terça-feira, 26 de janeiro de 2016

EXCLUSIVO - O sistema das "Apitadelas" nos últimos 10 anos



Primeiro que tudo pedir desculpa aos leitores por ontem não ter colocado o post, mas por motivos de saúde de um familiar não foi mesmo possível. Não foi ontem mas vai hoje.

Fiz um estudo sobre as expulsões nos 3 grandes durante últimas 10 épocas e meia e os resultados são conclusivos. Fiz uma divisão temporal de quatro períodos para que a análise possa ser feita de forma mais clara. Vejamos:

 

1ª FASE - Confronto de Presidentes ( Fase das caixas douradas em Carnide)

 


Nesta primeira análise vamos ter apenas em consideração as épocas onde Bruno de Carvalho, Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa coincidiram nos cargos de presidente. Serão por isso analisadas as épocas 2013/2014, 2014/2015 e a época atual. Curiosamente este período abrange a fase em que o Benfica oferece aos árbitros as famosas caixas douradas. Vejamos se os 750.000,00 € (250.000,00x3) foram bem investidos...

Começamos com um quadro resumo das expulsões nesse período temporal:

Quadro de expulsões nos grandes

 - Neste período, o Sporting recebeu tantos cartões vermelhos diretos quantos os dos rivais JUNTOS. (6 cartões). Destaque para o Benfica que apenas viu um cartão vermelho direto. Sabem que foi o arbitro que mostrou esse cartão vermelho? Marco Ferreira, o mesmo arbitro que foi "despromovido" e que já denunciou publicamente todo o esquema do apitamento nacional. Engraçado não é?

- O Sporting é o clube com mais cartões vermelhos recebidos através de um duplo cartão amarelo. São 9 cartões contra 3 de Benfica e 3 do Porto. Ou seja, Benfica e Porto JUNTOS tem 6 cartões vermelhos mostrados por acumulação de amarelos enquanto que o Sporting tem uns incríveis 9.

- No cômputo geral o Sporting teve 15 expulsões neste período enquanto que os rivais juntos tiveram 12 expulsões. Em termos percentuais, 56 % das expulsões dos grandes vão para jogadores de verde e branco.

Vejamos agora o que acontece em casa dos grandes neste período:

Quadro de expulsões nos grandes nos jogos em casa

- Em casa o panorama é ainda mais "avassalador". E não escolhi a palavra ao acaso. Vejam lá quantas expulsões tem o Benfica em casa neste período? Zero, zilch, none, zip, rien, niets, nichts, niente. Nem uma para amostra. De facto avassalador.

O Sporting tem 4 expulsões por vermelho direto e o Porto tem duas. Ou seja, o Sporting tem 4x mais vermelhos diretos do que o Benfica e o dobro das do Porto. 

- Vermelhos por duplo amarelo o Sporting é mesmo a ÚNICA equipa com situações do género. Em Alvalade não há perdões para ninguém. No Dragão e na Luz da-se sempre um "jeitinho"...

- No cômputo geral de expulsões em casa mais uma vez o Sporting domina. 7 expulsões contra duas do Porto. Do Benfica nem vê-las.

 

2ª FASE - Desde que Vítor Pereira assumiu a presidência do Conselho de Arbitragem da FPF

 

 

 

Vítor Pereira assumiu a presidência do Conselho de arbitragem da FPF em 2011 por isso esta análise será feita desde essa altura até hoje.

Quadro de expulsões nos grandes

- Neste período o Sporting liderou mais uma vez no que diz respeito a cartões vermelhos diretos (9 vermelhos diretos enquanto que os rivais ficaram-se pelos 7 no caso do Porto e 5 no caso do Benfica.

- Onde a "coisa" descamba mesmo é nos duplos amarelos. O Sporting mais uma vez recebe mais duplos amarelos do que os rivais JUNTOS. 17 contra 16.

- No cômputo geral o Sporting teve umas impressionantes 26 expulsões, quase tantas quantos os rivais juntos (28). Reparem bem no equilíbrio entre Porto e Benfica e a distância a que o Sporting fica deles.

Vejamos agora o que acontece em casa:

Quadro de expulsões nos grandes nos jogos em casa

- Em casa, mais uma vez se demonstra a facilidade que há em expulsar um jogador do Sporting com vermelho direto. Mais uma vez o Sporting tem mais expulsões por vermelho direto que os rivais JUNTOS. 5 contra 4.

- Finalmente um rival com número idênticos aos do Sporting. Neste período Sporting e Benfica tiveram 5 expulsões em casa por acumulação de amarelos. Curiosamente o Porto nos últimos 5 anos tem apenas uma expulsão por acumulação de amarelos em casa.

- No cômputo geral de expulsões em casa mais uma vez o Sporting domina. 10 expulsões contra outras 10 dos rivais JUNTOS.


3 -  Pós EURO 2004 e durante o "apito dourado" até que Vítor Pereira assumiu a presidência do Conselho de Arbitragem da FPF

 



Esta análise vai desde a época 2004/2005 até à época da entrada de Vítor Pereira na FPF

Quadro de expulsões nos grandes 

- Mais uma vez o Sporting é o mais penalizado mas com números quase iguais aos do Benfica. Reparem no equilíbrio entre o clubes lisboetas em todas as vertentes. O Sporting neste período teve 35 expulsões e o Benfica 34. Agora vejam os números do Porto. Apenas 22 expulsões, num período em que Bruno Alves e Jorge Costa fartaram-se de distribuir "fruta". Já para não falar na outra fruta...

Quadro de expulsões nos grandes nos jogos em casa

Analisemos agora as expulsões em casa. O Sporting como habitual lidera em todas as vertentes. Mais vermelhos diretos, mais duplos amarelos e obviamente mais expulsões. Nesta fase nota-se claramente um equilíbrio maior entre Sporting e Benfica. Por esta altura o Porto limpava as frutarias todas...


4ª FASE -  Resumo das últimas 10 épocas e meia



Vejamos agora o quadro resumo de todos os períodos que analisei.

Quadro de expulsão nos grandes

- Como não poderia deixar de ser o Sporting é o clube com mais cartões vermelhos diretos. Contudo até consegue haver um certo equilíbrio. O Sporting "apenas" tem mais 5 cartões vermelhos diretos do que o Porto e mais 4 do que o Benfica.

- Já no que diz respeito ao numero de duplos amarelos o desnível é muito maior. O Sporting tem MAIS DO DOBRO do que o Porto.

- No cômputo geral o Sporting tem 61 vermelhos, depois segue-se o Benfica com 49 e o Porto bem lá para trás com apenas 35.

Vejamos o que aconteceu em casa dos grandes:


Quadro de expulsões nos grande em jogos em casa


Mais um vez Sporting na frente. Quer nas expulsões por vermelho direto (12) contra 13 dos rivais JUNTOS. Nas expulsões por duplo amarelo também lidera e obviamente no total das expulsões em casa.

A vantagem dos números é que estes não mentem. Em todos os periodos analisados o Sporting foi sempre a equipa mais penalizada com expulsões. Depois há duas fases distintas que demonstram quem de facto domina a arbitragem. Numa primeira fase o Porto dominou por completo com "frutas cafés com leite, etc" e desde a chegada de Vitor Pereira à FPF o Benfica tem um claro ascendente. De salientar que desde que Bruno de Carvalho chegou à presidencia do Sporting os apitadores estão ainda mais amigos do recreativo da roda e do milhafre lá do bairro de carnide.

O "Café do Mister" já passou os 500 likes no facebook. Vamos lá em busca do milhar. Se ainda não são fãs do estaminé podem fazê-lo no topo lateral direito do blog. Aproveitem o embalamento e sigam o Café no Twitter. Obrigado a todos!!!

39 comentários:

  1. Mister, primeiro que tudo, as melhoras do seu familiar. Desejos de uma franca e rápida recuperação.
    Os meus parabéns por mais um grande post.
    Há que denunciar esses "vassalos" e que a voz nunca lhe doa e a mão nunca se canse de escrever.
    Abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Mário.

      Não se preocupe que eu apenas estou a aquecer os motores. Ainda há muito para escrever. Sem tréguas!

      Abraço
      SL

      Eliminar
  2. excelente trabalho, muito obrigado :)
    com os penaltis tb seria muito bom. mas é pedir demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema dos penaltys é que não há dados disponíveis para consulta.

      Eliminar
  3. Não uso o facebook mas aqui posso dizer, grande trabalho !

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Este post vai dar que falar. é o mais importante que já escreveste. As implicações disto sçao enormes. Isto é a prova de que o sitema funciona e é decisivo. está preto no branco.

    Francisco Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É interessante, mas por si só não prova nada. Podem simplesmente dizer que o Sporting jogava menos futebol e era mais faltosa.

      Eliminar
    2. Para essa teoria basta apontar os dados desta época. O Sporting é de longe a equipa que melhor joga e mesmo assim já leva 3 expulsões.

      Eliminar
    3. Angelo, acho que não percebeste o post. Falamos de 10 anos. à medida que as arbitragens foram virando para as antas ou luz, por lá foram ganhando campeonatos. e entre SCP, SLB e FCP, trocaram treinadores, presidentes, jogadores, etc. O que interessa é a manobra dominante dos árbitros. nao percebes? o factor decisivo sao os arbitros. coincide exactamente: mudam os arbitros, muda o campeao. o que perde nos arbitros, perde no campo. nao parcebes???

      Eliminar
    4. Se o factor decisivo são os árbitros, porque pagam 5 milhões ao treinador?! Fds, este trabalho vale muito pouco! Se fosse sobre números de bem expulsos e mal expulsos até podia dizer alguma coisa, assim diz pouco. É natural que quando uma equipa tem piores jogadores faça mais faltas, ou quando uma equipa não tem o jogo ganho que seja mais agressiva. O sporting esta época está a jogar melhor futebol que o habitual, mas mesmo assim a época ainda vai a meio, é curto para tirar conclusões. Também, apesar da melhoria de futebol, muitos jogos foram ganhos no fim, o que pode levar a um aumento de agressividade. Joguem à bola e vão ver que vão começar a ganhar mais. Aliás, assim que passaram a ter treinador e jogadores melhores já estão em primeiro!

      Eliminar
  5. Como se costuma dizer... o algodão não engana!

    Este estudo é o retrato fiel da última década do futebol português: uma clara tentativa de "eliminar o Sporting da equação".

    Mais importante ainda se torna focarmos o nosso alvo na conquista do título nacional está epoca!

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Excelente trabalho!!!

    E nem vamos mencionar o número de jogadores excluídos por atingirem o nº limite de cartões amarelos. Basta ver o nº ridículo de cartões que o Nani, William, Adrien tiveram na época passada e os números dos cartões dos defesas do slb. É rara a vez que Luisão e seus pares têm de parar por terem atingido o limite de cartões.
    Esta época, há jogos em que não levam nenhuma cartolina.

    ResponderEliminar
  8. O simples facto dos 4 pontos seguintes acontecerem no mesmo período:

    1. entrar o Vitor Pereira
    2. alterar-se o clube que vê menos cartões (do porto para o benfica)
    3. o domínio do futebol português mudar-se das antas para a luz
    4. O Sporting ser SEMPRE o mais prejudicado com ou sem Vitor Pereira

    Explica o Futebol Português dos últimos 20 anos.

    ResponderEliminar
  9. Boas Mister,
    Grande trabalho!! Para os penaltis realmente é difícil, mas para os golos de penalti podes encontrar essas estatísticas no maisfutebol por exemplo. Essas já dariam uma ideia dos penaltis assinalados ;)

    Abraço e continua!!!

    ResponderEliminar
  10. Excelente trabalho mais uma vez.

    ResponderEliminar
  11. Expulsões de adversários também daria uma análise interessante, se calhar ainda mais avassaladora que esta...

    Isso e os amarelos, a favor ou contra. Sabemos que os amarelos servem para castigos, e para condicionar o jogo dos amarelados.

    Parabéns, Mister!

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pela análise. Além destes dados claros existem as situações que são difíceis de transformar em números e que tanto condicionam. Quem vai a Alvalade nota logo se o boi do apito vem com ela lançada ou não... As faltinhas apitadas, o perder tempo dos adversários com permissão árbitro, o não dar a lei da vantagem.... Tantas maneiras de desequilibrar a balança.... Farto de corrupção! Temos que ser enormes para sermos Campeões! SL

    ResponderEliminar
  13. Bom trabalho e melhoras do familiar.

    Achei interessante o facto do Benfica não ter nem um expulso (directo ou acumulação de amarelos) em casa nos últimos 3 anos. Quando é que começaram os vouchers mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está um ponto que acho importante realçar: durante os vouchers houve ZERO expulsões de jogadores nos jogos em casa!

      Eliminar
  14. Não percebo a repetição de épocas na segunda fase... não faz sentido, até porque as duas épocas que não coincidem (2011/12 e 2012/13) são radicalmente diferentes daquilo que se verificou na primeira fase.

    Mike, o mecânico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a primeira fase é relativa à comparação entre presidentes. A segunda fase é uma análise onde entrem as épocas em que Vitor Pereira é o Presidente do CA da FPF

      Eliminar
    2. Sim, mas os anos dos três presidentes são tão diferentes dos dois primeiros anos de Vitor Pereira como presidente que tenho dificuldade em encontrar alguma coerência na segunda fase... uma análise rápida diz que com a entrada de Bruno de Carvalho, o Benfica passou a ser beneficiado mas isso não faz sentido, por isso alguma coisa se terá passado.

      Mike, o mecânico

      Eliminar
  15. gostava de indicar que vitopereira é presidente do CA desde agosto de 2006.
    substituiu luis guilherme.

    http://www.apaf.pt/noticias/?p=3&id=89

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, só que a estrutura da arbitragem passou para a FPF em 2011 e foi ai que o "sistema Lamapiânico" entrou em acção substituindo o "sistema da frutaria".

      Eliminar
  16. E quanto aos castigados por séries de amarelos? É outra maneira de roubar!!

    ResponderEliminar
  17. Grande moca Mister ,excelente trabalho;esses FDP aziados e corruptos que ponham os olhos neste estudo...isto sim é estatística verdadeira.Continue o seu bom trabalho e viva o SPORTING.

    ResponderEliminar
  18. Seria interessante, ter um comparativo da média de expulsões e Amarelos dos 3 clubes nas competições europeias.
    A ver se fora de casa a tendência se mantinha (a la Enzo Perez !!!)

    ResponderEliminar
  19. Mister do Café,

    que tal, tu e o Artista do Dia se juntarem num só blog fazendo um híbrido "O Artista do Café"?

    Tanto tu como o Artista do Dia têm informação bastante pertinente e conseguem desmontar aquilo que toda a comunicação social e televisões tentam montar para agradar às massas e aos senhores que gerem as suas carreiras.

    SL


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe um dia isso não possa acontecer. Nesta fase o importante é todos remarmos para o mesmo lado e sendo eu um novato na blogosfera já consegui perceber que existe uma grande união entre todos para ajudarmos o Sporting e denunciarmos o que muitos querem sacudir para debaixo do tapete.

      Eliminar
  20. Bom post mister. Vê-se bem o trabalho fenomenal da estrutura em inclinar o campo do lado azul para o vermelho. Apenas um reparo: Quando no quadro referente às expulsões em casa nas últimas 3 épocas afirma que o Sporting tem 4x mais que o benfas, essa afirmação não é correta. Seriam 4x mais se o benfas tivesse uma expulsão. Mas eles têm zero, bola, nada.... e o quádruplo de nada... Pormenor matemático...

    ResponderEliminar
  21. Boas,

    Sigo o teu trabalho há algum tempo Mister, e quase vejo a minha cabeça toda no que toca ao futebol, em forma de blog escrito por mim, claro com as devidas diferenças. Por maior que seja a vontade de por vezes, tal já são os anos de saturação (especialmente os últimos anos) de ver a mentira, a desonestidade, e outros adjetivos serem espalhados como pão nosso. Isto por um lado é muito mais que futebol, e envolve outras coisas, mas a nossa mensagem têm de continuar firme. O mais imparcial possível, mostrar apenas outra visão (não tentar mesmo provar algo) e que as pessoas pensem por si. Normal haver sempre tendencionalismo, afinal somos Sportinguistas. Mas quanto o menos fizermos, mais dificíl é a argumentação para outros e maior capacidade de reflexão interior, o que deverá ser a nossa missão. Maior reflexão, só traz a verdade ao de cima. E essa 'verdade' têm estado grande parte do tempo do nosso lado.

    Sabes..quando mostro alguns artigos teus ou outras ideias/fontes, a amigos benfiquistas, há sempre a mesma reação invariavelmente. Suponho que os teus amigos benfiquistas com que fales disto a sério, sejam iguais aos meus no fundo. Argumentam em bom tom, mas sempre procurando ligar o Sporting com algo errado. Ou seja, se houver algo errado com eles, que se procure uma justificação de outro lado. Olhas no olhos deles e no fundo eles sabem, mesmo que não o admitam, parcial ou totalmente. Ou como não os vês a fazer o exercício de auto-critíca que fazes ao Sporting, com certeza, em relação aos senhores do Croquette quando ainda chefiavam as nossas hostes, e por demais era óbvio a cada ano que passava dos 15/17 que lá estiveram. Se nós o fazemos mas eles não fazem com o próprio clube (no que me apercebo, são mesmo muito poucos lá fora e na 'web') por vezes dá vontade de desistir ou de ir ao extremo, porque percebemos que de fato, as estratégias que são postas em prática, resultam sem espinhas. Nem vamos falar, da média da população, sem desprimor para ninguém, que aceita o que lhes é dado.

    Somos educados no mundo em que reina o "dividir para reinar". Libertares-te de uma paixão clubística é impossivél para muitos. O Sporting não é intocável também, e tu sabes disso com certeza. Mostrares isso a outros obriga a outro tipo de racíocinio e uma maior auto-crítica deles para as suas hostes do que seguir o que o maioria faz, seja de que clube for, e seguir a lógica de ataque e desvalorização constante, é assim todas as indústrias do entretenimento ou desporto lá fora. Os valores socais que são promovidos mexem com tudo isto, e solidificam o "dumbing-down". E isso em teoria trará um futebol nacional melhor para TODOS, e quem sabe uma sociedade melhor, menos reação e critíca, mais reflexão e respeito.

    Eu por exemplo acho que em 2002, fomos extremamente ajudados (outros tempos diretivos), pese termos sido a melhor equipa. Muitos jogos nessa época vi-os em Alvalade. 16 penálties de 42 golos do Jardel. Esquecendo subjetividades por agora, eu pergunto-lhes..'Se em 2002 acho que não é bem legítimo, diz uma data do vosso clube que aches o mesmo" Até hoje de muitos, apenas UM disse "2005". Os outros baralham-se todos com ginásticas verbais ou coisas como "São todos iguais, só merda.", e eu farto-me de rir. É divertido, acredita. Mas só é porque são meus amigos. Porque depois eu lembro-me da "maioria", e penso: fodasse, é tudo tão triste.

    Espero que um dia não chegues ao dia que queiras parar. Tipos como tu e o Artista do Dia entres outros, são importantes neste mundo de desinformação.

    Um pensamento á parte.

    Para quando uma contabilização dos PK's e sua evolução? Não deverá andar muito longe desta.

    SL

    ResponderEliminar
  22. Mais um grande blog do Sporting. Tem tudo para se tornar num clássico como o Artista do Dia que é actualmente o melhor Blog leonino. Muitos parabéns, já consta nos meus marcadores. Só espero que a "pedinchice" de likes seja algo temporário. Com conteúdos destes esses likes vão aparecer organicamente, não é preciso pedir...

    ResponderEliminar
  23. MIster, este post é fabuloso. Grande trabalho, sem dúvida. Gostaria de o referenciar no meu Blogue(www.amorsporting.com) esperando que retribua o favor. Todos juntos temos que desmascarar o sistema do futebol português pois o que se está a passar é uma vergonha. Eu até gostaria de partilhar este post no meu blogue, sempre referindo o Mister(não tenho problema nenhum em promover blogues/sites/post´s de outros quando o merecem) pois penso que quantos mais passarmos a palavra do que sabemos e trabalhamos em prol do Sporting será extraordinário.
    O que me diz?

    ResponderEliminar