sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Doidos à solta


Cá vai mais um caso para o museu do futebol nacional. Não fechem a página só por ser um post sobre Futsal. Leiam até ao fim e percebam o pântano em que o futebol português está metido. 

A queixa do Sporting


Segundo o que é noticiado pelos jornais, o Sporting apresentou uma queixa contra o Benfica por utilização irregular do jogador Bruno Coelho no jogo da Supertaça de Futsal disputada entre os dois clubes e que acabou com vitória do Benfica. 


Tudo explicado ao pormenor


Sporting e Benfica disputaram a final do Campeonato de Futsal da época passada em 4 partidas, nas seguintes datas:

1º Jogo: 12 de Junho
2º Jogo: 13 de Junho
3º Jogo: 17 de Junho
4º Jogo: 19 de Junho

Depois de desentendimentos no segundo jogo da final do play-off entre Bruno Coelho (jogador do Benfica) e Miguel Albuquerque (Director do Sporting), o Conselho de Disciplina emitiu um comunicado com o mapa de castigos no dia 17 de Junho, precisamente no dia do 3ºjogo do play-off.

O comunicado do Conselho de Disciplina saiu duas horas antes do jogo. O Benfica, desconhecendo as regras pelas quais se rege a competição, entendeu que o jogador não poderia jogar nesse 3º jogo. Nada mais errado. Ora, segundo o Regulamento Disciplinar:


Ou seja: O castigo do jogador Bruno Coelho foi conhecido no dia 17 através do sitio na internet da FPF, só teria efeitos a partir de dia 20 de Junho. Como o 3º e 4º jogo ocorreram antes de dia 20 de Junho, o Benfica poderia perfeitamente ter utilizado o seu jogador nesses jogos. Ficaria sim, impedido de jogar num eventual 5ºjogo da final do play-off, que felizmente não foi preciso pelo facto de o Sporting ter conseguido o título logo no 4ºjogo. 

Ora, se Bruno Coelho levou um jogo de suspensão para ser cumprido após dia 20 de Junho e o campeonato tinha acabado no dia anterior, é fácil de perceber que teria de cumprir esse jogo de castigo no primeiro jogo da nova época, precisamente o jogo da Supertaça frente ao Sporting. 

Os ignorantes


O mais engraçado no meio disto tudo é que o Benfica em total desconhecimento pelas regras que regem a sua principal competição, não utilizou Bruno Coelho no 3º jogo do play-off. E aqui quero destacar a forma hilariante como o acórdão do Conselho de Disciplina desmonta a ignorância dos responsáveis benfiquistas.


Retirado acórdão processo (link)


A primeira linha de defesa


Como habitualmente, a primeira linha de defesa é feita pelo jornal Record e pelas suas fontes.

(Link da notícia)

Diz o Record:

"Ao que apurámos, antes do primeiro dérbi de 2016/17, realizado em Loulé, as águias solicitaram à FPF um esclarecimento sobre a situação disciplinar do ala e receberam, por escrito, a confirmação de que o jogador já tinha cumprido o castigo no terceiro jogo do playoff da época passada e que, por isso, estava autorizado a defrontar os leões na Supertaça."

Resumindo


O conselho de disciplina da FPF diz cabalmente que o jogador está impedido de jogar na Supertaça. Entretanto, o Benfica pede um esclarecimento à direcção da FPF que informa o clube que Bruno Coelho pode jogar.

Quer-me parecer que a sociedade portuguesa ainda não percebeu bem o que está aqui em causa. Isto é a mesma coisa que um tribunal decretar uma sentença dando ordem de prisão, o visado escrever uma carta ao Presidente da República a pedir para não ser preso e o Presidente responder afirmativamente a esse pedido, atropelando o que foi decretado em tribunal. É que é disto que estamos a falar. E se neste exemplo o Presidente da Republica não tem poderes para contrariar uma decisão de um órgão de justiça, muito menos terá a direcção da FPF.

E ninguém fala neste escândalo. Tirando o post de Nuno Saraiva na quarta-feira, não há um jornalista ou comentador neste país que denuncie esta "palhaçada". Absolutamente inacreditável.

Ora, afinal quem é que manda na justiça desportiva? É o Sr. Fernando Gomes e os seus pares que mandam nisto tudo? É que se é ele quem decide unilateralmente, nem vale a pena andarmos com todos estes processos a arrastarem-se durante meses. Numa qualquer hora de almoço ele é capaz de resolver todos os casos do futebol português. E não duvido que o Benfica se disponibilize a oferecer um voucher de cortesia. Assim, enquanto decide sempre vai "matando o bicho"...

Por falar em "matar o bicho", vejam quem esteve na tomada de posse de Luís Filipe Vieira


Humberto Coelho, vice-presidente da FPF (deve ter o pelouro relacionado com o Benfica), Presidente Tribunal Arbitral do Desporto ( órgão que decidirá o caso "Vouchers"),  Presidente da APAF (pois claro) e João Loureiro, Presidente do Boavista (Por que será?)

Obviamente, o Sporting já apresentou a devida queixa sobre este caso. Importa salientar que de acordo com o que foi noticiado, o Sporting não quer a Supertaça, quer apenas e só que o resultado fique registado como uma derrota do Benfica.

Provavelmente serei a única pessoa em Portugal a pegar no assunto, pelo que a partilha do post é essencial para que o assunto chegue à esfera mediática. Conto com o vosso apoio.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)


30 comentários:

  1. Simplesmente incrível. Há aqui duas questões. A ignorância do benfica face aos regulamentos e a desautorização total ao acordão do Conselho de Disciplina. A expressão é certa: Pântano. Que vergonha.

    ResponderEliminar
  2. Grande post para não variar. Este caso é simplesmente uma vergonha para o nosso desporto em geral. Como é que o CD da FPF é desautorizado pela própria Federação? Nós sabemos porquê mas a lata é que se faz tudo ás claras e nas nossas barbas.
    Eu compreendo quando disseste que mais ninguém pegou no assunto pois referias-te aos nossos media mas fica aqui também o meu post. sl

    http://www.amorsporting.com/2016/10/a-prova-da-parcialidade-da-fpf-demitam.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente. Não tinha visto que já tinhas pegado no assunto.

      Este caso é do mais vergonhoso que já vi no desporto português. Vale tudo, menos arrancar olhos...

      Eliminar
    2. Na boa amigo. Sabes que não tenho problemas com essas coisas até porque sei que aqui fazes um trabalho deveras fenomenal. Temos é que divulgar isto par que não caía no esquecimento.
      SL

      Eliminar
  3. Mister desculpa a minha ignorância mas não percebi o que faz la o joão loureiro

    SL

    ResponderEliminar
  4. Mais do mesmo... O mais impressionante é que esta podridão/corrupção já é tão banal e descarada que já não surpreende ninguém. Este país foi tomado de assalto.

    ResponderEliminar
  5. É uma pena que o melhor jornalismo de investigação associado ao desporto não tenha o eco que merece, tornando-se verdadeiramente nacional. Receio que a máquina de propaganda, ao ver estes posts (é certo e sabido que são vistos), reúne de imediato para delinear estratégias para contornar estas questões e assegurar que a opinião pública continua virada para o lado que dá mais jeito. Alguém no Sporting que contacte um jornalista ou um jornal isento (apesar de tudo, ainda os há) e que exponha o tema, para que vá parar às páginas de um órgão de comunicação social. É uma pena que estes temas corram o risco de não passarem as fronteiras da blogosfera. Mas isso (passar a notícia para os jornais) é um trabalho de casa do Sporting e acredito que não há ninguém melhor que Nuno Saraiva para o fazer. Mas tem de ser feito!

    ResponderEliminar
  6. O país e as suas instituições estão completamente controladas pelo Benfica.
    É um Estado Lampiónico, contra o qual é difícil lutar.
    Jornais: todos vermelhos.
    Televisões: todas vermelhas.
    Entidades desportivas: todas vermelhas.
    Órgãos de disciplina: todos vermelhos.
    Policia Judiciária: obviamente vermelha.
    PGR: vermelha.
    Ministério Público. vermelho.

    Como é que isto foi montado, não sei. Muito dinheiro terá sido necessário para corromper tanta gente. Onde foram buscar o dinheiro, não sei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Citando Manuel Serrão: "Aqui afirmo publicamente que o senhor Luís Filipe Vieira subiu na vida à custa de pneus recheados de pó branco. E se ele quiser, que me processe!"

      Eliminar
  7. bem haja mais uma vez pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  8. Depois de terem alterado as regras de inscrição de jogadores apenas para prejudicar o Sporting, agora veio à baila esta história que apenas vem demonstrar como é que o benfica controla isto tudo.... torna-se deveras preocupante a ausência de jornalismo de investigação desportivo em Portugal... bem ao gosto dos 96% de votantes em LFV!

    ResponderEliminar
  9. já agora, se não foi uma tomada de posse, por carga de água estavam esses ilustres convidados no final da contagem de votos?

    ResponderEliminar
  10. Grande post Mister, realmente esta fpf está na fossa... Apenas um pequeno reparo, o filhote do major alegadamente demitiu-se do boavista e já n é presidente, por isso estar lá a dar o (a)poio ao ladrão de camiões é irrelevante, relevante sim é o sr do TAD estar lá, isso sim parece-me um claro conflito de interesses, mas é tugal no passa nada..... Desconfio que nós adeptos e/ou sócios temos de começar a escrever artigos de opinião para colocar na pasquinada uma vez que os jornalistas (leia-se jornaleiros) não fazem o trabalho deles!!!
    SL

    ResponderEliminar
  11. Uma nota apenas!
    Este tema é feito nas barbas de todos nós, sem qualquer problema, ninguém fala sequer.
    O que para mim é o maior problema é todos os outros feitos que também são visíveis (e praticamente todos aqui relatados ao pormenor) e ninguém pega, mas resta saber dos outros que nem os vemos!
    Mister, mais um excelente post (para variar!) - Parabéns!
    SL!

    ResponderEliminar
  12. Este caso não é passível de ser apresentado ao TAD? A um Tribunal Administrativo? Um órgão jurídico da Uefa?
    Quanto mais não seja para desmontar a vergonha de decisões de indivíduos de poucos escrúpulos e de menos vergonha ainda- se é que lhes resta alguma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode, e do TAD pode passar a um tribunal administrativo.

      Eliminar
  13. Os órgãos de comunicação social desportivos não tratam do que é susceptível de embaraçar o benfica. Tão simples quanto isto. Há um bigodes na cmtv - um tal Jo´se Manuel Freitas - que se farta de dizer que é independente e no entanto quando o Vieira falou dos 300, 400, 500 euros não disse mais que eram declarações infelizes concordando com o moderador quando ele disse que poderiam haver mentes mal intencionadas que tentassem pegar nessas palavras para criar um caso. O caso é criado pelas palavras e não por mentes mal intencionadas. Então é assim, a CS desportiva é só lampiões e castrados. Não há homens livres.

    JRamos

    ResponderEliminar
  14. http://taticadomister.blogspot.pt/2016/10/as-denuncias-de-marco-ferreira-sobre.html

    Segundo li caso a final das upertaça futsal não seja homologada e retirada ao SLB, o SCP recusa-se a recebê-la.

    ResponderEliminar
  15. O branqueamento a que assistimos diariamente é das maiores aberrações que existem neste país. Está bem pior que na época dourada da fruta.

    ResponderEliminar
  16. A coisa é simples de ver, federação é subserviente e presta vassalagem a Vieira e Jorge Mendes, que são neste momento os indivíduos mais poderosos do desporto em Portugal, ainda ontem se viu membros da Federação como o Humberto Coelho a beijar os pés ao presidente do Benfica naquela espécie de "eleição", tendo um discurso publicamente completamente inadequado para com a função que ocupa...

    Isto só la vai com posições extremas!

    Mandam na Federação, por conseguinte mandam na associação de árbitros e tem o conselho de disciplina como um órgão inferior...

    fazem o que lhes apetece, podem distorcer, esticar, e até castigar injustamente pessoas conforme lhes der na gana, existem duvidas? vejam o que fizeram ao Saraiva, que o castigaram e depois o absolvem já depois do castigo ser cumprido!

    Eles brincam com isto, o maior problema do Sporting tem sido este nos últimos 30 anos, o Sporting tem tido muito má gestão, equipas mal montadas e problemas internos, mas houve também alturas em que o Sporting esteve mais forte que os outros (como na época passada) e nessas alturas sempre existiram manhas para cortar o efeito ascendente, já aconteceu N vezes...

    Portugal é um país muito corrupto e a sociedade tem um defeito tremendo do ponto de vista moral.

    ResponderEliminar
  17. Leis, regras, regulamentos .

    Importantes para tornar algo evoluido e civilizado .

    Mas e há sempre um destes, para os senhores do castelos estas não se aplicam.

    Todos os paises do terceiro mundo se consideram civilizados e evoluidos.
    Dentro dos castelos pois esta claro.

    Retrocedemos(fig.) e não foram quarenta ou cinquenta anos, retrocedemos Séculos .

    ResponderEliminar
  18. A verdade é que estamos a levar com o que os ex presidentes fizeram ao Sporting. A Máfia benfiquista tem muitos tentáculos, o Humberto Coelho foi fazer o que para a federação? O Meirim a mesma coisa... Estão ao serviço da Máfia benfiquista, vi a entrevista do Vieira e achei repugnante a maneira de gozo como falava sobre assuntos sérios a pose de estadista e de homem que não se preocupa com nada "vouchers" as mentiras sobre Luisao bem um autêntico lixo.
    Imprensa ao serviço do Benfica tudo isto demonstra que a máfia veio e está para fucar. O carvão constante sobre o Sporting agora é devido ao ferrari vermelho do Alan Ruiz. Vai ser difícil mas todos os impérios caiem...

    ResponderEliminar
  19. Tem toda a razão, caro Mister.
    Vou repassar aqui: http://meunomeleao17.blogspot.pt/

    ResponderEliminar