quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Abram alas para o Benfica - "Os verdadeiros donos disto tudo"



Cada dia que passa, aparece mais um "caso" que demontra bem quem é que é "o dono disto tudo". Hoje quero falar-vos do adiamento do jogo entre o Benfica e o Braga, originalmente marcado para dia 10 (próxima quarta).

Para quem não sabe, os calendários competitivos são definidos antes do começo oficial das temporadas, por forma a que as equipas possam efectuar o devido planeamento das épocas. E não são definidos à toa. Há datas para todos os compromissos contando com todas as competições de clubes e de selecções. Vejamos agora o que acontece cá no burgo.




Começo pela análise à jornada deste fim de semana:

A Jornada 21


Sporting vs Rio Ave (Segunda, Dia 8)

O líder Sporting, joga com o Rio Ave em Alvalade na próxima segunda-feira. O último jogo dos leões foi no Sábado contra a Académica e o jogo após o Rio Ave será no fim de semana seguinte, logo não há motivo nenhum da parte do Sporting para que o jogo se realize numa segunda feira. Do ponto de vista do Rio Ave as coisa não são bem assim: Jogaram no fim de semana passado mas tem um compromisso para a Taça de Portugal a meio desta semana (amanhã), logo justifica-se o jogo na segunda feira, certo? Errado!!! Mais à frente explico porquê...

Porto vs Arouca (Domingo, Dia 7)

O Porto joga hoje para a Taça e tem jogo marcado para Domingo no Dragão contra o Arouca. Depois do jogo com o Arouca o Porto só volta a jogar no fim de semana seguinte na Luz. Aqui tudo certo.

Belenenses vs Benfica ( Sexta, Dia 5)

O Belenenses tem o calendário livre para jogar em qualquer dia deste fim de semana. O Benfica tinha jogo marcado para dia 10 (Quarta) contra o Braga. Apesar disso, poderia perfeitamente jogar em Belém no Sábado e mesmo no Domingo estaria perfeitamente dentro dos regulamentos.

Braga vs Estoril (Segunda, dia 8)

O Estoril tem o calendário livre para jogar em qualquer dia deste fim de semana. A situação do Braga já é diferente porque tem jogo amanhã contra o Rio Ave para as meias da Taça de Portugal e depois a meio da semana seguinte (quarta, dia 10) tinha a meia final da Taça da Liga contra o Benfica.

Aqui é que está o problema. O Braga joga amanha (4), na segunda (8) e na quarta(10). Segundo os regulamentos não é possível jogar no dia 8 e depois no dia 10, porque são necessárias 72 horas de intervalo entre jogos.

Uma solução poderia passar por colocar o jogo contra o Benfica para a Taça da Liga no dia(11), mas isso depois gerava um conflito com o calendário do Benfica que tem Champions a 16 e antes tem um jogo da Liga. Logo era impossível e esta não era uma solução válida. E aqui é que é o ponto. Este raciocínio é o que estes "artistas" querem que o "povo" faça. E de facto assim não há hipótese, tem que se adiar o jogo. 

Quem perde e quem ganha com o "esquema"?


Sporting - Desde logo, joga numa segunda feira às 19:00 Horas. Se o dia já é péssimo para ir ao futebol por todos os motivos conhecidos, pior fica quando se marca um jogo para estas horas. Eu gostava de perguntar aos senhores da Liga quem é que paga a previsível "fraca" assistência num jogo neste dia e a estas horas quando comparada com um jogo ao fim de semana? E alerto já os Sportinguistas para o fim de semana que ai vem. Vão ser 3 dias completos de "Benfica é líder do campeonato" "Sporting está em quebra", entre outras pérolas nos jornais, televisões, rádios e afins...

Benfica - Transforma uma semana que deveria ter 3 dias de descanso antes do clássico para 7 dias limpinhos, limpinhos para preparar o jogo. Até vai dar para dar folga aos jogadores neste fim de semana.

Porto - Deixa de jogar contra uma equipa que segundo o calendário deveria ter muito menos tempo de recuperação do que o Porto, para jogar com uma equipa que tem muito mais tempo de recuperação.

"Ah e tal falas muito mas não havia outra forma de resolver o assunto. O calendário é impossível"


Uma simples alteração e ficava tudo resolvido. Bastava que Braga e o Rio Ave jogassem hoje a primeira mão da Meia final da Taça tal como acontece com o jogo do Porto com o Gil Vicente e estava tudo resolvido. Porque raio foi marcado o jogo para amanhã?

Vejamos como ficariam os calendários dos clubes envolvidos:

Braga:
(31-Boavista para a Liga) Domingo
(3-Rio Ave para a T.Por) Quarta
(7-Estoril para a Liga) Domingo
(10-Benfica para a T.Liga) Quarta
(14-Marítimo para a Liga) Domingo

Rio Ave:
(31-Setúbal para a Liga) Domingo
(3-Braga para a T.Por) Quarta
(7-Sporting para a Liga) Domingo

Benfica:
(5-Belenenses para a Liga) Sexta
(10-Braga para a T.Liga) Quarta
(13-Porto para a Liga) Sábado
(16- Zenit para a Champ) Terça

Porto:
(3- Gil Vicente para a T.Por) Quarta
(7-Arouca para a Liga) Domingo
(13-Porto para a Liga) Sábado

Sporting:
(30- Académica para a Liga) Sábado
(7-Rio Ave para a Liga) Domingo

Resultado desta simples alteração: 

1- O Sporting passaria a jogar durante o fim de semana chamando mais adeptos ao Estádio. 
2- O clássico entre Porto e Benfica seria jogado a um fim de semana dando oportunidade a ter mais gente no estádio e a acolher gente de todo o país sem terem que faltar às suas obrigações profissionais. 
3 - Calendário respeitado e finalistas da Taça da Liga conhecidos. 
4 - Ninguém saia prejudicado, porque as regras e a verdade desportiva eram respeitadas.

É nestes pequenos "pormaiores" que se fazem todas as diferenças. E até deixo um exemplo: Dos grandes, o Porto foi o clube que fez mais jogos em Janeiro (9 jogos) São jogos uns atrás dos outros sem tempo para descansar. É duro? Obviamente que é! Mas quem quer estar em todas as competições tem de estar preparado para a sobrecarga de jogos. E não podem andar uns com estas sobrecargas de jogos e outros a adiar jogos para "quando der jeito"...

Curiosamente desses 9 jogos, o Porto perdeu 4 jogos, empatou 1 e ganhou 4.

Ficam os dias em que Porto teve que jogar em Janeiro:

2 - Sabado
6 - Quarta
10-Domingo
13-Quarta
17-Domingo
20-Quarta
24-Domingo
27-Quarta
30-Sabádo

O "caso" do Nacional



No jogo do início do mês de Janeiro na Choupana entre o Benfica e o Nacional tivemos mais um episódio do nevoeiro nesta Liga. Corria o 7º minuto de jogo quando o arbitro interrompeu a partida devido à fraca visibilidade. Nesse mesmo dia, os dirigentes do Nacional, sabe-se lá porque (digam-me os leitores), aceitaram realizar o resto do jogo (quase todo) no dia seguinte, quando não tinham nenhuma obrigação regulamentar. E porque é que o Nacional não tinha que aceitar esta situação? Simples. Porque tinha um jogo agendado para meio dessa semana e nunca poderiam ser cumpridas as questões regulamentares das 72 horas de descanso. O Nacional acedeu à pretensão do Benfica mesmo sabendo que iria ficar prejudicado (A equipa teve que fazer a viagem para o continente e jogar cerca de 50 horas depois do jogo com o Benfica). A Liga e Federação fecharam mais uma vez os olhos e seguimos para bingo! Tudo limpinho, limpinho, limpinho...

Resultado da brincadeira para o Nacional. Foi eliminado por uma equipa da II Liga das meias finais da Taça de Portugal, mas por certo ganhou algo. É que "não há almoços grátis", tirando os do kit Eusébio. Mas esses nem valor comercial tem...

Agradecer novamente a todos pelo enorme apoio que tenho recebido. Todos tem sido incansáveis no apoio ao blog. Peço desculpa no tempo de resposta às solicitações dos leitores, mas é difícil gerir tudo. Posso demorar mais um pouco a responder mas todos terão resposta.

O "Mister do Café" já vai com mais de 800 "clientes" no Facebook. Se ainda não fazem parte da família no facebook e no twitter podem começar já  a fazer. Está tudo na barra lateral direita do blog. Rumo ao milhar!!!


14 comentários:

  1. quando vejo este tipo de artigo, so posso concluir que ha mt boa gente com demasiado tempo livre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artigo incomoda, não incomoda? Parece que sim, sobretudo para aqueles que estão mais preocupados com o que os outros fazem,(e se calhar para ler este artigo o "unknown" até o fez em hora de trabalho) e não interessa o conteúdo, a pesquisa a análise que é aqui feita.

      PS: Aproveito para dizer que eu estou reformado e tenho todo o tempo do mundo

      Aguenta coração de leão.

      SL

      Eliminar
    2. O esclarecimento incomoda sempre alguns que preferiam muito mais reinar no meio da ignorância alheia... Nós sabemos!...

      Eliminar
    3. Quando o Benfica ficou prejudicado com o jogo adiado na Madeira ja não foi problema para si não é? este artigo cheira a medo e choro. Sobre comentar no meu trabalho ou não, fica sabendo que por acaso a esta hora não costumo estar no escritório, e tenho meu proprio laptop para o work por isso não se preocupe...

      Eliminar
  2. Parabens pelo artigo,andamos todos atentos amigo.SL

    ResponderEliminar
  3. afinal o benfica porto foi marcado para sexta feira. o que altera um pouco alogica do post.
    O estranho é o porto aceitar esta antecipação para sexta, quando joga apenas na quinta....

    ResponderEliminar
  4. Não esquecer que o Belenenses (próximo adversário do SLB, já na sexta-feira), já jogou nesta semana, na segunda, no Funchal (onde geralmente as condições climatéricas levam a adiamentos de jogos para o dia seguinte), contra o Marítimo.
    Belenenses faz, assim, 2 jogos na mesma semana para a mesma competição.

    E quando o Sporting foi à final da Taça Uefa e era líder da Liga Portuguesa não vi esta abertura para adiamentos dos jogos (o CSKA teve essa tolerância por parte do seu país). Pormenores...

    malhe neles, Mister!

    ResponderEliminar
  5. Quando vejo este tipo de artigo só posso estar grato por haver no meu clube gente que consegue ser muito mais atenta que eu! Obrigado! Força SPORTING!

    ResponderEliminar
  6. Por acaso ainda está fresca na memória a recusa de alteração da data de um jogo do Sporting com o Guimarães há um ou dois anos nas proximidades de um jogo da UEFA... Eles são, de facto, directa ou indirectamente os donos disto tudo...

    ResponderEliminar
  7. Ainda hoje me lembrei do caso tal como o expos...sem tirar nem pôr!

    ResponderEliminar
  8. Mister, quanto a:
    "E alerto já os Sportinguistas para o fim de semana que ai vem. Vão ser 3 dias completos de "Benfica é líder do campeonato" "Sporting está em quebra", entre outras pérolas nos jornais, televisões, rádios e afins..."
    Pode ser que fiquem indispostos com os pastéis, que nem tenham vontade de sair de casa no fds...
    SPORTING!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que era bonito! Mas contra o Benfica C não acredito minimamente. O mais certo é voltarem a levar um cesto como aconteceu na primeira volta...

      SL

      Eliminar
  9. nisto dos 2 pesos, 2 medidas, temos outro caso giro: o união-braga, disputado numa 2f, em que o união não pôde utilizar o andré moreira porque a selecção ia ter compromissos e ele tinha de seguir para esses compromissos. lá está: se isto tivesse acontecido ao slb, e não ao união, o jogo não tinha sido adiado? ah pois é!!!

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar