quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Sporting de Jorge Jesus tem o melhor arranque de Liga desde que as vitórias valem 3 pontos

Numa altura em que ultrapassamos o primeiro terço da Liga podemos fazer uma primeira análise ao que tem sido o campeonato do Sporting. No meio de tanta propaganda e publicidade paga na comunicação social portuguesa, convêm de vez em quando mudar o foco do acessório para o que é essencial e factual.

- Desde 1995/1996, época em que a vitória passou a valer 3 pontos o Sporting só por duas vezes conseguiu chegar à 12ª Jornada na liderança do campeonato. Em 2013/2014 Leonardo Jardim conseguiu 29 pontos liderando a prova isolado e esta época Jorge Jesus conseguiu adicionar à liderança isolada uma pontuação record de 32 pontos. Como curiosidade fica o facto de ambos serem treinadores da era "Bruno de Carvalho".


- O pior registo é o da "troika" Sá Pinto/Oceano/Vercauteren que há 3 anos estava a 20 pontos da liderança.


- A média de pontos relativa aos líderes nesta jornada é de 29,5 pontos. O Sporting só por uma vez conseguiu estar acima da média (esta temporada). Benfica conseguiu por 3 vezes (todas com Jorge Jesus). Porto consegue em 10 ocasiões.

- O Porto é a equipa que mais vezes conseguiu chegar à 12ª jornada na liderança da Liga (14 vezes). O Benfica conta com 6 vezes (4 com Jorge Jesus), o Sporting conta com 2 vezes e o Boavista e Braga com 1 vez.


- Relativamente aos treinadores leoninos Jorge Jesus é o recordista de pontos seguido por Leonardo Jardim.

- A diferença entre Marco Silva e Jorge Jesus é substancial. São 9 pontos a menos quando comparado com técnico atual. 




- Jorge Jesus consegue mais uma vez igualar o record de pontos conquistado à 12ª jornada. Como curiosidade, todos os lideres isolados à 12ª jornada com este máximo de pontuação foram campeões.


Jorge Jesus consegue na primeira época no Sporting igualar o numero máximo de pontos à 12ª jornada que  em 6 anos no Benfica conseguiu apenas por uma vez.

Para que não restem dúvidas do fantástico inicio de Liga que o Sporting tem feito e das enormes diferenças entre o passado e o presente do Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário