terça-feira, 19 de julho de 2016

Análise ao plantel após o estágio na Suiça



No inicio dos trabalhos de pré-época, publiquei um post com 20 questões sobre a pré-temporada. Eis o ponto da situação:

1 - O 4-4-2 é para manter?
Absolutamente.

2 - Quantos jogadores portugueses, Jorge Jesus dispensará para equipa Olímpica de Portugal?
Carlos Mané, Ricardo Esgaio foram convocados para os Jogos Olímpicos. Parece-me uma excelente decisão. Para estas posições temos outras boas alternativas.

3 - Azbe Jug terá capacidade para ser o segundo guarda-redes da equipa?
Não. Estamos a falar de um jogador que tem jogado muito pouco e que necessita de um empréstimo para demonstra o seu valor.

4 - Quem será o 3º guarda-redes da equipa? 
A dúvida mantém-se. As exibições de Stoijkovic neste estágio também não foram animadoras. De salientar que Pedro Silva está ao serviço da selecção de Portugal. Provavelmente será ele o nº3 da equipa principal e titular na equipa B.

5 - Será que João Pereira conseguirá recuperar o lugar à direita da defesa?
É um jogador muito útil à equipa, mas Jorge Jesus parece manter a aposta a Schelotto.

6 - Esgaio continuará no plantel? Se sim, contará como lateral ou como médio?
Dúvida mantém-se. Estará nos Jogos Olímpicos e provavelmente quando regressar poderá ser emprestado.

7 - Quem será o dono da lateral esquerda?
Jefferson tem estado muito mal nesta pré-época. Tem muito que trabalhar se quiser ser o dono da lateral. Marvin também está em crescendo e deverá ser ele o dono do lugar no inicio da época.

8 - Será que Bruno César vai assumir definitivamente a posição de defesa esquerdo?
Não foi testado nessa posição na pré-época. Sinal que Jorge Jesus contará com ele para posições mais avançadas.

9 - Coates e Semedo vão continuar a fazer dupla no centro da defesa?
Coates está à procura da melhor forma, mas a sua qualidade é inegável. Com Naldo e Ewerton a cometerem alguns erros e Paulo Oliveira com problemas físicos, parece-me que a dupla com Semedo continuará. 

10 - Petrovic será opção só para a posição 6 ou poderá jogar a 8?
Ainda é cedo para grandes avaliações, mas parece-me que será o suplente de William na posição 6.

11 - Aquilani ficará no plantel?
A dúvida sobre a sua continuidade mantém-se. Mantendo-se Adrien e William no plantel, nunca será titular, pelo que a sua saída seria o melhor nesta fase.

12 - João Palhinha ficará no plantel?
Jogou bastante neste estágio (4º jogador mais utilizado). Com William e Petrovic não me parece que tenha lugar no plantel nesta fase. A dúvida continua.

13 - Wallyson ficará no plantel?
É uma pena que esteja lesionado nesta fase, ainda para mais numa fase em que o Sporting necessita de um nº8.

14 - Bruno Paulista ficará no plantel? 
As lesões têm travado a sua evolução. Julgo que pode manter-se no Sporting esta época, regressando à competição na equipa B, pelo menos até Dezembro.

15 - Ryan Gauld ficará no plantel?
Não. Os 5m jogados nesta pré-época demonstram que Jorge Jesus não conta com o jogador para esta época. Um empréstimo a uma equipa da primeira Liga seria o mais indicado.

16 - Iuri Medeiros ficará no plantel?
Teve bastantes minutos neste estágio, mas nem sempre jogou com os melhores, algo que o penalizou. Destaco a forma como evoluiu defensivamente. Parece-me que terá lugar no plantel garantido.

17 - Daniel Podence ficará no plantel?
SIM! Sem margem para dúvidas! Entrou em grande na equipa.

18 - Spalvis será uma opção de primeiro plano?
Continua a dúvida. Lesionou-se logo no seu primeiro jogo. Veremos a gravidade da lesão.

19  - Teo será dispensado para jogar pela Colômbia ?
Foi dispensado e pelo que nos é dado a perceber já não regressará ao Sporting.

20 - Alan Ruiz será peça chave para acompanhar Slimani na frente ou jogará na ala?
Craque!!! Enorme reforço para o apoio ao Slimani. Ainda não tiveram muitos minutos de jogo juntos, mas este argentino não engana!

Os mais utilizados


Jorge Jesus levou 29 jogadores para o estágio na Suiça. Para além dos 4 campeões da Europa, ficaram de fora da convocatória os lesionados Wallyson e Bruno Paulista.

 

O Plantel para 2016/2017



Neste momento o plantel está com 34 atletas, o que é um número muito elevado. 

BALIZA

Este estágio mostrou que nem Azbe Jug, nem Stoijkovic estão prontos para serem alternativas a Rui Patrício. Parece-me que o Jug poderia ser emprestado a um clube onde pudesse jogar com regularidade. Já no caso de Stoijkovic, previsivelmente será suplente de Pedro Silva na equipa B. Precisamos de uma contratação com carácter de urgência para a baliza.

DEFESA

Em principio a defesa estará praticamente fechada. Não me parecem necessários 5 centrais, pelo que Ewerton deverá estar na porta de saída. Esgaio também está tapado na lateral direita pelo que deverá ser emprestado. De resto, havendo a possibilidade de vender Jefferson, seria interessante para o Sporting.

MEIO CAMPO

5 jogadores para o meio campo parece-me o número ideal. William, Petrovic e Adrien têm lugar garantido. Pelo alto vencimento e pelo facto de não ser titular, julgo que a saída do Aquilani seria interessante para ambas as partes. Concretizando-se esta saída, seria necessária a contratação de um nº8 para fazer sombra a Adrien Silva. Para fechar esta zona, de entre os 4 miúdos (Paulista, Palhinha, Gauld e Wallyson), ficaria um no plantel.

"EXTREMOS"

São muitos e muito bons. A cedência de Carlos Mané para os Olímpicos pode indicar que o Sporting está disposto a emprestar o jogador. Os restantes 6 jogadores dão todas as garantias. 3 extremos puros, como Matheus, Gelson e Iuri trazem irreverência à equipa. E depois 3 "cerebros" (Bryan, César e João Mário) dão a consistência necessária ao 4-4-2.

AVANÇADOS

Podence e Alan Ruiz serão os apoios do ponta de lança. De salientar que João Mário, Bruno César e Bryan Ruiz também podem fazer a posição. Na frente, Slimani será o titular e terá como substitutos Barcos e Spalvis, uma vez que Teo parece mesmo estar de saída. 

De acordo com esta análise estamos a olhar para um plantel de 26 jogadores com muitos jogadores com capacidade para jogarem em várias posições.


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. Dúvidas sobre o assunto é só colocarem na barra de comentários.


Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

6 comentários:

  1. Excelente análise!
    Fica também uma certeza: o irmão do Alan Ruiz, Federico, também não deve contar. O ideal seria também rodar por uma equipa da 1ª liga...

    Será que teremos alguma surpresa de última hora no sábado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Federico vai continuar na equipa B. Só veio para ajudar na integração do irmão.

      Eliminar
  2. Concordo com praticamente tudo. Excepto...

    Não acho que o Teo esteja de saída. Ter ido aos jogos é irrelevante, a situação dele é mais à Neymar que à Carlos Mané. E foi bom para ver o que o ARuiz e o Podence podem fazer.

    O Esgaio e o Mané cheira-me que vão ser adaptados a novas posições. Esgaio no meio-campo, Mané a lateral.

    Tendo em conta as lesões dos putos do meio-campo, até se pode fazer uma reavaliação em janeiro. Mas deixava o Palhinha no plantel até lá, a não ser que se conseguisse uma colocação magnifica no Guimarães ou em Chaves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo. Até a posição do Esgaio.
      Do mane, sinceramente, não acredito.
      E não percebo o que se passa. Tem qualidade, potencial e mais importante cabeça.
      Será uma pura inadaptação ao esquema de JJ?

      Eliminar
  3. Agora já percebo porque o Blogue Mister do café passa a vida a falar do Benfica.
    Quando fala do Sporting apenas tem 4 posts...(sendo que um é meu e outro é do Mister do cafe)

    Claramente nesta equipa falta um bom guarda redes , grandes defesas com os golos que têm sofrido e claro excelentes medios. Os medios sao os campeoes europeus que estao de ferias e se o BDC nao vender nenhum estao bem. Se o Rui patricio ficar tb estao bem. A defesa é que é fraquinha..na champions é outra coisa...

    O JJ bem tem razao ao pedir reforcos

    ResponderEliminar
  4. Se não arranjarem alternativas a sério, se o Rui Patrício tiver algum impedimento vai ser lindo... Petrovic?... Pela amostra até nas ligas amadoras há melhor... Aquilani e Jefferson, as férias já acabaram e a reforma ainda está longe... Barcos, só a vontade não chega... Palhinha e Iuri Medeiros, o Sporting não é o Moreirense... Emprestem-nos outra vez! Ewerton, vendam-no enquanto é tempo! Alternativa ou complemento ao Slimani?... Não se está a ver nada em condições... Preocupante!!!

    ResponderEliminar