quarta-feira, 1 de junho de 2016

As intervenções divinas de Jorge Mendes



Depois de vos ter falado no branqueamento da comunicação social nacional no "caso Jorge Mendes/Valência/Peter Lim", quero entrar em pormenor nas transferências em causa. Se não leram o post anterior façam o favor de clicar no link seguinte:

O silêncio ensurdecedor no "caso" Jorge Mendes
 
Das 11 transferências em análise pelo Fisco espanhol, 6 estão relacionadas com clubes portugueses. Benfica com quatro e o Braga com duas de acordo com o print seguinte da notícia no jornal espanhol El Mundo.


Vou fazer a análise a todas as transferências, mas para o post não se tornar muito grande, vou dividi-lo em duas partes. Hoje, é sobre os jogadores do Sporting de Braga.

Aderlan Santos


Aderlan Santos chegou ao Sporting de Braga no início da época de 2012/2013 e foi contratado para jogar na equipa B. O clube adquiriu 50% do passe e acordou um contrato por duas épocas desportivas. O jogador começou na equipa B e acabou a época a titular da equipa A. 

Aderlan Santos deixou uma impressão tão boa que até teve direito a destaque no Relatório e Contas do Sporting de Braga da época 12/13 como podem verificar em baixo.


O Braga reconhecia em Aderlan Santos grandes capacidades e por isso não foi de estranhar que no inicio da época seguinte o jogador tenha renovado o seu contrato com o clube até 2018. Aqui o curioso é perceber o porquê de o Sporting de Braga não ter adquirido a restante percentagem do passe do jogador nesta fase preliminar. 

Se eu fosse Presidente de um clube e tivesse um jogador com capacidades comprovadas, tentaria de imediato renovar contrato e adquirir uma percentagem maior do passe antes de o lançar às feras, mas isso sou eu que não percebo nada disto. Isto no final de 12/13.

O que é certo é que passaram mais duas épocas (13/14 e 14/15) e Aderlan Santos foi sempre consolidando o lugar como titular na equipa. Mesmo assim nunca surgiu a "oportunidade" de adquirir o resto do passe do jogador. Até que no início da época 15/16 o jogador é vendido ao Valência.


A MNM Sports


De acordo com o publicado no El Mundo, os restantes 50% estavam na posse da empresa MNM Sports. Uma agência de jogadores que é detida por Pedro Mendes, Nuno Assis e Fernando Meira, ex-internacionais portugueses que agora são agentes FIFA. Curiosamente, enquanto jogadores foram agenciados por... Jorge Mendes.

Foi um grande negócio para o Braga e para a MNM Sports que investiram uns tostões e saíram deste negócio com milhões. Como vimos em cima é de facto muito estranho que o Braga não tenha adquirido a totalidade do passe do jogador, a não ser que...

Made in China


Curiosamente, a MNM Sports está a tornar-se uma especialista em mercado Chinês.


Quem também domina o mercado Chinês é Jorge Mendes. Mas isto é só mais uma coincidência...

Danilo Barbosa


Danilo Barbosa era um jogador das camadas jovens do Vasco da Gama e já internacional pelas selecções jovens do Brasil, quando em Setembro de 2013 viu o seu passe ser adquirido por um "grupo português". De acordo com a notícia do Globoesporte esse grupo português ganhou a corrida pela contratação do jogador ao Liverpool. Os ingleses ofereceram 3,5M + 1 Milhão por objectivos, enquanto que o tal grupo português ofereceu os 4,5 M a pronto.

Como o clube estava numa situação financeira muito complicada aceitou a proposta para pagar vencimentos em atraso. Desde logo, ficou definido que esse grupo português iria colocar o jogador no Sporting de Braga na época seguinte.

(link da notícia).

De salientar que o jogador foi contratado por 4,5 Milhões sem ter feito um único minuto de jogo pela equipa principal do Vasco. Em Janeiro do ano seguinte, foi chamado à equipa principal do Vasco enquanto aguardava a altura para ingressar no Sporting de Braga. Acabou por participar em 9 jogos.

Tal como previsto o jogador chegou ao Sporting de Braga no início da época 14/15, onde fez 28 partidas. Curiosamente, no Relatório e contas dessa época desportiva não consta a informação da percentagem detida pelo clube de Braga. Apenas é referido que assinou contrato até 2020.

No final dessa época o seu nome foi muito falado para reforçar o Mónaco, treinado por Leonardo Jardim.


(link da notícia no L´Equipe)

Esta notícia é do L`Equipe é de dia 25 de Junho. Poucos dias depois surge uma notícia no jornal OJogo 



Ora, de acordo com esta notícia, 90% do passe do jogador é do milionário russo Dmitry Rybolovlev, nada mais nada menos do que o proprietário do Mónaco...


João Moutinho, Fábio Coentrão, Wallace, Fabinho, Bernado Silva, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, Gil Dias, Berbatov, Falcão ou James são alguns nomes negociados por estes artistas. Dá mesmo para rir.

Só que a história não acaba aqui...

Danilo acabou mesmo por ir para o Valência por empréstimo do Sporting de Braga. Empréstimo de uma época e o Valência ficou com opção de compra por 15Milhões que tem que ser exercída até ao final deste mês.

Entretanto, já se começam a sentir as movimentações para a próxima época. Segundo o ElDesmarque de Valência, o clube quer a renovação do empréstimo mas o Sporting de Braga só aceita vender.


Se gostaram destes "negócios" vão ainda gostar mais do próximo.

Só vales um Euro!


Danilo não foi o único atleta a chegar do Brasil com "intervenção divina" de Jorge Mendes, na pré-época de 14/15. Em Julho de 2014, o jovem central Wallace de apenas 19 anos foi vendido pelo Cruzeiro que recebeu 5,7 Milhões pelos 60% do passe que detinha, numa transferência que totalizou os 9,5 Milhões de Euros.

Em entrevista a um jornal Brasileiro um mês depois de ter chegado a Portugal, Wallace confirmou que a transferência tinha sido intermediada por Deco e que o seu passe tinha sido comprado por uma empresa do universo Gestifute. (link da notícia)

O que é certo é que o jogador durou pouco mais de um mês em Braga, tendo sido emprestado ao ...Mónaco. Mas a história não fica por aqui.

Segundo o contrato divulgado pelo Footballeaks o Sporting de Braga comprou 100% do passe do jogador por 1€.


(link da notícia)

Segundo o contrato divulgado, os direitos económicos do defesa brasileiro, na altura com 19 anos, estavam divididos em duas partes, pertencendo 90% à Gestifute, do empresário português Jorge Mendes, e 10% à Macar, uma empresa brasileira com sede no Rio de Janeiro, representada na assinatura do contrato por Mauro Carvalho.

Confusos? Vamos recapitular.

1) Cruzeiro detêm 60% do passe do jogador Wallace. Não era conhecido na altura os detentores dos restantes 40%.

2) Gestifute gasta 9,5 Milhões e compra a totalidade do passe. Pelo caminho ficam 10% cedidos à Macar. (Gestifute 90% + Macar 10%)

3) O Sporting de Braga compra a totalidade dos direitos desportivos do jogador por 1€

4) Jogador chega ao Braga e não chega a fazer um único jogo oficial. É logo emprestado ao Mónaco.

É caso para dizer "Limpinho, limpinho"


Tudo o que está neste post foi publico. Agora imaginem a teia que envolve todos estes negócios e que vai sendo coberta pelos interesses instalados...



Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

6 comentários:

  1. Isto é uma pouca vergonha e a nossa comunicação social nada diz e nada fala. Vergonha!

    ResponderEliminar
  2. Grande trabalho...mais uma vez !
    Realmente as teias estao bem montadas para fugir aos TPO.
    Realmente estamos na presença de uma grande lavandaria
    M pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficamos à espera de ver por quanto é que wallace é vendido ao Monaco !
      M Pereira

      Eliminar