinhos, só fair play e mania de sermos honestos) só tem de perceber como se faz.
      Eles são auto-golos estranhos, penaltis a favor, falhanços incríveis de guarda redes... jogadores que são do Carnide (adeptos confessos) e quando jogam contra o seu clube falham escandalosamente... treinos na academia do seixal do clube adversário, empréstimos... and so on.

      Corrupção? Resultados combinados? Não!!! Somos todos anjinhos e andamos a dormir.

      SL

      Eliminar
  6. Já vi o lance do Antunes e não vejo nada de escandaloso nesse caso. Já vi muitos jogadores cometer penalties ali.

    JRamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penalti digno de um jogador principiante, nem mais! eu também não vejo nada de "escandaloso", no lance, a não ser a "aselhice" do Antunes. ADEPTO DO BOIFICA, quando jovem????????

      Eliminar
  7. Alto, os vouchers ficam em banho-maria, agora é o Diego Lopes. E o Tonel, não!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposto que o amigo Jaime nem leu o post. Se tivesse lido provavelmente estaria preocupado com a situação do Ederson e não do Diego Lopes.

      É o que dá ver apenas as imagens...

      Eliminar
    2. Mais um comentário que é palha para encher.

      Eliminar
  8. Hoje em dia o trabalho de investigação que devia ser realizado por "jornais" e por "jornalistas" (que não passam de jornalixo, de "correias de transmissão", e de propaganda) é feito por blogues como o mister do café.

    Em nome de todas as pessoas sérias e honestas deste país, muito obrigado e muitos parabéns por isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais tabaco então é ridículo. Nunca vi gente tão enfiada dentro das calças do Vieira. São os puxa-saco proverbiais. O edição sobre os vouchers então foi uma pura correia de transmissão das teses do benfica - moderador e tudo. Deve ser como estar na btv. Eu acho que em última análise isto prejudica o benfica porque não há em lado algum o mínimo de distanciamento crítico por parte da CS e então o Vieira está à vontade. A questão é que ninguém mente tanto, como mente o Vieira, se não tiver muito a esconder. Lembremos que o benfica disse mesmo que ele é que tinha solocitado esta acção à judiciária e o lampião acreditou, ele acreditiu mesmo que a PJ faz buscas a pedido de particulares, de empresas ou coisa que o valha. Quão burro é o lampião...

      JRamos

      Eliminar
    2. São negociatas a mais e sem sentido! ou melhor, há gente a ganhar o que não deve e a manipular a realidade.

      Eliminar
  9. Caso ainda nao tenham reparado, o Mendes tem duas mamas para sustentar.
    Que o negocio do silicone patrocinado pelo Carnide e nao só continue em alta, pode ser que quando as investigaçoes em Espanha tiverem fim já não haja remedio...
    Obrigado Mister por estas reliquias.
    Continue que ainda ha gente honesta neste país.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma curiosidade: ao fim de quase dois anos Antunes voltou a ser chamado à seleção nacional 15 dias antes desse jogo em Kiev

    ResponderEliminar
  11. Como sempre, magnífico!
    Realmente é com cada negociata vindo desses meninos...
    Os jornais internacionais já perceberam quem são estes meninos, agora não percebo é como a FIFA e a UEFA não metem olhos nisto. É que é à descarada ou então também negoceiam com eles e anda tudo feliz de bolsos cheios.
    Enfim, continuação de um bom trabalho.

    www.osportinguista.wordpress.com

    ResponderEliminar
  12. Será por isso que o Hassan quando joga com o Benfica falha golos de forma escandalosa?

    ResponderEliminar