segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

"A montanha pariu um...Rui Barreiro"



Quando usamos a expressão "A montanha pariu um rato" estamos a fazê-lo num sentido pejorativo. Queremos indicar uma situação ou uma pessoa que muito prometeu e pouco cumpriu. Pensei em utiliza-la neste caso, mas rapidamente percebi que o pobre do rato não merece tamanho insulto. Nenhum rato merece a desonra de ser comparado com uma figura como a de Rui Barreiro. Proponho por isso, uma alteração ao provérbio popular entre os Sportinguistas. A partir de agora, para assuntos relativos ao Sporting a montanha terá sempre de pariu um Rui Barreiro. 

Bem, ou era este proverbio ou então tinha que usar outro "provérbio" que incluísse a palavra "pariu"... Se calhar até assentava melhor, mas vamos pelo que o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting utilizou. 


As declarações













No meio de tanta crítica destaco uma que demonstra o conhecimento da figura da actualidade leonina.

"O Sporting vai na terceira época com três treinadores diferentes. Por razoes que não se conseguiram saber, Leonardo Jardim esteve apenas uma época. Agora, Marco silva também não durou mais do que um ano. Jorge Jesus é um grande treinador e sportinguista."   

O homem nem sabe que o Leonardo Jardim foi "VENDIDO POR 3 MILHÕES DE EUROS". (link da comunicação à CMVM)

Depois de todas estas críticas, Bruno de Carvalho anunciou uma Assembleia Geral para Janeiro e onde o conselheiro Rui Barreiro teria todo o tempo do mundo para discursar e dizer tudo o que pensa sobre o estado do Sporting e as suas propostas.

A resposta foi pronta e cheia de peito: "Estou claramente inclinado, face à gentileza do presidente para com este associado, a aceitar o “convite”. Se tiver disponibilidade, tenho muito gosto em participar na Assembleia Geral, apesar de não ter muitas expectativas", isto no dia 29/12/2015

No passado dia 13 de Janeiro começou a perder as forças "Tenho alguns compromissos assumidos para esse dia [da assembleia] , mas assim que tenha condições irei."

No dia 15 perdeu as forças por completo "De facto, entendo ser possível um tipo de intervenção mais tranquilo e substantivo no Conselho Leonino do que na Assembleia Geral, órgão por norma caracterizado por uma dinâmica nem sempre adequada ao entendimento das ideias expostas". 

A música do Barreiro

 

 

O exemplo do passado

 

 (link com a notícia)

 

 Deixo um excerto interessante:


"Rui Barreiro é quadro do Ministério da Agricultura e ao mesmo tempo é sócio de uma empresa de projectos e consultoria que elabora candidaturas de agricultores e empresas agrícolas a apoios de fundos comunitários que são geridos pelo próprio ministério. Barreiro, que é inspector na Inspecção-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e foi secretário de Estado das florestas no anterior Governo socialista de José Sócrates, não quis prestar declarações, quando questionado se esta situação não é incompatível, nem dar qualquer outro esclarecimento.

Quando foi nomeado secretário de Estado, o militante socialista em Santarém era sócio da empresa que na altura tinha sede em Amora, Seixal. Em Outubro de 2011 é registada uma alteração da sede e do contrato de sociedade, passando a empresa a ter sede em casa de Rui Barreiro, em Santarém, e entrando como sócio o ex-director regional de Agricultura e Pescas do Centro, Rui Moreira, que exerceu funções na altura em que Barreiro estava no Governo. Ambos têm a gerência da empresa segundo o registo do Ministério da Justiça.

E mais uma...

 

(link da notícia)

A figura está mais do que apresentada, contudo para quem quiser investigar mais um pouco o que não faltam são histórias sobre a figura. Para não tornar o post muito maçador, julgo que já lhe conseguem tirar a pinta...

Quero deixar duas notas finais:

- Relativamente à decisão da Mesa da Assembleia Geral em propor a expulsão de Rui Barreiro do Conselho Leonino concordo por inteiro. Só perca por tardia. 

- Quanto ao conselho leonino e o pedido de extinção por parte de muitos Sportinguistas devo dizer que não concordo. As pessoas é que honram os mandatos. Se há pessoas no actual conselho leonino que não honram os cargos, os Sócios deverão na altura própria (eleições) escolher outros representantes.

Mais uma vez agradecer a toda a malta que ao longo deste primeiro mês de vida, tem passado pelo Café do Mister para tomar a bica/cimbalino. Se puderem dar um like no Facebook e no Twitter ajudavam o café a crescer. Está tudo no canto superior direito.

8 comentários:

  1. Uma vez mais, na mouche.

    Em relação ao CL também concordo, quem define a honorabilidade destes orgãos são os seus membros, que são sufragados aquando das eleições. A questão é que há sempre um papagaio ou outro que prejudica bastante a reputação do CL...

    Ainda na última AG, já não me recordo se o PMAG ou o Presidente, mas penso que tenha sido o Presidente, elogiou o CL e os seus membros em geral...
    No entanto, continuo sem entender: qual a importância deste orgão? Com que intuito foi criado? Está a cumprir os pressupostos que levaram à sua criação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O conselho leonino pode ser um importante órgão de consulta em matérias relevantes para o clube. Uma espécie de pré-assembleia geral. Neste momento a Direção do Sporting quando tem alguma matéria importante leva-a sempre a Assembleia Geral como foi o caso da Doyen, auditorias, etc.

      Este órgão do que sei tem reunido com frequência para analisar contas e tem sido consultado para decisões estratégicas do clube como a construção do pavilhão. Havendo gente competente no conselho podiam-se criar algumas comissões de acompanhamente a alguns assuntos, como as obras do pavilhão, estratégias de comunicação entre os conselheiros (alguns deles são figuras públicas e podiam vir a terreiro defender o clube em alguns casos. Ainda agora na questão da arbitragem o único "notável" que veio defender o clube foi o Dias Ferreira. Um conselo leonino activo poderia fazer este trabalho "sujo"

      Eliminar
  2. Este gajo foi eleito para o CL por que lista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim foi eleito na lista de Bruno de Carvalho. As próximas eleições também servirão para limpar alguns "cancros" caso Bruno de Carvalho concorra novamente, conforme espero e desejo.

      Eliminar
  3. Mais um bom trabalho Mister do Café. Parabens

    ResponderEliminar
  4. Bom post. Neste momento o conselho leonino tem diversas comissões com o intuito de estudar assuntos do clube e com interesse para o clube e dar a sua opinião, segundo me apercebi de umas palavras de presidente da AG. Neste momento, ao que penso, estão a fazer algo de útil para o Sporting e tratam-se na sua grande maioria de pessoas inteligentes e com vastos conhecimentos em vária áreas. Assim, também, não concordo com o fim do CL. SL

    ResponderEliminar
  5. Excelente como sempre a informação do Mister do café. Quanto a este "Rui" é mais uma daquelas maçãs podres que têm afundado o Sporting ao longo dos anos. Felizmente apareceu um Bruno de Carvalho. De outra forma já não sei onde andaria o SCP. Talvez a fazer companhia ao Belenenses.

    ResponderEliminar