terça-feira, 13 de setembro de 2016

Record manipula declarações de Bruno de Carvalho


Durante o dia de ontem, o jornal Record na sua página de Internet fez três notícias relativas à entrevista que o Presidente do Sporting CP deu ao director do jornal Marca. Nestas três notícias, duas foram manipuladas e uma terceira foi "acarvoada". Vejamos:

Ontem fiz a tradução da entrevista, pelo que podem consultar (aqui).

A relação entre o Sporting e o Real Madrid



Aqui está a primeira manipulação.

Bruno de Carvalho disse: "Temos uma boa relação. Estou seguro que vamos colaborar no futuro. Sabem que somos um clube que forma muito bem e estamos encantados por cultivar esta relação." 

Bruno de Carvalho não disse uma única palavra da citação que o Record colocou na sua notícia. O Presidente do Sporting nunca se referiu a Lucas Silva, nem disse que Real e Sporting se vão continuar a entender bem no futuro. Também é interessante traduzir "buena relación" para "grande relação".

Aqui fica o print com a pergunta e a resposta do Presidente do Sporting, para que não restem dúvidas.


Jorge Jesus



Sobre Jorge Jesus, Bruno de Carvalho afirmou: "Jorge Jesus é, como é lógico, o líder. Ele é a pessoa mais importante grupo."

Bruno de Carvalho nunca se referiu a Jorge Jesus como sendo a estrela da equipa do Sporting, como podem verificar em baixo.

As cuecas



Para além das manipulações, o jornal Record decidiu dar um enorme destaque à questão das cuecas e dos extintores vermelhos. Importa salientar que estas passagens foram retiradas da análise do Director do jornal à conversa que teve com o Presidente. Director da Marca que neste espaço de análise disse coisas tão interessantes como:

"Mudou o Sporting que estava cheio de dívidas e sem jogar na Europa. Agora é um firme candidato a todas as provas no seu pais. Já não são apenas dois, Porto e Benfica. Só vendeu os jogadores que quis, sem destruir o núcleo da equipa e conseguiu mais de 80Milhões de euros. Apesar disso, manteve estrelas como: Rui Patrício, William Carvalho e Adrien Silva, coluna vertebral de Portugal, vencedor do Europeu de França. Parece outro Sporting."

Pois, esta parte já não tem interesse nenhum para os jornaleiros do Record. Gosto particularmente do facto de o jornaleiro(a) considerar que "a brincar se dizem muitas verdades". E quando não consigo dizer se a notícia foi colocada por uma "menina" ou por um "menino" é porque TODAS estas notícias não estão assinadas por nenhum jornalista. Por que será?


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

15 comentários:

  1. Este blog é FANTÁSTICO. Todos os Sportinguistas deveriam ler. Acho que deveria ser mais publicitado.
    Não vou fazer publicidade aqui, mas existem 3 blogs Sportinguistas indispensáveis.
    Acho que as redes socias do Sporting deveriam referir estes 3 blogs.

    ResponderEliminar
  2. Excelente análise! Mais uma vez um pasquim decidiu ser "criativo" e fazer uma tradução livre da entrevista.

    Enfim... a azia é tanta que nem se dão ao trabalho de disfarcar.

    ResponderEliminar
  3. Os jornaleiros do rascord pensam com o escroto. Não se pode pedir mais!

    ResponderEliminar
  4. Sou só eu q gostava de os ver arder?
    Titulo do CM..."pasquin Rasco e seus colaboradores em chamas"

    ResponderEliminar
  5. Quer dizer que na pergunta sobre o "Lucas", o vosso presidente foi malcriado... não respondeu à pergunta na totalidade ou não está aqui a resposta toda???

    ResponderEliminar
  6. Não houve nenhuma pergunta sobre o Lucas Silva. Houve, uma introdução do jornalista sendo que a pergunta foi: Como se dá com Florentino?

    O print da notícia e a respectiva tradução está neste link: http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/09/entrevista-de-bruno-de-carvalho-ao.html

    Está tudo no link anterior.

    ResponderEliminar
  7. boas

    não existem punições para os jornalistas que deturpem a verdade e manipulem textos de entrevistas dadas e que fogem à realidade do que foi dito? aonde está a deontologia que regula isso? querem enganar o povo e isso é crime

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  8. É por este tipo de coisas que deixei de comprar o record à mais de 2 anos. Nem de borla o leio (os outros pasquins desportivos nunca comprei) SL

    ResponderEliminar
  9. O jornalismo desportivo em Portugal é xungaria. A maior parte do que se mete no futebol - nomeadamente na Bola e no Record - são prostitutas do Vieira. Talvez comece a haver lugar para um novo jornal desportivo, não diário, talvez um trisemanal ou coisa assim, apostado em jornalismo de qualidade, com jornalistas a sério e não com estes palhaços.

    Como é que é possível manipular uma entrevistas dess maneira? Será que esta gente não tem brio na sua profissão? Não tem mesmo. Eu não considero a malta que escreve no record e na bola jornalistas. Nem por sombras o são.

    JRamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *trissemanal*

      JRamos

      Eliminar
    2. JRamos

      Ora aí está... mas não um jornal qualquer, teria de ser um jornal com projecção internacional, provavelmente até com edições na China em chinês ... baseado na mais antiga publicação desportiva em Portugal, e uma das mais antigas na Europa #ateTremiamdeMedoeEspanto

      Esse "Jornal Desportivo" (antigo boletim desportivo), elo do mundo leonino, um dos clubes com mais projecção organizada no estrangeiro a nível da Europa (exemp: existe o Sporting de Paris e Londres... Não existe Arsenal nem Manchester de Lisboa... Nem Lisboa San-Germain)

      Eu apostava tudo na internacionalização, mais que sucessos desportivos imediatos: Academias, Lojas Verdes, Lojas Conveniência, postos gasolina, Restaurantes Típicos, TLMS, TV SATÉLITE ou cabo pos Jogos etc etc... tudo claro incentivo para sócios estrangeiros.

      Claro um Jornal seria peça fundamental no aglutinar manter e manter bem informados toda o enorme potencial dessa massa humana.

      Discutir grandeza em Portugal... parece discutir teologia da bola numa cela dum monge que nunca viu o céu, e que não é vermelho como lhe disseram... propaganda, manipulação, cunhas compadrios e vouchers na santa guerra dos pasquins ... em vez da biblia...

      Eliminar
    3. Só idiotas ainda compram os jornais desportivos que temos. Aquilo não vale nada, principalmente a bola e o record.

      JRamos

      Eliminar
  10. Será que amanhã, o Record fará capa com a descoberta de há minutos de que o Talisca apenas custou 1 milhão de euros ao Besiktas, e não os dois anunciados!?
    Leão da Palmira

    ResponderEliminar