quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Os passarinhos dos pasquins


Para quem não está familiarizado com a série "Guerra dos Tronos", a personagem da imagem anterior - Lord Varys - é um dos conselheiros do rei. A sua principal característica passa por saber tudo sobre o que acontece no reino. O "mestre dos sussurros" como é conhecido na série, utiliza os seus "little birds" - crianças abandonadas na rua - como principal fonte de informação para os seus jogos políticos.

Na pasquinada nacional também existem muitos artistas que tentam imitar Lord Varys. O método é semelhante, só que aqui, os "little birds" não são utilizados em sentido figurado, mas sim em sentido literal, uma vez que utilizam as aves azuis que dão a imagem à rede social Twitter. 

Senão vejamos:

Palop Vs Bruno de Carvalho


 
Andrés Palop, antigo jogador do Valência e Sevilla publicou este tweet após o jogo entre o Sporting e o Real Madrid. Traduzindo para português, a frase será algo deste género: "És o presidente, o dono, o fanático. Conseguiste o que querias: protagonismo! Deixem trabalhar os profissionais."

Os jornaleiros nacionais, que provavelmente passam mais tempo nas redes sociais do que a fazerem o seu trabalho, viram neste tweet uma enorme fonte de carvão. Avançaram de imediato com notícias sobre este tweet sem se preocuparem em verificar os factos. (Factos!? Oh pá, isso dá muito trabalho...)


Record, MaisFutebol e DN foram os únicos jornais nacionais a darem destaque a esta notícia. Saliento que Abola e Ojogo ficaram de fora deste "jogo". 

Como os jornaleiros estão muito ocupados na caça ao tweet, lá tenho eu que andar a desmontar a propaganda. Primeiro que tudo, dizer que o Record enganou os seus leitores.


Na realidade, Andrés Palop é comentador do programa Directo Go na televisão espanhola, logo, o Record enganou os seus leitores, dizendo que "dá os primeiros passos enquanto treinador, orientando o Alcoyano". Na temporada passada foi treinador do Alcoyano e ao longo de toda a temporada foram vários os problemas com o Presidente do clube de Valência, Juan Serrano. Palop que acabou por anunciar a saída do clube a 9 de Maio deste ano. (Esta notícia não deve ter passado no feed dos jornaleiros...)

Mas vamos ao que interessa. Palop colocou esta mensagem dirigida ao seu antigo Presidente. Depois da exibição brutal do Sporting em Madrid, Palop decidiu elogiar Bruno de Carvalho e os seus pares acabando o seu texto com um "Deixem trabalhar os profissionais", colocando de seguida a foto de Bruno de Carvalho, Octávio Machado e Frederico Varandas. Nem faria outro sentido, depois da fantástica exibição do Sporting. Só mesmo na cabeça dos jornaleiros nacionais é que estes casos têm lógica. Bem, o problema tanto pode estar na cabeça como nos pés...

Não devia ser preciso, mas de qualquer forma deixo a tradução de uma notícia de Abril, onde o mau estar entre Palop e o Presidente do Alcoyano ficou evidente. 

"As relações entre Juan Serrano (Presidente do Alcoyano) e Andrés Palop (treinador) são praticamente inexistentes e mal se falam. Longe vão os dias de vinho e rosas em que o Presidente azul e branco pensava que este treinador mediático seria o ideal para liderar uma nova etapa de existo em L´Álcúdia. Os maus resultados, bastante abaixo das expectativas iniciais, e vários desacordos entre ambos foram esfriando a relação que agora está gélida. Um distanciamento que se evidenciou nas últimas semanas ao ponto de ambos se evitarem.

O seu elevado vencimento e os dos seus 5 ajudantes, travaram o despedimento. Desde que o presidente voltou de Palma de Maiorca, a convicção é total e passa pelo facto de o único caminho ser o de o técnico não se sentar mais no banco azul e branco. Desde ai, quase não se falam. Evitam-se e só se relacionam para temas formais."

(link para a notícia original)

Afonso Figueiredo



Após a derrota do Sporting em Vila do Conde, o jornaleiro Flávio Miguel Silva foi para o twitter perceber as reacções ao resultado, até que viu o tweet de Afonso Figueiredo "Eu teria que nascer mais 10 vezes". Ora aqui está uma grande dose de carvão para lançar sobre o Sporting e Jorge Jesus, terá pensado.

Estamos a falar de um jogador que saiu do Sporting em 2008, quando tinha 16 anos. Mesmo assim, sendo um jogador sem história no Sporting, nem com grandes feitos no futebol nacional, o jornaleiro considerou que este tweet tinha a importância para ser dado como notícia. Para além disso, o jogador nunca prestou declarações contra Jorge Jesus ou o Sporting, não há nenhum tweet anterior que contextualize o assunto e nenhuma foto acompanha o texto, pelo que o rapaz até poderia estar a falar da pesca da lampreia...

Mas isso não importa para nada. O próprio jornaleiro até diz que "O visado na mensagem não é claro, mas... Jorge Jesus". Pois! Invariavelmente as conversas desportivas em Portugal começam e acabam em Jorge Jesus. Basta ver os programas da especialidade desta semana.

Pedro Guerra vs Nélson Pereira


No programa Prolongamento desta semana, Pedro Guerra afirmou que Nelson Pereira, treinador de guarda-redes do Sporting "seria despachado do Sporting". O treinador respondeu no twitter dizendo:


Isto já não mereceu destaque no pasquim. Por que será?


Para além de conseguir informações através dos seus "litlle birds", Lord Varys tem outra característica fundamental, que é o facto de ser um eunuco. É apenas e só, mais uma característica comum com os jornaleiros portugueses.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.
 
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

6 comentários:

  1. realmente, vi no twitter do Nelson e cocei a tola a tentar perceber o que se tinha passado. obrigado mister, assim já marco 3 golitos no treino de hoje :)

    ResponderEliminar
  2. Porcaria imunda esta jornalixeirada!!

    Isto do carvão tem uma "agenda", mas essa já perderam : quer BdC quer JJ vão continuar para o ano, a não ser que os resultados sejam tão bons que!!!...

    Depois a jornalixeirada devia-se preocupar mais com falência (EU NÃO COMPRO PASQUINS. PONTO...DEMASIADO NOJENTO ATÉ PARA FORRAR UM BALDE DO LIXO OU LAVAR UMA JANELA)... 150 mil sócios é quase o mesmo que o Venfica... tiradas as ilações na proporção estão a perder um mercado enorme com a linha editorial!!.. talvez quando estiverem com o cu na rua se lembrem que deviam ter mudado e não publicar tanta mentira e carvão... pois a Lavandaria TM, ou o que seja que compra tanta publicidade paga para um clube só, serão os primeiros a dizer "quero que o *:inserir pasquim:* se foda!"... o q é muito típico dessa escumalha.

    ResponderEliminar
  3. Tinha lido a notícia do Palop e não tinha percebido a razão porque alguém que não conhece Bruno de Carvalho de lado nenhum e presidente de um clube que não compete em Espanha, iria mandar bocas tão parvas como as que o "jornalista" de merda assim resolveu interpretar.
    O habitual carvão está assim na origem de tão parva notícia...

    Obrigado pelo esclarecimento Mister.

    Isto começa realmente a meter nojo.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Já o Afonso Figueiredo é a mesma coisa... nunca foi nem nunca poderia ter sido treinado pelo JJ muito menos no Sporting.. mas não!!... a baixeza de nível é tão grande que mete asco profundo... esta escumalha imunda da jornalixeirada não tem a mínima moral para falar do quer que seja... muito menos sobre comunicação via Facebook que eles não controlam, por isso o desvario e a agitação...

    Mas o realmente extraordinário é pensarem que alguém os leva a sério... nem benfiquistas... lampiões comedores de gelado com a testa talvez, mas é no mínimo caricato fazer uma estratégia de negócio baseada em inqualificáveis, quando há um mundo inteiro 3 ou 4x maior à volta!!. que só mesmo um jornalixo não consegue ver!!!

    ResponderEliminar
  5. Grande posta mister, obrigado por defenderes o SCP.

    ResponderEliminar
  6. Grande intercepção e grande remate, escusado será dizer Grande Golo Mister! Mais uma vez excelente trabalho, muito obrigado! SL

    ResponderEliminar