segunda-feira, 27 de junho de 2016

Dia 1 da época 2016/2017



O Sporting dá hoje o pontapé de saída na época 2016/2017 com ambições renovadas e com um dos planteis mais fortes da sua história centenária.

Calendário Pré-época


- 11 a 19 de Julho - Estágio na Suiça que inclui 4 jogos de preparação
- 23 de Julho - Jogo de apresentação aos Sócios em Alvalade frente ao Lyon
- 26 de Julho - Troféu ibérico em Badajoz frente ao Vilarreal
- 30 de Julho - Troféu 5 Violinos em Alvalade frente ao Wolfsburgo
- 4 de Agosto - Ibérica Cup no Algarve frente ao Bétis
- 5 de Agosto - Algarve Summer Cup no Algarve frente ao Nice

Nestas primeiras duas semanas de trabalho, a equipa trabalhará na Academia, onde deverá efectuar alguns jogos treino contra equipas secundárias. Na terceira semana de trabalhos, iniciará o estágio em Lausanne na Suiça, onde efectuará 4 partidas contra equipas locais. 

O regresso a Portugal poderá definir algumas dispensas, uma vez que os internacionais estarão próximos do regresso aos trabalhos. Gosto especialmente do facto de serem feitas duas partidas em Alvalade. Será também interessante verificar a qualidade do novo relvado. 

A equipa acabará a pré-época com dois particulares no Algarve que antecedem o primeiro jogo oficial marcado para o fim-de-semana de 12 a 14 de Agosto. 

Plantel


Guarda-redes


Rui Patrício, Azbe Jug e Stoijkovic

Nesta primeira fase da pré-época será importante verificar se há necessidade de um novo jogador para esta posição. Provavelmente, enquanto Patrício não regressar da selecção será chamado outro guardião jovem para o Estágio na Suiça.

Defesa Esquerdo


Do lado esquerdo, Jefferson e Marvin Zeegelaar são as principais opções mas ainda haverá Bruno César em caso de necessidade. E ainda há Jonathan Silva que pode regressar depois dos jogos olímpicos.

Defesa Direito


Do lado direito, João Pereira, Schelotto e Esgaio são opção. No final da época passada, Jorge Jesus optou por colocar o Esgaio no meio campo e o seu futuro na equipa principal poderá passar por ai. 

Defesa Central


Para o centro da defesa é necessário efectuar duas dispensas uma vez que temos 6 defesas centrais. Coates, Semedo e Paulo Oliveira são indiscutíveis. Entre Naldo, Ewerton e Tobias, dois terão que ser dispensados. A minha opção passaria pelo empréstimo do Tobias e pela saída do Ewerton. E aqui não está em causa a sua enorme qualidade, mas sim a questão física.

Médio defensivo


João Palhinha regressa a casa para tentar um lugar no plantel, mas a tarefa não será nada fácil uma vez que para além de William Carvalho, há ainda o novo reforço, Petrovic. Mantendo-se William no plantel, acredito que a opção passará por novo empréstimo do Palhinha. Há ainda Bruno Paulista cuja evolução foi travada pela lesão sofrida na época passada, mas para este caso poderá ser interessante mantê-lo no plantel e dando-lhe ritmo competitivo na equipa B.

Médio centro


Adrien Silva, Aquilani, Ryan Gauld, Wallyson e Ricardo Esgaio são nesta fase as principais opções. Existe a possibilidade de Aquilani regressar a Itália, uma vez que não será opção prioritária para Jorge Jesus. A acontecer esta situação parece-me que pode haver uma vaga para um dos três últimos. Para além destes jogadores ainda há a possibilidade de João Mário ou Bruno César jogarem no meio.

Extremos


Carlos Mané, Matheus Pereira, Gelson Martins, Bruno César, João Mário, Iuri Medeiros, Bryan Ruiz,  Daniel Podence e Alan Ruiz. Muita quantidade e qualidade para as alas e para a posição de apoio ao ponta de lança. Aqui o difícil será escolher. Uma coisa é certa, não podem ficar todos no plantel. Parece-me que a luta pela manutenção no plantel será entre Mané, Matheus e Podence.

Pontas de lança


Slimani, Teo, Barcos e a nova contratação Lukas Spalvis dão todas as garantias. Com tantas opções para o apoio ao ponta de lança, parece-me que Teo pode ser vendido sem problemas.

Preparação da época


Gostava de destacar o trabalho fantástico feito pela direcção e pela equipa técnica na preparação desta época. Relembro que as contratações de Coates, Bruno César, Barcos, Schelotto,Maarvin e o regresso de Rúben Semedo foram as primeiras movimentações de preparação desta época. As contratações de Spalvis e Ruiz há muito anunciadas pela imprensa demonstram bem a qualidade do planeamento. Mais recentemente foi contrato Petrovic para o meio campo, precavendo a eventual saída de Aquilani. Nesta fase estamos prontos a começar a época com o plantel praticamente fechado em termos de entradas o que é uma enorme vantagem para o trabalho de pré-época.



Uma época muito longa


Tudo indica que a Liga 16/17 terá 20 equipas, o que equivale a dizer que teremos um campeonato com uns incríveis 38 jogos. Na Champions teremos pelo menos 6 partidas e nas taças nacionais são mais 4 jogos garantidos. Tudo somado, no mínimo teremos 48 partidas pela frente. Para além do longo campeonato, ainda há vários pormenores muito importantes a ter em conta na constituição do plantel. Em Agosto teremos os Jogos Olímpicos e no início de 2017 começa a CAN que por certo levará Slimani.

Hoje e amanhã serão efectuados os exames médicos da praxe e na quarta-feira começa o trabalho na Academia. Qualidade não falta, agora cabe à equipa técnica escolher os melhores, para uma época em que temos que lutar firmemente por todas as competições.


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)


5 comentários:

  1. Ainda não se sabe se Slimani, João Mário, Teo ou William serão vendidos. Serão os jogadores com mais mercado.
    Para mim Mattheus deveria ser emprestado a um clube da 1ª liga, assim como Gauld. Podence tem lugar na equipa principal já.

    ResponderEliminar
  2. O meu plantel seria o seguinte:

    GR: Patrício, Pedro Silva - Emprestar o Stojkovic
    DD: Schelotto, Esgaio - Vender o JP enquanto ainda tem valor
    DE: Zeegelaar, Jonathan - Vender o Jefferson no topo do valor
    DC: Coates, Semedo, Oliveira - Vender o Ewerton e o Naldo e emprestar o Tobias e o Domingos
    MD: William, Palhinha, Petrovic - Emprestar o Bruno Paulista
    MC: Adrien Silva, Ryan Gauld, Wallyson - Vender o Aquilani e emprestar o Gauld (se ainda não estiver preparado para a principal) ao Moreirense para fazer dupla com o Geraldes, tinham todos a ganhar com isso, clubes e jogadores
    Ext: Gelson Martins, Bruno César, João Mário, Iuri Medeiros, Bryan Ruiz, Alan Ruiz - Emprestar o Podence e o Matheus e por mim mantia o Mané ou então vendia-o com cláusula de recompra
    PL: Spalvis, Barcos - É altura para vender o Slimani que está no topo do valor de mercado e vem aí a taça africana, onde vamos estar 1 mês e meio sem ele. Vender o Teo.

    Para 4º central temos o Palhinha que faz bem o lugar ou então íamos à b nas raras vezes que fosse necessário chamar alguém (Guilherme por exemplo)

    Vendas - Ewerton, Naldo, JP, Jefferson, Aquilani, Slimani, Teo

    Compras - Um ponta de lança, eu escolheria o Bonatini.

    E pronto, este é o meu modelo FM para o Sporting desta época

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo no caso de existirem saídas não me parece que seja necessário fazer compras para compensar além de Ponta de lança.

      Nas vendas que tenho aqui dá: Ewerton 2, Naldo 4, JP 1/2, Jefferson 6, Aquilani 3, Slimani 20, Teo 4 = 40M acho realista facturar

      Se sair o João Mário já temos o Iuri e os Ruízes e no caso de sair o Adrien basta recuar o João Mário.

      Só espero é que não saiam ambos

      Eliminar