quinta-feira, 21 de abril de 2016

Os "penhorados" da Porta-18 e a época do "desinvestimento"



Os Penhorados


A imprensa nacional e nomeadamente o jornal Diário de Notícias (link) passou a informação errada de que o Benfica "deu 11 jogadores como garantia em empréstimos bancários".  

De acordo com o prospecto das Obrigações de 50M (2016-2019) são 16 os jogadores com classificação de "penhorados". Uma equipa e 5 suplentes à moda antiga.



Mas as dificuldades não se ficam por aqui...

Mais 50 Milhões em Obrigações


Vamos lá explicar de forma muito simples o que é uma obrigação. As obrigações são títulos representativos de um empréstimo contraído pelo emitente da obrigação (Benfica SAD), os quais podem ser subscritos pelos investidores em parcelas do valor total do empréstimo. Aos investidores serão pagos os juros acordados e a devolução do valor "emprestado" na maturidade. Neste caso em 2019.

O Benfica lançou as suas primeiras obrigações em 2004 no valor de 15 Milhões de Euros. Desde essa altura na data de vencimento, as obrigações são pagas aos investidores e são lançadas novas obrigações de valor superior às anteriores para que possam liquidar capital e juros. Uma autêntica bola de neve.

Fica o histórico:

BENFICA SAD 2007 (Março 2004) - 15 Milhões
BENFICA SAD 2010 - (Março 2007) - 20 Milhões
BENFICA SAD 2013 - (Março 2010) - 40 Milhões
BENFICA SAD 2016 - (Abril 2013) - 45 Milhões
BENFICA SAD 2019 - (Abril 2016) - 50 Milhões

Uma "brincadeira" de 15 Milhões já vai nos 50 Milhões em 15 anos. Para além desta primeira "leva" de Obrigações, o Benfica lançou no ano passado mais 45 Milhões de Obrigações com propósito de "consolidação do passivo num prazo mais alargado, através do refinanciamento de empréstimos bancários que entretanto se venceram."


Ou seja, 45 Milhões + 50 Milhões = 95 Milhões

São 95 Milhões que o Benfica terá que pagar entre Junho de 2018 e Abril de 2019. Outro empréstimo obrigacionista poderá ser a solução. O que é certo é que o problema nunca mais se resolve.

O Sporting e o Porto também lançaram obrigações e ainda estão em vigor. Que o Sporting de Bruno de Carvalho não tenha tido ainda a oportunidade de resolver este problema, julgo que é compreensível. 3 anos de mandato é ainda um curto período de tempo para ganhar bases para começar a "eliminar dívida", ainda para mais com o clube na situação em que se encontrava. Já o mesmo não se pode dizer dos outros rivais, cujas administrações das SAD´s são as mesmas desde o início das sociedades. Vieira é presidente da SAD do Benfica desde 2002, ainda no tempo da presidência de Vilarinho. É preciso perceber que estes "problemas" foram criados pelos próprios. 

Não deixa de ser curioso que estes são os "negociadores implacáveis" que vendem "traques por preço de craques". Com tanto dinheiro a entrar não deixa de ser interessante perceber que nunca é canalizado par estas situações...

Mas vamos desmontar mais um pouco de propaganda.

A época do "desinvestimento"




Esta época fica marcada por dois soudbytes do Benfica. A "mudança de paradigma" e o "ano do desinvestimento". Dos muitos propagandistas do Estado Lampiânico, há um que se destaca claramente. Segundo o "artista", o Benfica gastou para esta época 18,6 Milhões. Vamos a contas:


Só por este quadro se percebe a falta de transparência do Benfica nas suas contas. A verde estão os valores confirmados oficialmente pelo clube. A amarelo estão as informações que recolhi através dos contratos do Footballeaks. A vermelho estão os valores que a comunicação Social divulgou.

Notas:
1 - 800 mil euros custou o empréstimo de Mitroglou. Se o Benfica quiser ficar com o jogador terá que pagar mais 7 Milhões
2 - Benfica comunicou no prospecto das Obrigações que gastou após 31 de Dezembro, 12,068 Milhões. Benfica comprou 4 jogadores neste período (Dálcio, Jovic, Saponjic e Grimaldo). É só subtrair e chegar ao valor do Dálcio.

De salientar que não se sabe quanto é que custou Pelé, Marçal ou Scholl contabilizados neste "estudo" como zero. 

O que é certo é que lá se foram 41,7 Milhões. E ainda há que somar a contratação de Franco Cervi, apesar de só chegar na próxima época (5,6 Milhões). Já vamos nos 47,2 M... e ainda há os milhões gastos em Carrillo...

 

E o Porto?



O Porto é um clube transparente nesta vertente e como podem verificar gastou cerca de 48 Milhões até Dezembro. O ReC relativo ao mercado de inverno ainda não é conhecido, por isso, faltam neste quadro jogadores como Marega, José Sá e Suk que em termos globais e pelo que se disse na imprensa devem ter custado cerca de 6/7 Milhões elevando os gastos para perto dos 55 Milhões de Euros.

E o Sporting? 



Transparência total nas contas leoninas com todos os valores a serem divulgados pelo jornal do clube e nos ReC. O Sporting gastou esta época em contratações, pouco mais de 11 Milhões de Euros. Uma diferença enorme para a "época de desinvestimento" do Benfica. O Sporting gastou menos 36 M do que o Benfica e 44 Milhões a menos do que o Porto.

Em 3 épocas e desde que Bruno de Carvalho assumiu a direcção do clube gastou 32 Milhões de Euros (3 épocas inteiras). Só nesta época os rivais gastaram mais do que o Sporting nas últimas três.

"Ó Sousa Martins, sejamos sérios e a penhora da Doyen?


Acho que já todos os Sportinguistas perceberam que as notícias recentes sobre a Doyen e o Sporting são uma mera operação de branqueamento das dificuldades encarnadas. Estamos a falar de uma decisão que já vêm do final do ano passado. Gosto particularmente que a designação usada para reinventar notícias seja a mesma que vinha sido utilizada e bem no caso dos 16 jogadores encarnados.


Não deixa de ser curioso que o jornal que deu mais destaque ao branqueamento seja o jornal oficioso do Porto. Dá sempre jeito "meter carvão" nos rivais, ainda para mais numa altura em que os sócios contestam as negociatas de Pinto da Costa e seus pares. Poder dizer "são todos iguais" dá um certo aconchego ao adepto portista...


Se calhar o jornal Ojogo e principalmente os portistas, dever-se-iam preocupar mais com o cumprimento do Fair-play financeiro da UEFA do "seu" clube. Podem saber mais sobre este assunto num post que fiz sobre o assunto (cliquem aqui).

Sobre este assunto o jornal Ojogo nem uma linha escreve. Por que será?


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

26 comentários:

  1. Os Lampiões é um buraco sem fundo, no dia que o presidente sair de lá vai deixar um buraco que não sei como é que o vão tapar. Do nosso Sporting já estamos ao nível dos ordenados que eles pagam. Não sei se é um detalhe a acompanhar ou se o fazemos porque podemos e não gastamos tanto dinheiro em vendas, luvas e maroscas...

    Dá me a entender que a próxima época também já está a ser preparada e talvez por ai se justifique estes valores de salários (estar a um bom nível na LC e campeonato) mas fico sempre com algum receio que estejamos a gerir no limite.

    Este ano por exemplo tenho essa sensação, apesar de se o perceber. Possibilidade de titulo, eleições próximas e algumas coisas que correram menos bem: LC, Carrillo a custo zero (pelo menos para nós), doyen... assim como tivemos outras boas noticias NOS.

    Agora não me dá a entender que o problema das VMOC's esteja a ser acautelado e nós também temos as nossas bolas de neve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por partes:

      Vencimentos: O Sporting tem neste momento valores relativos aos vencimentos muito próximos dos do Benfica. Não é nenhum problema. Como se pode verificar em cima o Sporting gasta muito menos em contratações. Em 3 anos Bruno de Carvalho gastou 32 Milhões em jogadores. Só esta época o Benfica gastou 47,2M. Há que ter em conta que o Sporting tem as suas contas equilibradas e que não gasta mais do que o que recebe. Foi assim nas duas primeiras épocas de BdC e só não acontece este ano devido à questão Doyen. De salientar que as receitas estão a aumentar muito. Basta ver o nº de espectadores em Alvalade. Para além disso há a questão da NOS e da entrada direta na Champions praticamente garantida (faltam 3 pontos).

      O problema das Vmoc´s está ainda bastante distante. Para já seria importante liquidar as Obrigações que temos para 2018(30M). A continuar neste nível de rigor acho que somos capazes. Se não for possível eliminar por completo os 30M em 2018 pelo menos baixar esse valor para metade lançando por exemplo novas obrigações de 15M e em 2021 eliminar por completo.

      Eliminar
    2. E se me poderes esclarecer esta situação. O Sporting tinha dado durante um período de tempo (não sei quantos anos) a um Banco as receitas do estádio (nomeadamente os bilhetes), agora não sei qual. Como está esta situação? e durante quanto tempo isto se vai manter?

      Para além destes valores também que vi das contratações dos clubes, faltava ver eras os prémios de assinatura e comissões aos agentes explicitas. Porque para mim, o que acontece no Benfica e no Porto já não me chateio, até porque até com colegas digo há muito tempo (desde o inicio do processo da Doyen ao Sporting), que eles se preocupem com os seus clubes que nem eles sabem onde estão metidos.

      E para finalizar boa continuação :) muito bom trabalho

      Eliminar
  2. A Bola em 16 de Março noticiou em primeira página que Júlio Cesar renovaria até ao fim do mês (do mês de Março, leia-se). O fim do mês já passou e o JC está por renovar. Qualquer jornal que se prese, que tivesse dignidade profissional não deixaria de repudiar ter sido enganado pelo benfica e ter por isso enganado os seus leitores. Mas não. A Bola não é um jornal com dignidade profissional. É um jornal de lampiões controlados por Vieira para o lampião em geral. Limpar o chão com o profissão de jornalista é o dia-a-dia destes papeis que se atrevem a chamar de jornais.

    Isto para dizer em fim que na comunicação desportiva não há verdade nenhuma. Há a Bola e o Record a disputar quem é o mais lampião e o Jogo no bolso do porto.

    JRamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles estão "mortinhos" por arrumar com o Julinho...

      Eliminar
    2. Só duas correcçãos: "preze" em vez de "prese" e "enfim" em vez de "em fim". De resto vai ser engraçado ver as cambalhotas para justificar os atrasos ou até o cancelamento da renovação. O que vale ao Vieira é que não há dignidade profissional nos jornales (erro propositado potque não chegam a "jornais") desportivos.

      JRamos

      Eliminar
    3. Afinal o Julio Cesar renovou ou não?

      Eliminar
  3. Boa Noite,

    Muito bom o artigo como de costume.
    Meu amigo, tem alguma tabela onde tenha a evolução do activo/passivo desde que o Orelhas entrou para as galinhas?
    E uma relação dos favorecimentos que as galinhas já tiveram esta época?

    ResponderEliminar
  4. Isto sim é informação útil, pertinente e baseada em factos verdadeiros. Parabéns Mister por mais este grande trabalho.

    ResponderEliminar
  5. O Sporting tem praticamente tudo penhorado, mas só tem de pagar lá para a frente. O Porto só alguns activos e 50% do estádio, e está bem tramado num futuro próximo. O Benfica já só tem o estádio para penhorar, e tem uma dívida enorme.

    Não estão assim tão diferentes uns dos outros em termos de penhores. Na verdade, estão todos falidos. Só o Sporting tem uma situação sustentável. Os contractos com as operadoras irão prolongar o Benfica e o Porto por mais alguns anos, por isso duvido que os contractos sejam rasgados pela autoridade da concorrência. O Benfica ia logo direito para a falência.

    ResponderEliminar
  6. Onde anda o lampião do Bruno que queria saber das finanças do SLB !!??? Ehehé
    FALIDOS ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou sem tempo.
      Financas do sporting e porto não me interessam. Só do Benfica.

      Em relação ao Benfica estou sem tempo mas mto havia pa dizer.

      Mas deixo um reparo o mister espalhou-se ao comprido. Meteu na tabela jogadores que foram contratados em 14/15 e jogadores que foram contratados em 15/16.

      A análise que ele faz é logo errada à partida.

      Mas sim há algo que ele tem razão, o Benfica voltou a investir muito mais que o Sporting. Não houve grande desinvestimento, pois claro. Afinal de contas o Benfica tem muito mais receitas que o Sporting.

      Eliminar
    2. Pois a falta de tempo é complicada...

      Antes de escrever convém fazer o trabalho de casa, para não se espalhar ao comprido... TODOS OS JOGADORES INDICADOS FORAM CONTRATADOS PARA A ÉPOCA 15/16.

      Ainda gostava de saber quais são os jogadores da tabela que foram comprados em 14/15...

      Fico a aguardar.

      Eliminar
    3. Fazer um post todos os dias sobre o Benfica atacando-o em todas as direcções é fácil.

      Mas defende-lo de todos os ataques é complicado, pois requer trabalho de investigação para confirmar se todos os dados estão correctos.

      Concordo plenamente antes de escrever é necessário fazer o trabalho de casa e foi isso que o Mister não fez.
      Basta ver que Carcela foi contratado em 14/15, para jogar na época de 15/16, tal e qual como o Cervi foi contratado em 15/16 para vir jogar na época 16/17.
      Por parte o JJ não foi antes para o Sporting, senão o Carcela teria sido discutido pelo Sporting também.
      Certamente que basta este nome para poder chegar a todos os jogadores que foram contratados em 14/15 e não em 15/16 como aparece na tabela.

      Em relação ao empréstimo obrigacionista é sem bem-vindo uma alternativa de financiamento com juros mais baixos que os empréstimos bancários e de duração com um prazo maior que os bancários...se o total da divida tiver uma taxa media de juro 10% ou 5% siginifica que ter agora 50M a 4.25% baixará consequentemente os milhões de dívida que devemos anualmente. Infelizmente nos não temos perdões de juros da nossa dívida.

      Ha pessoas que dizem aqui neste blogue que vão andar a colocar de parte 13M por ano para pagar as VMOC's? Ou seja quando tiverem lucros de 13M nao vão investir ?
      Ter cerca de 130M em VMOCs é bom porque são muitos milhões que têm que ser pagos a muitooo longo prazo e não contam para o passivo.

      Quanto paga o Sporting juros? Qual é a dívida do Sporting ?
      Quanto paga o Porto em juros? Qual é a dívida do Porto ? Seria interessante saber isso. O passivo do Benfica é consolidado logo não é possível comparar, além do passivo da SAD ser maior. Melhor comparar o Scp e fcp pa ver a diferença de tratamento

      Eliminar
    4. Obviamente o Carcela foi contratado para a época 15/16. O facto de ter sido contratado antes do termino do período relacionado com o ReC 14/15 não é para aqui chamado. Por isso é que o contabilizei o Cervi à parte neste estudo como pode verificar em cima. Mas se quiser fazer contas de "tabeneiro" faça à vontade. Tire de lá o Carcela e o Cervi e fica com um montante de 38,2 Milhões.

      Mais do que o Sporting gastou em contratações em 3 épocas.

      O Benfica só em vendas ao Valência fez 85 Milhões. Dava perfeitamente para liquidar as obrigações. Pelo menos uma.

      O Sporting tem o seu caminho e tem 10 anos para liquidar as VMOC´s. Vocês tem 3 anos para liquidar as 95 Milhões em Obrigações. Coisa pouca, já para não falar no papel comercial...

      A diferença entre o Sporting e o Benfica é muito simples. Bruno de Carvalho têm que limpar a porcaria que outros lhe deixaram, enquanto que Vieira continua a fazer "porcaria" e os sócios do Benfica continuam a bater palmas. Mas isso é problema vosso. Nós tivemos a capacidade enquanto sócios de mudar.

      Outra vez as "tretas dos perdões"?

      http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/01/estado-lampianico-vmocs-concorrencia.html

      Eliminar
    5. Com o porto o mister foi buscar os valores ao relatório e contas, sendo todos relativos à mesma época. Com o Benfica já não foi buscar o valor ao relatório e contas nem eram todos relativos à mesma época.
      Com o valor no relatório e contas e prospectos de empréstimos obrigacionistas é fácil comprovar o valor total por época.
      Só é complicado saber quanto custou aqueles jogadores cujo valor é menor de 500mil, mas esses é pa serem negociados logo de seguida com empréstimos...no entanto a informação é conhecida e o valor de amortização de cada ano tb. Está lá tudo, inclusive com os prémios de assinatura e comissões.

      Tretas de perdões? Lá terei assim, que tiver tempo, contradizer o mister e prometo que apenas irei basearme em relatórios e contas do Sporting e outros documentos disponíveis na CMVM, impossíveis de refutar.

      Vocês são o máximo em manipular informação. Mas a verdade é como o azeite. Espero depois não ser censurado. Fica prometido

      Eliminar
    6. Todos os jogadores comprados pelo Porto para a época 15/16 foram adquiridos no exercício 15/16. Logo estão lá discriminados.

      Então diga lá "pelas suas regras" quanto dinheiro o Benfica gastou em aquisições esta época?

      Não misture assuntos. Um de cada vez. Continuamos com as transferências e depois passamos para o que quiser.

      Eliminar
    7. Muito bem. Falarei apenas de transferências:

      Meu caro, as minhas regras são simples. Cada alho no seu bugalho.

      Todos os jogadores contratados numa época desportiva dizem respeito a uma época desportiva, mesmo se o jogador apenas vier para a próxima época. Como tal o Carcela e o Bilal e o Taarabt dizem todos respeito à época de 14/15.

      Quer saber quanto se investiu em 14/15 ? Não temos nada a esconder!

      49.565.000

      Quer saber mais ?

      2013/14 –> 40.476.000

      2012/13 –> 53.722.566

      2011/12 –> 47.420.796

      2010/11 –> 49.750.505

      Nas últimas 5 épocas anos foram mais de 240Milhões investidos em pernas... E o Sporting ? Bem nas 3 épocas 32Milhões looooool e nas outras duas Mister? Aposto que fica bem longe dos 240Milhões.
      Quando o Benfica vende fá-lo porque tem custos elevados com a compra de jogadores também obviamente e devido ao seu passivo pois claro.
      Mas uma coisa é certa, ninguém ganha o campeonato consecutivamente, e chega consecutivamente longe na Champions sem se reforçar bem cada época.

      Um Clube que quer ser a Maior Potência desportiva, que quer ser campeão todos os anos e apenas investe 32 Milhões ? O Sporting como não tem cão caça com gato (ou seja pilim).

      O Benfica tem investido em pernas e o Sporting não... Basta ver que o JJ na entrevista que fez há pouco tempo falou em Matic, e não em William Carvalho para dar exemplos de jogadores que se tornaram jogadores de classe Mundial ! ;)

      ps: E este ano façamos as comparações quando investiu o Sporting em jogadores ? Quando investiu o Benfica ? Logo à partida quem reune mais condições para chegar mais longe em todas as competições ? Para o ano quem terá o maior orçamento ? Quem reunirá mais condições para ser campeão ? :)

      Eliminar
    8. errata:

      nos últimos 3 anos* (ou seja presidência de Bruno de Carvalho)

      Isso faz portanto um média de +/-10M por época em investimento para a equipa de futebol do Sporting.

      Só o Samaris custou quase tanto como o investimento do Sporting numa época(fazendo a média). Epa é o mesmo que falar de ferraris e (retirando a expressão do Jorge Jesus) e dum Volkswagen :)

      Não é por acaso que o JJ diz que vocês têm cultura de formação e não de campeão.

      Eliminar
  7. Muito bom Mister!
    Não dê descanso a essa gente!
    Uma questão: Que planos tem o SCP para liquidar as VMOCS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto é um problema grande que o Sporting tem que resolver, mas ainda é muito cedo para falar nisso. Apesar de ser um valor enorme (80M+55=135 Milhões) só vencem em 2026 pelo que temos margem para lidar com o assunto. Como disse em cima, o importante nesta fase será encontrar uma solução para liquidar os 30M de obrigações em 2018.

      Eliminando os 30M de Obrigações e pagando uma emissão de VMOC e renovando a outra pode ser uma solução. Veremos o que vai acontecer. 10 anos é muito tempo.

      80M+55M

      Eliminar
    2. Quanto ao prazo das VMOC's; apesar de ser distante, a verdade é que, também é um valor impossível de lidar num curto espaço de tempo sem ser a solução do costume de empurrar para os próximos anos. Certamente haverá inúmeras formas de resolver esse problema e, provavelmente, passará por uma redução faseada. Se houver interesse em resolver esse problema. Se começasse-mos a juntar agora teríamos de meter de parte 14M/ano. Claro que não me parece que seja esta a melhor solução.

      Tenho ideia de ter ouvido na entrevista de Carlos Vieira Entrevista de Carlos Vieira que a questão das Obrigações era uma forma de diversificar o risco estando presentes em outras formas de financiamento (espero não estar a fazer nenhuma incorreção ou grande deturbação dos termos) e por isso não me parece que faça parte da estratégia desta direção reduzir esta verba, sobretudo enquanto temos as VMOC's.

      Vamos ver....

      (https://youtu.be/3e-xeYo5C8Q)

      Eliminar
  8. Mister continue este seu excelente trabalho de serviço público, sempre escrevendo artigos baseando-se em notícias/factos e nunca entrando no campo da opinião. Desta forma este seu blog é credível e desmascara toda a podridão do futebol português. Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  9. Muito bom post,mas a melhor parte disto tudo é ter o bubu do guerra a fazer comparaçoes orçamentais com os que estao ou estavam com eles na champions,é de partir o bazalto todo,so para tentarem justificar o injustificavel e para que os seus adeptos pensem que ele foram la com trocos lutar com bayern´s e afins.
    Mais um vez um bom post,espero que continue,relativamente aos do norte,com o fim da era pintinho o fim do porto esta perto e isso ja é visivel.

    ResponderEliminar