terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Todas as respostas sobre o negócio do Sporting com a NOS

 

 

Qual o montante total que o Sporting irá receber?

São 515 Milhões de euros.

Então porque é que se fala em valores distintos? Uns dizem que são 446M, outros 515M. O que se passa?

O Sporting fez dois acordos. Um com a NOS e outro com a PPTV– Publicidade de Portugal e televisão, S.A. O acordo com a NOS vale 446 Milhões e o acordo com a PPTV são 69 Milhões. Ora , 446+69 = 515Milhões de Euros.

Mas porque é que é que foi necessário fazer dois acordos? 

Porque são entidades diferentes. A NOS é uma empresa e a PPTV é outra.

Quem é a PPTV– Publicidade de Portugal e televisão, S.A?

 E a empresa detentora dos direitos televisivos do Sporting até ao final da época desportiva 2017/2018. A empresa faz parte do grupo empresarial Controlinvest de Joaquim Oliveira. Estes direitos televisivos são depois "passados" para a Sporttv que é outra empresa do grupo. Tirando o acordo de hoje estava em vigor um acordo datado de 2010 na altura elaborada entre o Sporting e a PPTV na Presidência de José Eduardo Bettencourt.

 

Então esses 69 Milhões que o Sporting vai receber dizem respeito ao quê em concreto?

Dizem respeito aos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da equipa A de futebol sénior da Sporting SAD e direito de exploração da publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade para as épocas de 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018.

Mas isso já não estava contratualizado no anterior acordo com a PPTV? Quanto é que o Sporting ganhava?

 Estava. Nesse anterior acordo o Sporting recebia 15 Milhões por época até ao final da época 2017/2018. Ora, (2015/2016; 2016/2017;2017/2018) são 3 épocas desportivas. Ou seja, o Sporting receberia até ao final da época 2017/2018 o montante de 45 Milhões de Euros.

 

Qual a vantagem deste aditamento no acordo com a PPTV?

É simples. O Sporting passa a receber 69 Milhões de Euros quando anteriormente recebiria 45 Milhões no mesmo período e pelo mesmo "serviço". No mesmo período vamos receber mais 24 Milhões de Euros do que o que estava estipulado. 

Esses 69 Milhões serão distribuídos de forma uniforme ao longo dos 3 anos ?

Não há informação publica sobre o assunto. Só será possível perceber quando sair o Relatório e Contas.

Mas o Sporting já não recebeu da PPTV os 15 Milhões relativos a esta época ?


Segundo o Relatório e Contas do 1º Trimestre deste exercício o Sporting recebeu 3.750 Milhões de Euros. Supondo que os 69 Milhões de Euros serão distribuidos de forma uniforme ao longo das 3 épocas desportivas, o Sporting terá a receber até ao final deste exercício mais 19,25 Milhões.

Relativamente ao contrato com a NOS o que é que o Sporting está a vender?

1 ) Direito de transmissão televisiva e multimédia dos jogos e direito de exploração da publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade pelo período de 10 épocas desportivas com início em 1 de Julho de 2018. Ou seja, depois de acabado o contrato com a PPTV no final da época 2017/2018 começará novo contrato com a NOS nos mesmos moldes e durará por 10 épocas desportivas. Até ao final da época 2027/2028.

2) Direito de transmissão e distribuição do Canal Sporting TV, pelo período de 12 Épocas desportivas, com início em 1 de Julho de 2017. Ou seja, até ao final da época 2028/2029 a NOS terá o direito de transmissão e distribuição da Sporting TV.

3) Direito a ser o seu principal patrocinador, pelo período de 12 épocas e meia, com início a 1 de Janeiro de 2016.Ou seja, até 2027/2028.

Relativamente à Sporting TV só estará disponível na NOS?

Neste momento isso não está definido, tudo dependerá da politica da NOS. O que é importante salientar é que na NOS passará sempre a Sporting TV. Depois a operadora pode vender os direitos a outros operadores nacionais ou internacionais. Não me parece que a NOS ponha de parte distribuir para os competidores MEO ou Vodafone. É tudo uma questão de números.

 Onde vão ser transmitidos os jogos do Sporting?

A expectativa é que os jogos continuem a ser transmitidos pela Sporttv, uma vez que a NOS é accionista do canal onde detem 50% do capital. 

Os jogos vao ser transmitidos nos outros operadores?

 Por imposição legal os jogos da Liga Portuguesa são considerados eventos de interesse público logo todos os operadores terão a possibilidade de fornecerem nos seus pacotes os canais onde os jogos passam. Não há nenhum tipo de exclusividade neste sentido.

Qualquer outra dúvida é só colocarem na barra de comentários que dentro da minha capacidade e conhecimento tentarei esclarecer.

14 comentários:

  1. "publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade". O que é que inclui esta vertente? O naming das bancadas e estádio está fora deste conceito? Muito obrigado pela informação detalhada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A publicidade estática e virtual julgo que seja relacionada com os paineis publicitários nas bancadas e nos ecrans. Quanto ao naming do estádio não esta incluído e julgo que o mesmo aconteça com o naming das bancadas.São pormenores contratuais que só com o tempo iremos conhecer mas julgo que sejam só as publicidades nas bancadas e nos ecrans. De qualquer forma vou tentar saber mais sobre isso. Qualquer novidade coloco no blog.

      Eliminar
    2. Segundo li o naming do estádio só pode ser negociado depois de autorizado em AG

      Eliminar
    3. Essa informação não é completamente correta. Eu explico:

      Nos estatutos do Sporting (Clube) está a indicação de que o campo de jogos do Sporting tem de ser designado de José Alvalade em homenagem ao seu fundador. A questão é que o estádio já não é do clube é da SAD. De qualquer forma esta Direcção do Sporting tem por habito pedir todas as autorização aos associados do clube mesmo quando estes não tem a obrigatoriedade de serem chamados, por isso não tenho dúvidas que assim acontecerá caso haja no futuro um eventual negócio para o naming do estádio.

      Eliminar
  2. O Sporting ainda pode vender a publicidade do pavilhão joão rocha e o naming da academia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. Pode vender inclusivamente o naming do Estádio que não entrou neste negócio com a NOS.

      Eliminar
  3. Boa tarde o que ganhou o pttv em renegociar o acordo?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como a PPTV tb é detida em parte pela NOS provavelmente foi uma das condições para haver negócio à partir de 2018.

      Eliminar
    2. Como a PPTV tb é detida em parte pela NOS provavelmente foi uma das condições para haver negócio à partir de 2018.

      Eliminar
  4. Boa tarde e parabéns pelo excelente blog.

    Tenho uma duvida relativamente ao patrocinador principal.
    Patrocinador principal é garantido que é o patrocínio na parte da frente das camisolas? A super bock não tem esse estatuto também de patrocinador principal? E se for de facto o patrocínio nas camisolas, estará também a formação e a equipa B incluídas? E não considera demasiado a venda por 12 épocas? Sinceramente é o único ponto do contrato que me deixa de pé atrás, mas continuo com duvidas se é de facto para as camisolas, o comunicado do FCP nesse aspecto referiu com todas as letras que eram 7,5 anos patrocínio nas camisolas, nós não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A designação de Main Sponsor é normalmente atribuída aos patrocinadores que tem presença na camisola. Nesse sentido, a SUPER BOCK é Main Sponsor tal como a NOS o será a partir de Janeiro. http://www.sporting.pt/en/sponsors

      O comunicado não é claro mas não tenho grandes dúvidas que na camisola da equipa B estará o patrocínio da ZON assim como está o da SUPER BOCK.

      O patrocino é para as camisolas e são mesmo as 12 épocas e meia. Quanto aos meritos e demeritos do negocio não me pronuncio para já. Quero analisar todos os pontos com calma e depois farei um post com a minha opiniao

      Eliminar
  5. Boa noite!
    Peço desculpa mas está a fãzer confusão com esse parcelamento do negócio com a ipptv,veja o que diz o relatório e contas,
    ...as contrapartidas financeiras relativas ao ponto 1 e o aditamento relativamente ao ponto 2 perfaz os 515 milhões.. O aditamento é de 69 milhões aos quais tens de acrescentar os 45 milhões acordados antes e não subtrair um pelo outro como estas a fazer, se não teria de ser dito que foi feito um aditamento melhorando o contrato anterior em x... neste caso em 24 milhoes, mas não é o que diz, ao dizer um aditamento de 69 milhões não falando n valor antes acordado é porque esse valor não se altera... ao fim de isto tudo na prática o Sporting vendeu este pacote todo por 515 milhões e continua a receber os 45 milhões já acordados, foi preciso recorrer esta alternativa para não comprometer a nos com o benfica com um valor muito mais alto.

    Luís Sotto-Mayor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O aditamento ao contrato com a PPTV é uma mera actualização do montante a receber pelo Sporting. Passamos a receber 69 Milhões quando anteriormente estava contratualizado 45 Milhões.Não se somam estes valores.

      Este tipo de acordo não é novo. Na renegociação dos direitos televisivos em 2010 por José Eduardo Bettencourt o procedimento foi o mesmo. O Sporting não esperou pelo fim do contrato para o renegociar. Renegociou antes do termino e efectuou uma actualização contratual.

      Eliminar
  6. Agora que revejo as fotos. Têm os dois cara de safadinhos.

    ResponderEliminar