segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O "Esquiça" volta a atacar! - Uma "apitadela" de autor



A ambiente pré-nomeação

 

Primeiro que tudo convêm perceber a envolvência do jogo e a sua importância para o campeonato. À partida sabíamos que:

- Jogo entre uma equipa que joga para o título e outra que joga para a Europa. Desde logo um encontro apetitoso para as transmissões televisivas internacionais, por isso bastante representativo da qualidade do nosso futebol. 
- Para o Benfica a deslocação a Paços de Ferreira seria um dos jogos mais importantes e difíceis desta recta final de Liga. Ainda para mais quando estamos a 15 dias de um derby. Uma derrota em Paços de Ferreira poderia significar um eventual adeus ao título, caso o Sporting ganhasse ao Boavista. Para além disso, o Porto ganhando ao Moreirense ficava em 2º lugar com os mesmos pontos mas com a vantagem no confronto directo.
- Para o Paços este jogo seria também muito importante. Os pacences estavam no 6º lugar, numa jornada em que o 4º e 5º jogavam entre si e poderia haver a possibilidade de subida para o 5º lugar.  Mas ainda há a questão de Arouca, Rio Ave e Belenenses conseguirem passar o Paços na classificação.

A nomeação


A opção por um arbitro internacional seria o mais lógico e aconselhável para um jogo desta importância. Não sendo este um critério infalível porque sabemos como funcionam as escolhas para internacionais (post sobre o assunto basta clicar), seria sempre o melhor dos critérios.

No limite, um arbitro que estivesse a fazer uma grande época também poderia ser uma escolha razoável. Um Internacional ou um arbitro a fazer uma boa época seria o mínimo que se poderia pedir a Vítor Pereira. Julgo que todos estamos de acordo em relação a isto.

A escolha recaiu em Jorge Ferreira. Uma vez que não é internacional só pode estar a fazer uma grande época dirá o leitor... ERRADO!!!

O jornal Record elabora todas as semanas um ranking de classificações dos árbitros. Este ranking, tem por base as notas atribuídas pelos jornalistas de Record, Correio da Manhã, ABola e Rádio Renascença que fizeram a cobertura das partidas. Não sendo uma classificação oficial é o melhor que temos para aferir das prestações dos árbitros. Vejamos em que lugar está o Jorge Ferreira.


Vigésima posição em vinte e quatro árbitros, antes desta jornada. Aposto que vai subir muito na classificação esta semana...

Eu já tinha falado deste apitador, na altura da sua nomeação para o jogo em Setúbal. Felizmente o Sporting fez uma das melhores exibições da época e goleou por 6-0. Vejam por favor o post que fiz sobre essa nomeação, e ai podem verificar a má época que o "Esquiça" tem feito. (Cliquem aqui)

Para além de não ser internacional e de estar a fazer uma péssima época, o Sr. Jorge Ferreira é um fervoroso adepto do Benfica. Confrontado com o assunto...

(link do artigo do jornal Expresso de Fafe. O artigo tem menos do que um mês)


Obviamente não é crime os árbitros serem adeptos de um determinado clube, nem tão pouco será considerado crime que todos os jogos apitados ao "seu clube" acabem com a vitória do mesmo, dê lá por onde der... São as chamadas "coincidências"...

 

100% Eficácia








Por falar em "coincidências" há outro artista com registo igual. Tenho que fazer uma pesquisa, porque ainda deve haver mais artistas com o histórico impecável. Fica o artigo sobre Manuel Mota. (link)

O "apitador" sem medo!


Em Alvalade foi capaz de marcar um penalty contra o Sporting logo aos 5min, num jogo que o Sporting perdeu frente ao Estoril. No Dragão também não teve medo e foi capaz de expulsar um jogador do Porto aos 25min de jogo num empate a zero contra o Boavista.


O seu desempenho na Capital do Móvel

 

Ficou por assinalar um penalty a favor do Paços de Ferreira, o Benfica chega ao 1-2 antes do intervalo através de uma penalidade inexistente e no 1-3 há falta de Jardel sobre o defesa pacense. Isto usando o critério que tirou 4 pontos ao Sporting nos golos anulados frente a Boavista (Slimani) e Rio Ave (Coates).

Mas o mais inacreditável foi a dualidade nos lances de penalidade. No lance onde há de facto penalty a favor do Paços o "artista" mostrou amarelo por simulação. No lance onde marcou penalty a favor do Benfica há simulação do Jonas. Há ainda uma outra simulação de Jonas na área do Paços que o arbitro não considerou como faltosa mas também não deu amarelo por simulação.

Mas quem explica isto bem é o narrador do jogo na transmissão para o Reino Unido da BTSports.




Jonas o "piscineiro" 

 

Os dois saltos para a piscina de Jonas "piscinas" são dignos de participação no concurso de saltos dos Jogos Olímpicos. Se os juízes presentes no concurso dos Jogos do Rio de Janeiro forem Jorge Ferreira, João Capela ou Manuel Mota, Jonas arrisca-se mesmo a ganhar uma medalha de ouro para a equipa da casa.

O que diz o regulamento em relação aos "piscineiros"?


Ora, segundo os regulamentos os "piscineiros" levam no mínimo um jogo de suspensão. 

A punição por "salto para a piscina" só por uma vez foi executada. Na altura Lisando Lopez, avançado do Porto foi castigado por um jogo por ter simulado um penalty no clássico frente ao Benfica. O "oficioso" do carnide até usou a palavra batota...



Até Rui Costa concorda...



De salientar, que a Comissão de Disciplina da Liga ( na altura era a Liga que decidia), resolveu instaurar um processo sumaríssimo por "conta própria". Com o "artolas" do Ricardo Costa (Presidente do órgão na altura) nem era preciso o Carnide reclamar...

O clássico onde Lisando simulou a penalidade foi jogado a 8 de Fevereiro de 2009. 52 dias depois foi castigado com um jogo de suspensão. Se o CD levar o mesmo tempo a decidir Jonas falhará pelo menos um jogo em meados de Abril. (yeah, right, como se a CD fosse instaurar algum processo).

Mais logo poderíamos estar a festejar uma vantagem maior sobre os rivais em caso de vitória frente ao Boavista. Assim o melhor que podemos fazer é continuar a lutar pelos 3 pontos em disputa e pensar jogo a jogo. Uma coisa é certa, os apitadores não deixam o Sporting descolar. Já tinha acontecido no Nacional vs Porto com dois penaltys por assinalar a favor do Nacional e no mítico jogo entre o Vitória de Guimarães e o Carnide, onde valeu tudo. Para além de 3 penaltys que ficaram por assinalar a favor do Vitória o Xistra ainda se deu ao luxo de insultar o técnico Sérgio Conceição.

Assim fica difícil...

Para registo futuro, quero apenas dizer que João Capela ainda não apitou o Benfica esta época e está a ser guardado para esta fase final de Liga. Provavelmente para o derby...


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

6 comentários:

  1. Nop. O capela é para um joguito de semana na Europa, onde pode fazer o seu trabalho eficiente e discretamente. Para o sporting Benfica dá demasiado nas vistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse era o "modus operandi" da época passada. Esta época vale tudo. Dê por onde der, custe a quem custar. O Paixão apareceu com um propósito claro nesta altura. Contudo, tiveram o azar de o Sporting ter estado bem e ter marcado cedo. Ainda tentaram com o golo mal anulado ao Ruiz mas não havia hipótese nesse jogo. O Sporting foi dominador por completo.


      O Capela vai aparecer em jogo grande. Ou no derby ou no jogo do carnide com o Braga. Provavelmente aparecerá também num jogo fora do Sporting. Talvez na última jornada com o Braga..,

      Para hoje prevejo uma boa arbitragem. Por acaso o Rui Costa parecer-me um tipo honesto.

      Eliminar
  2. Sou dos que prevê um do duo "Mota & Capela". Penso que o Paixão funcionou como um balão de ensaio, tipo, "não há perseguição, até o Paixão fez uma boa (?) arbitragem", pelo que o vitó fica com as mãos limpas para nomear quem lhe der mais jeito.

    ResponderEliminar
  3. A falta de vergonha não é de quem manda no futebol. É a comunicação social que não faz este tipo de estudos de evidências. Mas também não poderia fazer de outra forma. Eu sei como resolveria certos assuntos. Saudades do Bobby, tareco e guarda Abel.

    ResponderEliminar
  4. Olhem lá quem é que foi nomeado para o próximo jogo do venfique. E agora olhem lá quem é que está em ultimo lugar da lista:
    https://3.bp.blogspot.com/-ZaqVPIWWi6o/VsrzfbOUWVI/AAAAAAAABPU/5tR4g2-oWBo/s1600/tabela.png

    Ah pois é :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanha vou fazer um post sobre as nomeações em que esse tem de ser um dos pontos em destaque.

      O Vitinho não brinca. O Cosme vai para a Luz que é para garantir que nenhum dos 3 jogadores do carnide que estão à bica levam amarelos...

      Eliminar