terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

De "avioncito" ou de "Barcos" a viagem continua rumo ao tão desejado Título!




5 contratações e um regresso. Foram estas as apostas do Sporting para atacar o título nacional. Fica a análise ao plantel e o agradecimento a Montero.

Baliza



A saída de Marcelo Boeck, abre espaço para Azbe Jug mostrar o que vale. As más exibições do brasileiro no último ano e meio não deixam saudades. Uma eventual lesão de Patrício poderia deixar a equipa em dificuldades, mas por certo o Jug não será pior do que o nível que Marcelo tem apresentado nos últimos tempos. Poupou-se um vencimento.

Laterais




Um reforço para a esquerda (Marvin Zeegelaar) e outro para a direita (Ezequiel Schelotto). Relativamente à lateral esquerda parece-me que a gestão foi brilhante. O titular Jefferson tem mercado e poderá sair no Verão, por isso nada melhor do que contratar já um eventual substituto para se ir ambientando. Tenho gostado do que tenho visto do Marvin e com Jonathan emprestado ao Boca temos boas soluções para a próxima época.

Na direita, não acho que o Schelotto tenha muitas condições de jogar no resto da época. O contrato é de curta duração e veremos o que acontece até ao final da época, mas com um jogador como João Pereira, que está em grande depois de um início de época difícil e ainda com Esgaio parece-me que o galgo vai ter pouco terreno para desbravar. De qualquer forma a posição está segura por agora. Na próxima época poderá ser necessário retocar o sector.

Centrais




Ao contrário do que muitos leões pensam, julgo que Jesus esteve absolutamente genial nesta questão central. Tobias está fora de combate e dificilmente jogará mais esta época na equipa principal. Ewerton não tem estado bem em termos físicos, o que é uma pena depois da exibição de nível mundial que fez contra o Benfica na Taça. Restavam Paulo Oliveira e Naldo como verdadeiras opções. Coates precisará de algum tempo para perceber as ideias de Jesus e enquanto aprende há Semedo que fez a pré-época com a equipa e está pronto a jogar. Se Coates se adaptar bem e se tornar real reforço podemos ter também os problemas resolvidos para o eixo da defesa na próxima época.

Meio campo


Tudo na mesma. Qualidade a rodos e ainda há Semedo em caso de necessidade para a posição 6 e o regresso de Paulista nos próximos tempos depois da lesão.

 

Alas




Muitas e boas opções. Um mix de jogadores irreverentes como Gelson, Matheus e Mané e jogadores cerebrais como Ruiz, João Mário e Bruno César que tem provado toda a sua valia.

Apoio ao PL


Mais uma vez muita qualidade e várias soluções. É curioso que quando jogam os 3 "cerebros" Ruiz, João Mário e Bruno César há a possibilidade de irem rodando ao longo do jogo no trio de posições que apoiam o Slimani, como aconteceu em Setúbal e em Paços. Depois há ainda Mané e o Teo que podem fazer a posição.

 

Matador



3 matadores com Slimani à cabeça chegam perfeitamente. Veremos como se vai adaptar o argentino, mas as suas características são as que considero mais adequadas para ter no banco e resolver um jogo nos últimos minutos. Um autentico panzer. Teo também pode ser opção como homem mais avançado ou fazer dupla com Slimani. Quanto à idade não me incomoda minimamente. Também houve um "reformado" argentino que chegou ao Sporting e foi gozado por tudo e todos e depois foi o que se viu. Que tenha a mesma alma e sorte que o nosso "matador".

Fica a recordação:




Obrigado Montero!



94 jogos e 37 golos. Foi este o saldo de Montero no Sporting. O facto de ser o terceiro melhor marcador do Sporting contando apenas os jogadores que ainda estão em actividade demonstra a sua categoria. Só é superado por Wolfswinkel e Slimani ambos com 45 golos. Montero viveu o seu momento alto no Sporting quando levou a final da Taça de Portugal para prolongamento com um golo nos descontos. Uma competição que o Sporting viria a ganhar nas grandes penalidades. Fica o momento:


As opiniões dividem-se entre os leões sobre a saída de Montero. Na minha opinião o Sporting acabou por fazer um bom negócio, assim como o jogador que irá assegurar a sua tranquilidade financeira com um contrato milionário. É preciso perceber que Montero não era uma opção de primeira linha para Jesus. Mesmo quando Teo esteve ausente, Montero não conseguiu ser titular. A ficar e ser 3º/4º escolha julgo que a transferencia beneficia todas as partes.

Em termos financeiros o Sporting faz um bom encaixe que nas minhas previsões dará para acabarmos novamente a época com resultados financeiros positivos sem termos que recorrer à venda de nenhum dos "craques" o que é uma excelente notícia.


Agradecer novamente a todos pelo enorme apoio que tenho recebido. Todos tem sido incensáveis no apoio ao blog. Peço desculpa no tempo de resposta às solicitações dos leitores, mas é dificl gerir tudo. Posso demorar mais um pouco a responder mas todos terão resposta.O "Mister do Café" já vai com mais de 800 "clientes" no Facebook. Se ainda não fazem parte da família no facebook e no twitter podem começar já  a fazer. Está tudo no canto superior direito do blog. Rumo ao milhar!!!

6 comentários:

  1. Excelente post Mister. Achei curioso teres posto o video de Acosta, porque quando anunciaram o Hernan Barcos, lembrei-me logo do nosso grande Matador. Esperemos que se adapte, e espero também que o Teo ponha a cabeça no lugar e faça aquilo que tão bem sabe.

    O meu maior medo, para além do castigo a Slimani, era a questão dos centrais. Estamos outra vez a sofrer golos em todos os jogos e isso é preocupante, está a faltar estabilidade na zona central da defesa. Penso que em parte, a falta de estabilidade defensiva deve-se á muito má forma de William.

    Continua o bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estando o Slim em condições de jogar estamos tranquilos. O Teo pode ser importante é terá mais responsabilidade do que o Barcos. O caso do Acosta é curioso. Na primeira época não rendeu mas na época seguinte foi fundamental. Aquele golo ao Porto após passe do secretário demonstrou toda a sua categoria. Veremos o que o Barcos pode fazer. Em termos defensivos há uma quebra mas também tem que ser vista do ponto de vista das circunstâncias de jogo. Contra a académica o primeiro golo foi uma lance estudado de bola parada e o segundo foi irregular. Ainda para mais Semedo regressou à equipa e o Naldo acabou por ser substituído. No jogo com o Tondela jogamos muito tempo com 10, sofremos de pênalti e no fim do jogo não conseguimos controlar o esforço. Estou certo que daqui para a frente às coisas ficarão mais tranquilas em termos defensivos.

      Eliminar
  2. Em comentário ao inicio do último parágrafo digo que quando se tem um blog com a qualidade deste, tudo se perdoa...

    Relativamente às aquisições e dispensas, vamos ver se, depois de termos andado nas nuvens com "avioncito", com Barcos não "metemos água" e vamos ao fundo.

    Atendendo às actuais circunstâncias parece-me muito difícil que nos aguentemos à superfície (a pressão tem sido enorme).

    Vai ser preciso um Sporting "a remar" a todo o vapor com todos os sportinguistas a fazer ouvir a sua voz, sabendo, à partida, que só ultrapassaremos o Cabo do Adamastor se ao Cabo da nossa Esperança entregarmos a nossa ALMA, em prol da nossa Glória, apoiando incondicionalmente, mar afora, a equipa.

    Dizem as críticas que estamos em fase descendente (deixem-os falar) quando, de facto, não fora aquele imperdoável "deslize" contra o Tondela (inadmissível) e estaríamos bem à tona e estes raios (atordoadas) não fariam sentido.

    Por outro lado enaltece-se os rivais da luz, mas não fora "o berço" (colinho) em Guimarães com vários penaltis não assinalados contra os encarnados e outro galo cantaria no galinheiro.

    Verdade desportiva? Ainda tenho a "gosme" atravessada.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Incrível como se opina sobre um jogador sobre o qual nada se sabe, zero. Estou a falar do Jug. Espero que as coisas tenham sido feitas de forma responsável, o que à primeira vista não parece (se Patrício nos falha..)

    Tivesse saído o Teo para entrar este Barcos, estava feliz da vida.
    Montero, não compreendo. Um talento destes por 5M é absurdo é deitar dinheiro fora. Ou então está a faltar dinheiro para pagar salários..
    E mesmo Tanaka, apesar de jogar pouco, era uma solução de recurso, que agora não existe.

    Enfim, vamos ver. Mas não adorei o dia de ontem.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Mister, em que te baseia para dizer que estamos equilibrados este ano? Acho que ainda devemos estar 20-25 milhões negativos. Contando com a Doyen, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos próximos tempos quando sair o ReC do 2ºtrimestre farei uma análise mais aprofundada. Baseio-me apenas e só na minha percepção sobra a forma como o clube foi gerido nos ultimos anos e nos negócios que vão sendo feitos (aumento receitas TV+publicidade camisola; aumento espectadores no Estádio etc).Obviamente não tenho dados concretos, mas estou convicto que vamos acabar a época no verde.

      Eliminar