sábado, 27 de agosto de 2016

“A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume.”


Nos últimos dias, trouxe para a discussão o procedimento do jornal Record em torno do forte ataque de Sandro ao Sporting. Podem consultar esses dois posts nos links seguintes:

"Se calhar vivo o Benfica em demasia" - Parte I
"Se calhar vivo o Benfica em demasia" - Parte II

Parece-me ser um bom momento para analisar o posicionamento do Record e dos seus jornalistas para com o Sporting Clube de Portugal.

As singularidades do Record


"A prática é o critério da verdade", disse um dia Jorge Jesus citando Mao Tsé-Tung. Os senhores do Record gostam de adaptações, por isso, consideram que o "critério da verdade está na prática" com que conseguem ler os takes da Agência de comunicação do Estado Lampiânico e fazer o seu imediato copy paste. Uma agência cada vez mais famosa e que tem como lema: “Devemos apoiar tudo que o inimigo combate, e combater tudo o que o inimigo apóia.”

Senão vejamos:

No passado dia 22 de Janeiro, o site Footballeaks publicou o contrato da transferência de Bernardo Silva para o Mónaco. Essa publicação foi feita no início da manhã e indicava que um terço do montante (5,250 Milhões de euros) foram transferidos para a XXIII Capital Limited. Este foi o tema do dia em Portugal. Curiosamente, (palavra mais usada no blog) o jornal Record não publicou nada no seu site durante TODO O DIA. Relembro que este jornal foi desde sempre o "diário oficial" do Footballeaks.

Só no final do dia é que o Record publicou a notícia, mas ai já com as devidas informações recolhidas junto dos responsáveis encarnados. 


Como podem verificar na notícia, a parte a marcador amarelo foi toda dedicada à versão encarnada. Coisa pouca. Curiosamente, (outra vez!?) quando se trata do Sporting o importante é colocar de imediato a notícia a circular para "não matar a notícia". Depois, no dia seguinte, vê-se...

Quando se trata de certos assuntos e certos clubes, há sempre uma preocupação maior em cumprir o código deontológico dos jornalistas. Por falar em jornalistas, o autor deste "enorme" trabalho de investigação junto dos responsaveis do Benfica foi António Varela, um habitué nestas andanças do "carvão e contra-carvão".
António Varela foi o jornalista responsável pela pasta do Footballeaks do Record. Não será por isso de estranhar todo o destaque de primeira página às revelações sobre o Sporting e praticamente nenhum destaque sobre os "negócios" do Benfica. E quando não há maneira de branquear as revelações sobre o Benfica, dá-se a notícia pela visão encarnada. Ainda entrei no Facebook do senhor, mas bastou-me ver os amigos para lhe "tirar a pinta"...


Destas 5 figuras, só não escrevi sobre Alberto Arons Carvalho mas basta acrescentar que é vice-presidente da ERC e fez parte da comissão de honra da recandidatura de Luís Filipe Vieira em 2012. Mais uma "daquelas" coincidências. Sobre as outros 4 figuras é só procurarem na barra lateral pelos seus nomes. Prometo momentos divertidos.

O Blog "Artista do Dia" tem uma série de trabalhos sobre este "jornalista" que serão do vosso agrado:

Sempre prontos em defesa do Benfica


Já nada me espanta no Record. Recordemos, por exemplo, o dia em que o jornal veio defender o Benfica contra um post do Blog Tu Vais Vencer

Pensem comigo! Um jornal desportivo a desmentir um blog? Com que necessidade? A mando de quem? Curioso não é? Eu cá gostava era de ver o Record a desmentir Directores de Conteúdos da BenficaTV que vão para a televisão mentir descaradamente. Ainda na passada segunda-feira, Pedro Guerra bateu Record(es) nas mentiras debitadas (isso fica para outro post). Se desmentem um blogger com capacidade para chegar a meia dúzia de pessoas por que não fazer o mesmo trabalho com Pedro Guerra? 

Record ameaça Blogs


Já falei sobre este caso, mas aqui fica novamente o link para que as pessoas possam compreender tudo o que se passa. (link)

O caso Fernando Correia





O que dizer quando um jornalista da categoria de Fernando Correia faz uma denúncia deste tipo!? Onde está o sindicato dos jornalistas? Onde estão os opinadeiros deste país que são capazes de opinar sobre tudo "anywhere, anytime"? Onde estão os jornalistas deste país a defenderem a sua classe? Todos calados, excepto Bernardo Ribeiro, do Record. Vejamos:



"Um bufo será sempre um bufo", comentou Bernardo Ribeiro, no twitter após a denúncia de Fernando Correia. Absolutamente inqualificável e fico-me por aqui.

Julgo que o post é suficientemente esclarecedor sobre o que se passa no jornalismo português e no jornal Record em particular. Longe vão os tempos em que senhores como Artur Agostinho ou Fernando Correia faziam verdadeiro jornalismo. Ainda há dias, ouvi alguém dizer que "há uns anos o que vinha no jornal era lei". Hoje em dia, a imprensa vive da propagação dos dogmas lampiões, atropelando tudo o todos no seu caminho.

A transferência de João Mário


No dia em que a transferência de João Mário será concretizada, o Record opta por chamar para a sua capa o "Pistoleiro".

Voltando a Mao Tsé-Tung e para acabar: "A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume.” 


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

17 comentários:

  1. Dá-lhes na cornadura Mister! Estou contigo!

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS, MISTER!
    É chamar os BOIS pelos nomes!
    SL

    ResponderEliminar
  3. Continue Mister!
    Sem piedade desses vendidos!
    RIP jornalismo

    ResponderEliminar
  4. Grande Golo Mister! Obrigado mais uma vez, esta corja tem de ser desmascarada uma vez que as "altas autoridades" nada querem fazer..

    ResponderEliminar
  5. É evidente quea estrutura do benfica conseguiu condicionar o trabalho do jornalismo desportivo na bola e no record e que daí os Sportinguistas deixaram de comprar aquilo; a partir daí já só os benfiquistas compram os jornais desportivos mencionados e os ditos passam a ser orgãos oficiosos do Vieirismo. Eu começo a pensar que no fundo é uma vantagem para o Sporting porque a submissão dos jornais ao benfica é a submissão a Vieira que assim fica à vontade para ir roendo as contas do clube, fazendo negociatas duvidosas, sem nenhum escrutínio público. Portanto a nós, a meu ver, cabe-nos continuar a não comprar aquela merda. Os lamps que o façam.

    Continue a malhar neles ò mister.

    JRamos

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. a vantagem dos "bernardos" neste mundo cibernético, é que basta eles darem uma bufa que é um rol de seguidores a bater palmas aos "bernardos"
    o miroto respondeu ao teu blog e foi um churrilho de comentários de ótarios que não sabem que blog é mas, como o "bernardo" bufou, os outros sentiram nem cheiraram.

    ResponderEliminar
  8. Por favor, continuem o excelente trabalho, eu todos os dias vou a procura do post do dia.

    ResponderEliminar
  9. Continua o excelente trabalho Mister! Contra os "mirotos" e "bernardos" desta vida! Inchem porcos!

    ResponderEliminar
  10. Já há post para amanhã: A Agremiação Folclórica de Carnide apresenta "A Mala" - Época II

    2 golos com intervenção (directa, no primeiro) do mesmo jogador. Depois do segundo ainda se deu ao requinte de encenar uma lesão e queimar tempo. Foi o melhor jogador do Carnide em campo.

    ResponderEliminar
  11. Sempre a abrir os olhos da multidão e a denunciar a podridão do jornalixo nacional!

    ResponderEliminar
  12. Foram mais dois ferros curtos no lombo lampiolho! Olé

    ResponderEliminar
  13. Este jornal, na minha humilde opinião, é o que pior trata o Sporting. Era o único que comprava, mas há mais de um ano que o deixei de comprar. Poupei cerca de 300 €, o que me permitiu pagar as quotas e a Gamebox Sporting de 2016 e ainda sobrou algum para umas bejecas. De mim não levam nem um tostão! Saudações Leoninas

    ResponderEliminar